DASARTES 138 /

ERWIN WURM

O CORPO DE TRABALHO DO ARTISTA ERWIN WURM PERTURBA AS PERCEPÇÕES DO FAMILIAR E DO SENSÍVEL. EM UM PROCESSO REPLETO DE HUMOR E EXPERIMENTAÇÃO, ELE FREQUENTEMENTE REIMAGINA OBJETOS COMUNS, CONFERINDO-LHES CARACTERÍSTICAS HUMANAS

Big Mutter, 2015. Courtesy Studio Erwin Wurm and Thaddaeus Ropac Gallery. Photo © Jonty Wilde, courtesy YSP.

A certa altura, percebi que tudo o que me rodeia pode ser material para um trabalho artístico, absolutamente tudo. Para começar, como não tinha dinheiro e trabalhava com relativa rapidez, usei restos de madeira e latas. Depois usei roupas velhas, que não custavam nada, antes de finalmente perceber que poderia usar qualquer coisa ao meu redor. Esse foi o passo decisivo, pois então tudo era possível.” (Erwin Wurm)

Erwin Wurm (1954) é um dos artistas mais proeminentes da Áustria, bastante conhecido pela sua exposição no Pavilhão Austríaco na Bienal de Veneza de 2017. Ao longo de três décadas, desafiou as regras da escultura, as limitações do corpo humano e sua relação com os espaços que habitamos. Wurm pondera o que é a escultura e o que pode ser, ampliando seus limites e questionando o valor e a importância que atribuímos aos objetos do cotidiano. Ele é, ao mesmo tempo, lúdico e político, usando cenários ridículos para criar trabalhos que abordam como nos adaptamos às demandas da sociedade e como a escultura pode derrubar crenças culturais.

Apresentando-nos a essa contemplação filosófica de Wurm, o título da nova exposição Armadilha da verdade, no YSP (Yorkshire Sculpture Park) – a primeira mostra em museu do Reino Unido – se refere ao pensamento do influente filósofo francês do século 17, René Descartes, que se propôs a interrogar a subjetividade da verdade. Esse questionamento da realidade está imortalizado na frase: “Penso, logo existo”.

Big Kastenmann, 2012; Big Disobendience, 2016.
Courtesy Studio Erwin Wurm and Thaddaeus
Ropac Gallery. Photo © Jonty Wilde, courtesy YSP.

Ao ar livre, 19 esculturas ocuparão a paisagem patrimonial do YSP, incluindo obras novas e inéditas. Três esculturas da série Wurm’s bags exploram a cultura de consumo e objetos de status. Entre elas, está a Big step (2021), em azul pastel, com cinco metros de altura, que é uma bolsa de alta costura personificada, com pernas longas e elegantes e botas da moda. Dance (2021) e Trip (2021) – pasta e mala, respectivamente – completam a série, com suas pernas longas e dinâmicas dando uma sensação de vida humana na paisagem.

Big Kastenmann (2012), que se traduz como “homem da caixa grande”, tem cinco metros de altura, com uma grande caixa no torso e vestindo um paletó formal rosa e cinza. Esse foi o primeiro projeto de arte pública em grande escala de Wurm, exibido fora do The Standard Hotel, na cidade de Nova York, em 2012. Balzac (2023), outra escultura de bronze de 3,2 metros de altura, será mostrada pela primeira vez – a majestosa forma humana criada por camadas elaboradas de vestes que lembram estátuas clássicas antigas e fazem referência à escultura de Rodin, de mesmo nome.

Baseando-se na identidade histórica e cultural de seu país, Wurm interpreta alimentos populares austríacos, o mais icônico deles é o maxixe, ou pepino em conserva, pelo qual tem um fascínio de longa data. É apresentado aqui com o bronze de quatro metros de altura Der Gurk (2016), enquanto outros três gigantes da série Abstract Sculptures (2014-18) são salsichas de bronze antropomorfizadas que fazem referência à salsicha do cachorro quente, que, em alemão e inglês, se chama wiener ou Viena, capital da Áustria. Ambos os alimentos se prestam à monumentalização como escultura e propõem leituras contemporâneas de totens, dorsos, obeliscos e outras formas escultóricas antigas.

Installation view of Trap of the Truth at Yorkshire Sculpture Park, 2023. Courtesy Studio Erwin Wurm and
Thaddaeus Ropac Gallery. Photo © Jonty Wilde, courtesy YSP.

Vista da exposição de Erwin Wurm no Centro Cultural Bando do Brasil São Paulo, 2017.
Foto: Carol Quintanilha.

A escultura de Erwin Wurm é uma profusão de expressão e cor contra a paisagem verde do YSP e suas galerias. Seus poderes imaginativos são ilimitados e os visitantes podem se sentir inspirados, energizados, confusos e divertidos com esculturas que retratam objetos familiares, mas de uma forma totalmente inesperada. As bolsas de alta costura têm pernas e braços longos que garantem a elas uma atitude real; uma bolsa de água quente de quatro metros de altura se torna uma mãe grandiosa e calorosa; um caminhão de verdade se curva e sobe na parede de uma galeria; enquanto o pepino gigante parece estar orgulhoso. Wurm chama a atenção para a forma como os humanos se adaptam às exigências da sociedade, para o impacto psicológico da cultura contemporânea e para a forma como usamos a história e a tradição para estruturar nossas vidas.

Na Underground Gallery, uma seleção de mais de 50 esculturas desvenda as complexidades da prática de Wurm, ao lado de 60 obras bidimensionais que ilustram a prolífica prática de desenho do artista com caneta, giz de cera e aquarela.

A primeira obra da galeria é o Renault 25 (1991), um carro Renault 25 adaptado em tamanho real que foi inclinado, como se estivesse distorcido pelas curvas em alta velocidade. Essa referência à animação, à ilustração de histórias em quadrinhos e à cultura popular prepara o cenário para a tendência de Wurm ao absurdo e ao desejo de minar a conformidade.

Renault 25, 1991. Courtesy Studio Erwin Wurm and Thaddaeus Ropac Gallery.
Photo © Jonty Wilde, courtesy YSP.

Trip, 2021; Dance, 2021. Courtesy Studio Erwin Wurm and Thaddaeus Ropac Gallery. Photo © Jonty Wilde, courtesy YSP.

Na Galeria Um, obras da série Ataques e Esculturas concretas fazem referência a filósofos, psicólogos e pensadores de meados do século 19 a meados do século 20, incluindo Friedrich Nietzsche, Karl Marx e Ludwig Wittgenstein. Esses intelectuais são frequentemente homenageados por suas casas ou cabanas e Wurm dá continuidade a essa noção de celebrizar espaços de solidão, retratando seu próprio espaço de trabalho com a escultura em alumínio Eiswerk – My Studio (The Kitchen and Bedroom Hanging Down) (2005), uma obra irracional e autodepreciativa, representação de sua casa e estúdio em Limberg, Áustria.

As esculturas de concreto de 2022 pegam o que parecem ser fragmentos de estruturas demolidas, incluindo arame de ferro, madeira e pedra, e os fundem com formas de concreto moldado de casas e carros. Ataques (2022) são edifícios e carros de bronze e alumínio que foram esmagados por salsichas e bananas enormes de uma forma humorística, mas desconfortável. Um caminhão Mercedes de 5,6 metros de comprimento mostra a grande variação de escala com que Wurm trabalha, e o vermelho brilhante Truck II (2011) parece ter invertido a parede da galeria onde ele repousa, precariamente.

Wurm ganhou destaque na década de 1990 com suas Esculturas de Um Minuto – uma série contínua de trabalhos na qual o artista dá instruções escritas ou desenhadas para os participantes posarem com objetos comuns, como baldes, frutas ou cadeiras, por um tempo limitado. Ele documentou essas interações fugazes, nas quais o espectador se transforma na obra de arte, com fotografias e vídeos, cuja seleção era exibida ao lado de vários objetos.

Installation view of Trap of the Truth.

Truck II, 2011 at Yorkshire Sculpture Park, 2023.

Crash Long, 2022. Courtesy Studio Erwin Wurm and Thaddaeus Ropac Gallery. Photos
© Jonty Wilde, courtesy YSP.

Ampliando a ideia do espectador como artista, objeto de arte e participante, Ship of Fools (2017) é um trailer adaptado com a qual os visitantes podem interagir colocando suas cabeças, mãos, nádegas ou pés através de aberturas, incentivando a perturbação e a desordem no normalmente sagrado ambiente do museu.

Esculpidas em mármore, as esculturas dos Ícones imortalizam o pão, as salsichas e um grão de café – dando-lhes literalmente o status de estatuária clássica, colocando-os em um pedestal. Ao lado, estão sete esculturas de cerâmica da série Dissolution, que Wurm começou a fazer em 2018, em uma tentativa de regressar ao ato físico e direto de esculpir. Incluindo trabalhos intitulados Double Ear Head, Noser e Mud Kiss, eles incorporam partes do corpo associadas aos sentidos humanos, continuando a consideração de Wurm sobre o corpo e como vivenciamos o mundo ao nosso redor.

Balzac, 2023. Courtesy Studio Erwin Wurm and Thaddaeus Ropac Gallery. Photo © Jonty Wilde, courtesy YSP.

Desembolaembola, 1996. Foto: Edouard Fraipont. © Jarbas Lopes.

Completam a exposição seis Esculturas planas – óleo sobre tela que o artista começou a pintar em 2020. Trabalhando principalmente com escultura, Wurm traduz noções de forma e volume às telas pintadas com cores vivas, que têm letras esticadas e distorcidas soletrando seus respectivos títulos em quase formas irreconhecíveis.


ERWIN WURM: TRAP OF THE TRUTH•

YORKSHIRE SCULPTURE PARK • REINO UNIDO •
10/6/2023 A 28/4/2024

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