Tela de Rubens, roubada durante a 2ª Guerra Mundial, é apreendida após uma disputa de décadas

Uma pintura do artista flamengo Peter Paul Rubens, que desapareceu da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, foi apreendida em Moscou após uma disputa de décadas com a Rússia.

A pintura a óleo, Tarquínio e Lucrécia (1610–11), foi provavelmente adquirida pelo rei Frederico I da Prússia e pendurada em um galeria no Palácio Sanssouci em Potsdam, Alemanha, antes da guerra. Foi transferida para o Palácio de Rheinsberg em 1942 para protegê-la de danos, mas foi retirada do palácio em 1945. A pintura retrata o estupro mitológico de uma nobre romana antes de seu suicídio subsequente e é considerada uma das obras mais significativas que ainda faltam na galeria Sanssouci.

A Stiftung Preussische Schlösser und Gärten, uma fundação pública criada após a reunificação da Alemanha em 1994 que administra edifícios históricos na área, afirmou em um comunicado à imprensa que a obra foi apreendida após um pedido oficial de assistência jurídica e com diplomacia de alto nível com a Rússia.

“Este é o primeiro passo para recuperar esta obra-prima altamente importante não só para os palácios prussianos, mas também para todo o mundo da arte”, disse o diretor-geral da fundação, Hartmut Dorgerloh, num comunicado, agradecendo às autoridades russas.

A notícia veio depois que a emissora alemã Deutsche Welle informou que o Tribunal Regional de Potsdam, na Alemanha, determinou que o empresário russo Vladimir Logvinenko “não é o proprietário da pintura” em um apelo que ele fez em 2021 para que seus direitos sobre a pintura fossem reconhecidos.

O tribunal alemão disse que a disputa legal estava sujeita à lei russa, não à lei alemã, mas tomou a sua decisão observando que Logvinenko não a adquiriu através de uma transação legal ou de boa-fé, nem por herança.

Logvinenko adquiriu e restaurou a pintura em 1999. O impasse entre Logvinenko e a fundação alemã  começou em 2003, quando o Chicago Tribune informou que um russo enviou um e-mail perguntando ao SPSG se gostaria da pintura de volta. O negociante russo supostamente esperava garantir 25% do valor da pintura, estimado na época em cerca de US$ 90 milhões.

“O e-mail foi uma grande surpresa porque não tínhamos ideia de que a pintura ainda existia”, disse Dorgerloh na época. “Nossa primeira resposta foi que estávamos muito, muito interessados.”

As autoridades russas teriam confiscado a obra, mas não a entregaram aos alemães. No ano seguinte, o Guardian informou que o Gabinete do Procurador-Geral da Federação Russa decidiu que Logvinenko era o proprietário legítimo porque ele não quebrou qualquer lei russa para adquiri-lo.

Ainda não se sabe quando a pintura será repatriada para a Alemanha.

Compartilhar:
Notícias - 13/05/2024

Livro de Nise da Silveira, ganha nova edição

O Museu de Imagens do Inconsciente, a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente e a Editora Vozes lançam, …

Notícias - 13/05/2024

Teria este artista misterioso retratado o Jeans no século 17?

Uma nova exposição na Galerie Canesso irá destacar as origens contestadas do jeans, com a exibição de pinturas do século …

Notícias - 13/05/2024

Veja fotos "perdidas" de Andy Warhol e Robert Indiana

Quando morou em Nova York na década de 1960, William John Kennedy pode ter ganhado a vida como fotógrafo publicitário …

Notícias - 13/05/2024

Caso da exposição exclusiva para mulheres que gerou um processo chega à Suprema Corte

O Ladies Lounge de Kirsha Kaechele no Museu de Arte Antiga e Nova da Tasmânia, Austrália, era um refúgio exclusivo …

Notícias - 13/05/2024

Obra perdida de Lasar Segall, que fez parte da exposição "Arte Degenerada" na Alemanha, retorna ao Brasil

A pintura “Witwe” ou “Viúva”, de Lasar Segall, que fez parte da exposição “Arte Degenerada” em Munique, Alemanha, iniciativa de …

Notícias - 13/05/2024

Site de vendas falso de museu Van Gogh é descoberto e fechado

Descobriu-se que um site que afirma ser afiliado ao Museu Van Gogh, em Amsterdã, coletava informações de cartão de crédito …

Notícias - 09/05/2024

Caravaggio original, antes atribuído a outro pintor, foi quase vendido por um valor surpreendente

Uma pintura de Caravaggio anteriormente atribuída incorretamente será exibida em uma exposição no Museu do Prado, em Madrid, onde será …

Notícias - 09/05/2024

Relógio de ouro que sobreviveu ao Titanic é vendido por valor de recorde mundial

O relógio de ouro usado pelo passageiro mais rico do Titanic, John Jacob Astor, estabeleceu um recorde de leilão como …

Notícias - 09/05/2024

Converse abre inscrições para iniciativa global que fomenta jovens criativos

Um dos pilares essenciais da identidade e das ações da Converse é o compromisso com o desenvolvimento da criatividade como …

Notícias - 09/05/2024

Famosa pintura de vulva de Courbet é marcada com “MeToo”

Duas mulheres etiquetaram a frase “MeToo” no vidro protetor que cobre a pintura “A Origem do Mundo” (1866), de Gustave …

Notícias - 09/05/2024

Saiba como estão os acervos culturais de Porto Alegre em enchente histórica

A maior enchente da história de Porto Alegre deixou um rastro de destruição na cidade e atingiu diversas instituições culturais …

Notícias - 09/05/2024

Manifestantes que jogaram sopa na Mona Lisa invadiram Versalhes

Ativistas climáticos do grupo francês Riposte Alimentaire (Contra-ataque Alimentar) organizaram um protesto no famoso Salão dos Espelhos, no palácio francês …