Teria este artista misterioso retratado o Jeans no século 17?

Mestre do Jeans, "Uma Mulher Costurando com Dois Filhos" (c. século XVII).

Uma nova exposição na Galerie Canesso irá destacar as origens contestadas do jeans, com a exibição de pinturas do século XVII que parecem retratar o tecido. Levi Strauss é frequentemente creditado por ter criado o produto básico da indumentária na Califórnia, há 150 anos, embora França e Itália tenham feito as suas próprias reivindicações. Mas 10 primeiras obras de arte com jeans complicam a narrativa.

Em 2004, a curadora Gerlinde Gruber reatribuiu essas obras a um artista desconhecido apelidado de Mestre do Jeans Azul. Em 2010, o negociante italiano Maurizio Canesso comprou todas as obras do misterioso pintor. Duas aparecerão na mostra do 30º aniversário de sua galeria, que acontecerá em Paris (16 de maio a 23 de junho) e Milão (23 de maio a 23 de junho), mas apenas uma delas, Mulher costurando com dois filhos, estará à venda.

A Woman Begging with Two Children, século 17

Desde a última exposição da Galerie Canesso, em 2010, que apresentou a obra conhecida do Mestre do Jeans Azul, o marchand localizou mais um exemplar, que comprou em Buenos Aires.

As 10 pinturas originais do Mestre sempre foram atribuídas ao norte da Itália durante o século XVII, mas foram anteriormente atribuídas a Michael Sweerts, Diego Velásquez e Georges de Latour. Embora sejam todas cenas do gênero inicial centradas nas pessoas mais pobres da sociedade, a maioria apresenta flashes de jeans prototípicos feitos de tecido azul e linha branca.

“As pessoas ainda não conhecem muito bem a verdadeira história do jeans, pois o confundem com o material da Levi Strauss”, disse Canesso. “É preciso distinguir entre os tipos de jeans: os que vêm de Gênova e os que vêm da cidade francesa de Nîmes”. Os exemplares italianos eram tecidos com pontos perpendiculares, enquanto os franceses eram tecidos em padrões chevron.

“O incrível é que até o século XI ninguém podia usar tecido azul porque não sabia como fazer a cor azul aderir ao tecido”, continuou Canesso. “Só no ano 1000 é que isso começou a acontecer com o uso de folhas de pastel, e com um custo muito elevado. A genialidade dos genoveses foi encontrar a pedra índigo na Índia e torná-la um processo industrial e, portanto, de baixo custo.”

Os historiadores já conheciam as obras do Mestre do Jeans Azul décadas antes da reidentificação de Gruber. O arquiteto belga Paul Eeckhout escreveu sobre as 10 pinturas na década de 1960. Eles também apareceram em uma exposição de artistas lombardos e venezianos em Grenoble, em 1998. Gerlinde reatribuiu as obras com base no fascínio pelo tecido, bem como no reaparecimento de figuras como o jovem protagonista de Beggar Boy.

A pintura de gênero floresceu no século seguinte, mas essas obras se destacam. “O Mestre do Jeans Azul é o único que pintou jeans”, escreveu Canesso. “Essas pinturas são a história de uma família: são sempre os mesmos personagens, vestindo as mesmas roupas – roupas que usavam todos os dias. E são verdadeiros tecidos jeans: quando rasga sai o fio branco.”

Essa característica é especialmente visível em Uma Mulher Costurando com Dois Filhos — outra obra do Mestre do Jeans Azul que será exposta na Galerie Canesso. Será emprestado (como a maioria das obras da mostra de aniversário) do colecionador para quem Canesso o vendeu originalmente.

Compartilhar:
Notícias - 17/05/2024

Belém recebe o histórico e novo Centro Cultural Bienal das Amazônias

Em um momento histórico para as artes visuais, o Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), um espaço permanente de cultura …

Notícias - 16/05/2024

Artista surrealista quebra recorde em leilão

A pintura de Lenora Carrington, Les Distractions de Dagobert, de 1945, foi vendida por US$ 28,5 milhões com taxas, durante …

Notícias - 16/05/2024

Centro Georges Pompidou ganhará filial brasileira

O Centro Georges Pompidou, um dos principais museus de arte contemporânea de Paris, na França, receberá uma filial no Brasil, …

Notícias - 16/05/2024

Primeiro retrato oficial do Rei Charles provoca reações negativas pela paleta 'Vermelho Sangue'

O primeiro retrato oficial do rei Charles pintado desde sua coroação em maio passado foi inaugurado no Palácio de Buckingham.

A …

Notícias - 16/05/2024

maior festival de sexualidade na arte contemporânea do Brasil recebe 100 artistas

Um evento legitimador aos artistas contemporâneos que trabalham com sexualidade, apresentando ao público uma produção pulsante, além de proporcionar diversas …

Notícias - 16/05/2024

Ateliê parisiense de Modigliani e Gauguin ganha status de patrimônio

O estúdio parisiense onde artistas como Amedeo Modigliani e Paul Gauguin viveram e trabalharam recebeu uma designação histórica antes de …

Notícias - 16/05/2024

Exposição vai selecionar 10 artistas negros para repensar o Brasil a partir de ideias criadas por figuras históricas

Idealizada pela diretora e produtora executiva Mariana Luiza (“Redenção”), em colaboração com as professoras Ana Flávia Magalhães Pinto (História-UnB e …

Notícias - 16/05/2024

Conheça os retratos de criminosos feitos de crochê por artista e sua mãe

“Tudo começou com um desafio”, disse o artista e escritor radicado em Nova York, Paul Chan. Há dois anos, sua …

Notícias - 16/05/2024

Suspeita de ataque cibernético mantém o site da Christie's off-line durante a semana de leilões

Não é uma boa semana para uma casa de leilões sofrer uma falha tecnológica, mas é isso que a Christie’s …

Notícias - 16/05/2024

Festa da Luz agita Belo Horizonte com instalações e atividades artísticas públicas

Em apenas duas edições, a Festa da Luz tornou-se um dos eventos mais aguardados e celebrados de Belo Horizonte. Para …

Notícias - 15/05/2024

Geólogo diz descobrir onde MonaLisa estava sentada

Ela foi manchada com bolo e encharcada com ácido. Vigilantes roubaram-na e manifestantes desfiguraram-na. Ela foi atacada e cutucada, exibida …

Notícias - 15/05/2024

Conheça o tema e curadoria da exposição e baile do MET Gala

O curador Andrew Bolton tem muito que explicar sobre a nova exposição do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. …