Descobriu-se que um site que afirma ser afiliado ao Museu Van Gogh, em Amsterdã, coletava informações de cartão de crédito de pessoas que tentavam comprar ingressos para a instituição, segundo o Art Newspaper.
Cerca de 50 pessoas, o site vangoghshop.pro, ofereceu ingressos para datas que não estavam disponíveis no site oficial do museu.
O museu emitiu um aviso em seu site: “Cuidado com os golpistas, compre seus ingressos em tickets.vangoghmuseum.com”. Além disso, disse o museu, o site oficial é o único lugar onde os ingressos podem ser adquiridos. O outro site já foi encerrado.
Alguns foram atraídos para o site fraudulento devido à popularidade da atual exposição temporária do Museu Van Gogh, “ Matthew Wong l Vincent van Gogh: Pintura como último recurso, setembro”. A mostra está sendo anunciada como a primeira grande exposição de Wong na Europa e vai até 1º de setembro.
De acordo com o meio de comunicação Parool, um turista que usou o vangoghshop.pro recebeu dois ingressos pelo correio, apenas para descobrir que os ingressos eram datados de 28 de abril de 2017.
Num comunicado, o museu afirmou que “mais de metade destes indivíduos indicaram que não confiavam no site e [não deixaram] qualquer informação. Aqueles que foram realmente afetados contactaram-nos e aconselhamo-los a contactar imediatamente o seu banco e apresentar uma denúncia… Fizemos todos os esforços para alertar os visitantes.”