Última pintura de Gustav Klimt, perdida por quase 100 anos, vai a leilão em Viena

Em um retrato de 1917 de Gustav Klimt, Fräulein Lieser usa um manto azul brilhante adornado com flores laranja, amarelas e rosa contra um fundo vermelho intenso. Essa vibrante obra foi perdida por quase um século, período durante o qual a pintura era conhecida apenas por uma fotografia em preto e branco.

O paradeiro do retrato é um mistério desde 1925, quando foi tirada a única foto que registra sua existência. Um século depois, ele ressurgiu e será leiloado no Im Kinsky, em Viena, com uma estimativa robusta de 30 a 50 milhões de euros (32,5 milhões a 55 milhões de dólares).

Pintado nos últimos anos da vida de Klimt, a identidade no retrato tem sido motivo de algum debate, mas sabe-se que ela foi membro da família Lieser, de ricos industriais judeus de classe alta. A obra parece ter sido iniciada em maio de 1917 e foi encontrada ainda parcialmente inacabada no estúdio de Klimt quando ele morreu . Foi então entregue à família Lieser.

“Está incrivelmente bem preservada, em condições originais quase imaculadas”, disse a chefe de arte moderna da casa, Claudia Mörth-Gasser.

A fotografia da pintura de 1925, que pertence à Biblioteca Nacional Austríaca, indica que a pintura ainda estava na posse da família Lieser. Sabe-se agora que a família do expedidor da obra a adquiriu legalmente na década de 1960, mas há uma lacuna significativa em sua proveniência. Os movimentos e as circunstâncias em que mudou de mãos entre 1925 e 1960 são completamente desconhecidos.

Não foram encontradas evidências de que a obra tenha sido saqueada ou confiscada ilegalmente sob o domínio nazista, de acordo com o especialista em direito da arte Ernst Ploil, que pesquisou o passado da pintura.

O estilo Art Nouveau distinto de Klimt veio definir a vanguarda austríaca do fim do século, e algumas de suas obras mais conhecidas são retratos de temas femininos. Seu recorde atual de leilão de US$ 109 milhões foi alcançado em junho de 2023 na Sotheby’s de Londres pela pintura Lady with a Fan, do mesmo ano (1917–18). Em 2006, seu Retrato de Adele Bloch-Bauer II (1912) foi vendido por US$ 88 milhões na Christie’s de Nova York, de acordo com o banco de dados de preços da Artnet .

Im Kinsky é a segunda maior casa de leilões da Áustria. Num comunicado de imprensa, a casa afirmou ter sido escolhida pelo expedidor em vez de casas importantes como Sotheby’s ou Christie’s devido à “sua competência internacional em lidar com os chamados ‘casos de arte saqueados’, ou seja, com obras que foram confiscadas durante a era nazista”.

Antes de Retrato para Fräulein Lieser chegar ao leilão como parte da Venda Gustav Klimt em 24 de abril de 2024, ele viajará para Suíça, Alemanha, Reino Unido e Hong Kong.

Compartilhar:
Notícias - 13/05/2024

Livro de Nise da Silveira, ganha nova edição

O Museu de Imagens do Inconsciente, a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente e a Editora Vozes lançam, …

Notícias - 13/05/2024

Teria este artista misterioso retratado o Jeans no século 17?

Uma nova exposição na Galerie Canesso irá destacar as origens contestadas do jeans, com a exibição de pinturas do século …

Notícias - 13/05/2024

Veja fotos "perdidas" de Andy Warhol e Robert Indiana

Quando morou em Nova York na década de 1960, William John Kennedy pode ter ganhado a vida como fotógrafo publicitário …

Notícias - 13/05/2024

Caso da exposição exclusiva para mulheres que gerou um processo chega à Suprema Corte

O Ladies Lounge de Kirsha Kaechele no Museu de Arte Antiga e Nova da Tasmânia, Austrália, era um refúgio exclusivo …

Notícias - 13/05/2024

Obra perdida de Lasar Segall, que fez parte da exposição "Arte Degenerada" na Alemanha, retorna ao Brasil

A pintura “Witwe” ou “Viúva”, de Lasar Segall, que fez parte da exposição “Arte Degenerada” em Munique, Alemanha, iniciativa de …

Notícias - 13/05/2024

Site de vendas falso de museu Van Gogh é descoberto e fechado

Descobriu-se que um site que afirma ser afiliado ao Museu Van Gogh, em Amsterdã, coletava informações de cartão de crédito …

Notícias - 09/05/2024

Caravaggio original, antes atribuído a outro pintor, foi quase vendido por um valor surpreendente

Uma pintura de Caravaggio anteriormente atribuída incorretamente será exibida em uma exposição no Museu do Prado, em Madrid, onde será …

Notícias - 09/05/2024

Relógio de ouro que sobreviveu ao Titanic é vendido por valor de recorde mundial

O relógio de ouro usado pelo passageiro mais rico do Titanic, John Jacob Astor, estabeleceu um recorde de leilão como …

Notícias - 09/05/2024

Converse abre inscrições para iniciativa global que fomenta jovens criativos

Um dos pilares essenciais da identidade e das ações da Converse é o compromisso com o desenvolvimento da criatividade como …

Notícias - 09/05/2024

Famosa pintura de vulva de Courbet é marcada com “MeToo”

Duas mulheres etiquetaram a frase “MeToo” no vidro protetor que cobre a pintura “A Origem do Mundo” (1866), de Gustave …

Notícias - 09/05/2024

Saiba como estão os acervos culturais de Porto Alegre em enchente histórica

A maior enchente da história de Porto Alegre deixou um rastro de destruição na cidade e atingiu diversas instituições culturais …

Notícias - 09/05/2024

Manifestantes que jogaram sopa na Mona Lisa invadiram Versalhes

Ativistas climáticos do grupo francês Riposte Alimentaire (Contra-ataque Alimentar) organizaram um protesto no famoso Salão dos Espelhos, no palácio francês …