De acordo com um relatório publicado no início deste mês pela NFTevening, o mercado de NFTs está em uma queda tão dramática desde 2023 que 95% deles são considerados “mortos”, com o proprietário médio de NFT sofrendo uma perda de 44,5% em seu investimento.
Ainda segundo o NFTevening, a pesquisa foi conduzida examinando mais de 5.000 coleções de NFT e 5 milhões de transações do NFTScan, a infraestrutura de dados NFT que fornece serviços de dados para desenvolvedores Web3.
Os critérios para determinar as taxas de mortalidade de NFT incluíam atividade no Twitter, volume de negociação e taxa de vendas de sete dias. Um volume de negociação igual a zero, sem atividade nas mídias sociais e menos de 20 vendas em sete dias, significa que aquele token em particular está pronto para a morte.
Ao considerar a data de registro de domínio de um NFT e a última vez que ele foi mencionado no Twitter, o estudo concluiu que a vida útil média de um NFT é de cerca de 1,14 anos, 2,5 vezes menos do que a vida útil média de projetos criptográficos mais tradicionais. “Essa curta vida útil reflete a natureza especulativa intensa dos NFTs, onde as rápidas flutuações de preço e a novidade dos ativos digitais falham em sustentar o valor a longo prazo”, disse o relatório.
A coleção NFT mais lucrativa no momento, de acordo com o relatório, é a coleção Azuki, cujos detentores tiveram um lucro de 2,3 vezes seu investimento. Na outra ponta do espectro, os colecionadores que compraram a coleção Pudgy Penguins tiveram uma perda estonteante de 97%.
“Os dados pintam um quadro claro: o mercado de NFTs, anteriormente elogiado como o futuro da propriedade e investimento digital, está encontrando dificuldades significativas”, conclui o relatório. “A alta taxa de não lucratividade entre os detentores, o forte contraste entre coleções bem-sucedidas e fracassadas e a curta vida útil dos NFTs sugerem que o mercado pode não ser a galinha dos ovos de ouro que muitos esperavam.”