Você sabia?
Está cientificamente provado que a arte pode ter efeitos positivos em nosso humor e pode ajudar a melhorar nossa saúde mental. Mas o que há na arte que lhe dá o poder de nos ajudar tanto? Veja abaixo 5 motivos:
1. Criatividade na vida cotidiana
Seja criando obras de arte fisicamente, organizando seu próprio feed do Instagram para ficar perfeito ou apenas apreciando um anúncio que chamou sua atenção, há criatividade em todos os aspectos da vida cotidiana.
Edward Hopper, um artista americano que trabalhou na primeira metade do século 20, capturou cenas da vida cotidiana em suas pinturas. Por exemplo, em Automat, uma mulher senta-se sozinha e bebe uma xícara de café. No fundo, o brilho das luzes de dentro do edifício é refletido contra o céu escuro da noite.
Hopper criou uma pintura envolvente a partir de uma cena da vida normal. Ela também demonstra o lado investigativo de olhar para uma pintura. Nós nos perguntamos, quem é essa senhora? Por que ela está sentada ali? No que ela está pensando? No processo, esquecemos nossos próprios problemas e substituímos nossos pensamentos pela contemplação.
2. O efeito transformador da arte
Durante esse processo de olhar verdadeiramente para a arte, somos transformados e levados para outro lugar, um lugar fora da realidade. Somos consumidos pela narrativa. Por exemplo, a ação dramática na obra-prima renascentista O Nascimento de Vênus domina nossas mentes.
Essa experiência mentalmente transformadora tem um impacto físico em nosso bem-estar. A experiência de olhar pode ser interativa, sensorial, cognitiva, emocional ou até mesmo espiritual. Estudos mostram que essa experiência repetida pode ter uma mudança de longo prazo em nossos circuitos cerebrais.
3. Saúde Mental e Arteterapia
Não é nenhuma surpresa, então, que a arteterapia tenha se tornado uma forma de psicoterapia frequentemente usada para encorajar a expressão e a comunicação. Destinado a pessoas que lutam com problemas emocionais, comportamentais ou de saúde mental, o processo de criação de arte ajuda a processar sentimentos, ao mesmo tempo em que reduz o estresse e a ansiedade. Também ajuda a aumentar a autoestima.
Qualquer um pode ser criativo e é por isso que criar arte é algo em que todos podem se envolver. Seja o processo de desenhar todos os dias ou trabalhar para terminar uma pintura, isso o afasta de quaisquer preocupações ou estresse diários que você possa sentir.
4. A pintura como forma de expressão
Talvez a técnica de pintura mais expressiva que vem à mente seja a de Jackson Pollock, o famoso pioneiro do Expressionismo Abstrato. Chamada de “action painting”, Pollock usava toda a força do seu corpo para jogar tinta em telas enormes.
A técnica de Pollock apresenta a fisicalidade de fazer arte e o efeito em seu bem-estar mental. O artista lutou contra o alcoolismo ao longo de sua vida e se voltou para a pintura como uma forma de escapismo. Isso também demonstra que a arte não precisa ser um processo meticuloso e demorado e pode ser muito agradável.
5. Atenção plena ao visitar um museu
Por fim, visitar um museu e ficar diante de uma bela pintura nos transporta para outro mundo. A atmosfera calma e tranquila tem a capacidade de relaxar sua mente assim que você entra.
É o efeito transformador de criar e olhar para a arte que tem um efeito enorme em nossa saúde mental. Ele fornece uma distração da vida diária e tratamento para condições mais sérias também, devido ao uso da Arteterapia. Mais importante, a arte é para todos e há um elemento de criatividade em tudo o que fazemos. Fonte: DailyArt.