O Museu de Arte do Rio lançou na segunda-feira (08), o edital da quinta edição do projeto Percursos Formativos, um programa idealizado e desenvolvido pela Escola do Olhar, pólo de pensamento e de formação permanente voltado para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. O Percursos Formativos é um projeto que tem como objetivo promover uma experiência única de formação e inserção profissional e pessoal de jovens periféricos na arte e na cultura.
O projeto terá seis meses de duração e vai contemplar 10 jovens com idade de 16 a 21 anos, e que sejam moradores da Zona Portuária do Rio de Janeiro – Caju, Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Morro da Providência, Pinto e Conceição. A escolha dessas áreas justifica-se pensando o MAR como um local emblemático para promoção cultural e desenvolvimento social, e partindo da noção de territorialidade como entrelaçamento entre território e identidade, através da construção do pertencimento como ponte entre o lugar e suas práticas cotidianas e culturais. Por isso, oferecer o projeto Percursos Formativos para os jovens desta região visa, sobretudo, conectá-los ao Museu, como pertencentes e construtores da arte e cultura que se promove neste território.
O formato do Projeto é composto por 9 (nove) percursos formativos, no sentido literal de percorrer as diversas áreas e processos de um museu e suas competências como: pesquisa e curadoria, práticas artísticas, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração. Além da introdução, um dos percursos também será em parceria com a Co.liga, com cursos auto instrucionais, disponíveis em plataforma digital. Amparados por aulas, oficinas, mentorias, palestras, visitas, mão-na-massa, e outras experiências, os 10 alunos que forem selecionados para a edição de 2023 do Percursos Formativos vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) ao longo dos seis meses de duração do projeto.
É importante que os candidatos sejam atualmente estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Será necessária a apresentação de histórico escolar oficial no momento do cadastro do participante selecionado. Junto ao formulário de inscrição os candidatos precisam enviar um vídeo de apresentação.
A Escola do Olhar tem por objetivo com o projeto Percursos Formativos oferecer qualificação e aperfeiçoamento aos jovens em situação de vulnerabilidade econômica. “O Percursos Formativos, como todos os projetos realizados pela Escola do Olhar, passam por um processo constante de criticidade e de avaliação. Isso tudo para avançarmos num projeto de melhor impacto e na escuta de nossos públicos. Pensando nisso, esse ano o projeto contará também com a presença de outras instituições parceiras da Escola do Olhar que trabalham dentro dos campos da arte, cultura e educação. A partir dessa inserção no projeto, buscaremos alargar as possibilidades de repertório e de redes dos jovens da Zona Portuária em diálogo com a cadeia produtiva das áreas trabalhadas no museu” afirma Patrícia Dias, Gerente de Educação e da Escola do Olhar.
O Museu de Arte do Rio através da Escola do Olhar tem por objetivo oferecer às suas atividades baseadas na mediação cultural para um público amplo. “No ano em que o MAR comemora dez anos, ações como Percursos Formativos reforçam o nosso compromisso de contribuir para a formação e inserção profissional das juventudes nas áreas de arte e cultura, promovendo inclusão e fortalecendo nossa identidade de um museu que é uma escola e uma escola que é um museu”, afirma Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, que faz a gestão do Museu.
Escola digital Co.liga
Desde novembro de 2021, jovens de todo o Brasil contam com a co.liga, escola virtual de economia criativa com diversos cursos gratuitos online e oportunidades de trabalho. Atualmente, são 38 cursos nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais que dialogam com outros segmentos da Economia Criativa.
A escola reúne mais de 25 mil alunos matriculados, já tendo emitido mais de 6 mil certificados. Ela está presente em 26 Estados, no Distrito Federal e em sete países (Espanha, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e EUA). A co.liga conta ainda com 16 laboratórios distribuídos pelo Brasil, em parceria com organizações locais. A iniciativa é resultado de uma parceria da Fundação Roberto Marinho com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e já se consolidou como um canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E.
O Museu de Arte do Rio
Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura que contou com a parceria da Fundação Roberto Marinho para a sua concepção, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.
O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.
O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.
O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.
O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mais informações em www.museudeartedorio.org.br