Museu de Arte do Rio lança edital para jovens entre 16 e 21 anos

O Museu de Arte do Rio lançou na segunda-feira (08), o edital da quinta edição do projeto Percursos Formativos, um programa idealizado e desenvolvido pela Escola do Olhar, pólo de pensamento e de formação permanente voltado para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. O Percursos Formativos é um projeto que tem como objetivo promover uma experiência única de formação e inserção profissional e pessoal de jovens periféricos na arte e na cultura.

O projeto terá seis meses de duração e vai contemplar 10 jovens com idade de 16 a 21 anos, e que sejam moradores da Zona Portuária do Rio de Janeiro – Caju, Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Morro da Providência, Pinto e Conceição. A escolha dessas áreas justifica-se pensando o MAR como um local emblemático para promoção cultural e desenvolvimento social, e partindo da noção de territorialidade como entrelaçamento entre território e identidade, através da construção do pertencimento como ponte entre o lugar e suas práticas cotidianas e culturais. Por isso, oferecer o projeto Percursos Formativos para os jovens desta região visa, sobretudo, conectá-los ao Museu, como pertencentes e construtores da arte e cultura que se promove neste território.

O formato do Projeto é composto por 9 (nove) percursos formativos, no sentido literal de percorrer as diversas áreas e processos de um museu e suas competências como: pesquisa e curadoria, práticas artísticas, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração. Além da introdução, um dos percursos também será em parceria com a Co.liga, com cursos auto instrucionais, disponíveis em plataforma digital. Amparados por aulas, oficinas, mentorias, palestras, visitas, mão-na-massa, e outras experiências, os 10 alunos que forem selecionados para a edição de 2023 do Percursos Formativos vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) ao longo dos seis meses de duração do projeto.

É importante que os candidatos sejam atualmente estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Será necessária a apresentação de histórico escolar oficial no momento do cadastro do participante selecionado. Junto ao formulário de inscrição os candidatos precisam enviar um vídeo de apresentação.

A Escola do Olhar tem por objetivo com o projeto Percursos Formativos oferecer qualificação e aperfeiçoamento aos jovens em situação de vulnerabilidade econômica. “O Percursos Formativos, como todos os projetos realizados pela Escola do Olhar, passam por um processo constante de criticidade e de avaliação. Isso tudo para avançarmos num projeto de melhor impacto e na escuta de nossos públicos. Pensando nisso, esse ano o projeto contará também com a presença de outras instituições parceiras da Escola do Olhar que trabalham dentro dos campos da arte, cultura e educação. A partir dessa inserção no projeto, buscaremos alargar as possibilidades de repertório e de redes dos jovens da Zona Portuária em diálogo com a cadeia produtiva das áreas trabalhadas no museu” afirma Patrícia Dias, Gerente de Educação e da Escola do Olhar.

O Museu de Arte do Rio através da Escola do Olhar tem por objetivo oferecer às suas atividades baseadas na mediação cultural para um público amplo. “No ano em que o MAR comemora dez anos, ações como Percursos Formativos reforçam o nosso compromisso de contribuir para a formação e inserção profissional das juventudes nas áreas de arte e cultura, promovendo inclusão e fortalecendo nossa identidade de um museu que é uma escola e uma escola que é um museu”, afirma Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, que faz a gestão do Museu.

Escola digital Co.liga

Desde novembro de 2021, jovens de todo o Brasil contam com a co.liga, escola virtual de economia criativa com diversos cursos gratuitos online e oportunidades de trabalho. Atualmente, são 38 cursos nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais que dialogam com outros segmentos da Economia Criativa.

A escola reúne mais de 25 mil alunos matriculados, já tendo emitido mais de 6 mil certificados. Ela está presente em 26 Estados, no Distrito Federal e em sete países (Espanha, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e EUA). A co.liga conta ainda com 16 laboratórios distribuídos pelo Brasil, em parceria com organizações locais. A iniciativa é resultado de uma parceria da Fundação Roberto Marinho com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e já se consolidou como um canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura que contou com a parceria da Fundação Roberto Marinho para a sua concepção, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Compartilhar:
Notícias - 04/07/2024

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu desaparecimento — e 2.000 anos …

Notícias - 04/07/2024

Banksy faz performance sobre imigrantes em festival e é duramente criticado

O secretário do Interior britânico, James Cleverly, classificou a obra de arte do barco de migrantes de Banksy como “vil”, …

Notícias - 04/07/2024

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona Lisa está sendo realocada para …

Notícias - 04/07/2024

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro “Harry Potter” quebrou um recorde …

Notícias - 03/07/2024

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris receberam uma pintura de um …

Notícias - 03/07/2024

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada histórica que remonta a milênios. …

Notícias - 03/07/2024

exposição traz fotografias de José Hamilton Ribeiro na Guerra do Vietnã

No dia 10 de julho, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São …

Notícias - 03/07/2024

Top 10 lotes mais caros vendidos em leilão no mês maio de 2024

A lista das 10 obras de arte mais caras vendidas em leilão em maio ficou completa em meados do mês, …

Notícias - 03/07/2024

Conheça viral do tik tok onde alunos de arte tem seus portfolios avaliados pelos público

Milhares de estudantes do ensino médio nos Estados Unidos enviaram seus portfólios de cursos de Arte e Design de Colocação …

Notícias - 02/07/2024

Artista esmaga carro de Elon Musk com uma escultura de pedra

O escultor Chavis Mármol deixou cair uma réplica de nove toneladas de uma cabeça olmeca no teto de um Tesla …

Notícias - 02/07/2024

Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024 finalistas

O Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024 acaba de divulgar as três finalistas da edição comemorativa de 10 anos: Camila …

Notícias - 02/07/2024

Colecionador abre museu voltado a artistas mulheres na Europa

O melhor de ter o seu próprio museu é “andar por ele sem que ninguém saiba quem você é, ouvindo …