Milhares de estudantes do ensino médio nos Estados Unidos enviaram seus portfólios de cursos de Arte e Design de Colocação Avançada (AP) ao College Board para avaliação. Mas o que costumava ser uma experiência muito estressante e um tanto privada entre alunos, professores e avaliadores do College Board se tornou uma tendência comemorativa do TikTok, à medida que alunos do ensino médio começaram a compartilhar seu ano de trabalho árduo com o público.
Os cursos AP de Arte e Design variam de desenho, mídia 2-D e mídia 3-D, e os portfólios são compostos por uma “Investigação Sustentada”, na qual os alunos produzem uma série de 15 obras de arte relacionadas a um tópico específico de sua escolha, complementado por cinco trabalhos selecionados que iluminam suas habilidades técnicas. Os portfólios são classificados em uma escala de um a cinco e podem contar para créditos universitários – mas não há nada como a opinião pública para testar as habilidades de alguém.
Após seus envios, vários alunos compartilharam seleções de portfólio no TikTok usando o mesmo som, com samples de “Slow Dancing in the Dark”, de Joji. Parece que a tendência começou em 2020 durante as restrições de quarentena, mas acabou fazendo sucesso e segue para seu quarto ano.

Um dos vários retratos que Justin Heard concluiu para seu portfólio de arte AP
Concluindo seu primeiro ano em Milwaukee, Wisconsin, Justin Heard examinou sua vida por meio de autorretratos para sua Investigação Sustentada deste ano. Compartilhando ativamente seus esforços artísticos no TikTok e no Instagram, Heard viu a trend como uma forma de fazer seu trabalho alcançar estudantes e artistas do ensino médio com ideias semelhantes.
Taarena Rathore, uma estudante do último ano do ensino médio de Dallas, Texas, que quer estudar Design de Comunicação no Pratt Institute, compartilhou seu portfólio de Arte 3D traduzindo elementos de sua infância em formas contemporâneas. “Quando finalmente concluí meu portfólio de Desenho AP como júnior, publiquei-o e fiz o mesmo com os dois portfólios que fiz este ano, que eram para 3-D e 2-D”.
Rathore disse que não vê a tendência como uma forma de se comparar com os outros, mas sim “o passo final para completar o portfólio”.
“Definitivamente é mais gratificante quando ganha mais atração porque gosto de ver o que as pessoas têm a dizer sobre isso”, Rathore continuou.

Taarena Rathore, “Hopscotch” (2024), fio, miçangas, arame, aros de metal, 19 x 19 x 101 polegadas
Em Gilbert, Arizona, Hailey Schramm, formada no ensino médio, documentou com amor a vida em movimento com seu primeiro carro para seu portfólio de arte AP em 2023.
“Estou intrigada com a ideia de humanos formando laços emocionais com objetos inanimados”, disse Schramm, observando também que documentou detalhadamente o processo de seu portfólio em um curta-metragem.
“Na minha experiência, sempre que quero fugir, processar minhas emoções, cantar a plenos pulmões ou me divertir, meu carro está lá para mim”, disse ela. “Também proporciona uma sensação de independência e liberdade, permitindo-me explorar e experimentar o mundo nos meus próprios termos”.
Schramm disse que ficou sabendo sobre a trend através de outro usuário há cerca de dois anos e ficou profundamente inspirada por seu portfólio. Ela também queria participar, caso seu próprio trabalho artístico pudesse transmitir esse sentimento a outra pessoa no futuro.

Hailey Schramm, “Roads Untraveled” (2022), lápis de cor, 8 x 11 polegadas
“É uma questão de emoção compartilhar meu portfólio com um público mais amplo e, espero, ser uma fonte de inspiração”, explicou. “Ao divulgar meu trabalho e me conectar com pessoas nas redes sociais, espero desenvolver uma comunidade de apoio que aprecie minha arte, para que um dia eu possa transformar minha paixão em uma carreira”.