QUEM É YAYOI KUSAMA?

Yayoi Kusama é uma artista e escritora japonesa nascida em 1929. Conhecida por seus padrões de pontos repetidos, sua arte abrange uma variedade surpreendente de mídias, incluindo pintura, desenho, escultura, filme, performance e instalação imersiva.

Ela varia de trabalhos em papel com imagens semi-abstratas intensas, a esculturas suaves conhecidas como "Acumulações" e suas pinturas "Rede infinita", feitas de arcos de tinta cuidadosamente repetidos em grandes padrões.

Descension na Galleria Continua. © Anish Kapoor.

All the eternal love, 2014. © Yayoi Kusama.

Mas estamos aqui para contar sobre sua obsessão por bolinhas...

Desde 1977, Kusama vive voluntariamente em uma instituição psiquiátrica, e muito de seu trabalho foi marcado pela obsessão e pelo desejo de escapar de traumas psicológicos.

Todo o amor eterno que tenho pelas abóboras.

Na tentativa de compartilhar suas experiências, ela cria instalações que mergulham o espectador em sua visão obsessiva de pontos e redes infinitas ou espaços infinitamente espelhados.

Ela desenvolveu sua identidade como uma '”estranha” em muitos contextos - como uma artista feminina em uma sociedade dominada por homens, como uma pessoa japonesa no mundo da arte ocidental e como uma vítima de seus próprios sintomas neuróticos e obsessivos.

Aqui, neste trecho de um documentário, podemos ver a artista em ação.

Depois de alcançar fama e notoriedade com eventos artísticos inovadores, ela voltou ao seu país de nascimento e é agora a artista contemporânea japonesa mais proeminente.

Em setembro de 2017, em Tóquio, foi inaugurado o museu dedicado à sua obra. É operado por uma fundação que ela criou para apoiar a exibição de suas pinturas e instalações imersivas mesmo após sua morte. Um ícone!

Museu Yayoi Kusama. © Yayoi Kusama.

TOP 10 PINTURAS MAIS ENIGMÁTICAS DE MAGRITTE

DESCUBRA A VERDADE SOBRE NUS NA ARTE ACADÊMICA

HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA NA ARTE OCIDENTAL