TOP 10 PINTURAS MAIS ENIGMÁTICAS  DE MAGRITTE

A arte de René Magritte tornou-se conhecida por uma série de imagens espirituosas e instigantes que, durante o primeiro contato, costumam causar uma enorme confusão mental. E isto é compreensível quando conectamos o pintor  ao Surrealismo.

Magritte frequentemente retratou objetos comuns em um contexto incomum.  Seu trabalho é conhecido por desafiar as percepções pré-condicionadas da realidade dos observadores.

A seguir 10 telas pintadas por Magritte, que podem ser descritas como “esquisitas”.  Preste atenção no título do obra de arte. Geralmente fornece uma camada adicional de interpretação para a pintura.

TOP 10

A traição das imagens, 1929.

A Traição das imagens  destaca a lacuna entre a linguagem e o significado. Magritte combina a legenda (Isto não é um cachimbo) e a imagem de tal forma que nos obriga a questionar a importância da frase e da palavra.

Uma barreira de tecido impede o beijo íntimo entre dois amantes, transformando um ato de paixão em um de isolamento e frustração.

TOP 9

The Lovers II, 1928.

Essas imagens de homens não são homens, mas apenas fotos deles, então não precisam seguir nenhuma regra.  Portanto, “homens chovendo” são absolutamente  “reais” neste caso.

TOP 8

Golconda, 1953.

Aqui, o artista está pintando mais do que o que está bem à sua frente: ele está pintando a possibilidade, o potencial, o futuro. Daí o nome desta pintura: Clarividência.

TOP 7

La Clairvoyance, 1936.

Aqui, Memória está com um ferimento na cabeça. É a memória sangrando? A memória será perdida se o ferimento não for enfaixado e o fluxo sanguíneo for interrompido?

Pablo Picasso, Bebedora de absinto, 1901.

TOP 6

The Memory, 1944.

Esta é uma das muitas pinturas de Magritte que brincam com o conceito de escala, justapondo objetos de tamanhos totalmente opostos.

The Listening Room, 1952.

TOP 5

Aqui Magritte associa dois objetos com funções opostas - repelir e  conter água.

Hegel's Holidays, 1958.

TOP 4

Este trabalho é baseado em  Le Balcon, uma tela de Edouard Manet. A ideia foi concebida a partir do desenho de um  caixão sentado.

Perspective II, Manet’s Balcony, 1950.

TOP 3

Aqui, os pães insistem em serem observados enquanto flutuam perto de uma janela.

The Golden Legend, 1958.

TOP 2

STORIES

MAIS

CENAS DRAMÁTICAS NAS PINTURAS

VOCÊ CONHECE O JAPONISMO?

TOP 10 BEBIDAS EM OBRAS DE ARTE