A homossexualidade ainda é um tópico pouco representado no discurso da história da arte. Como vivemos a era da inclusão, nos empenhamos em apresentar a você trabalhos que possam ter sido omitidos em um curso mais tradicional na história.
Andy Warhol no Studio 54.
IMPÉRIO ROMANO Uma cena típica de um banquete romano: Os homens mais velhos escolhiam adolescentes para educá-los na arte de amar e viver. Eles concediam influência política em troca de prazeres físicos. Essas práticas eram muito comuns na alta sociedade romana.
Warren Cup (side B), 5–15 CE.
Todos participavam de uma festa, comiam e bebiam, os rapazes divertiam os mais velhos com os seus cantos, danças e poesia. A homossexualidade fazia parte da vida cotidiana a tal ponto que os romanos nem mesmo tinham uma palavra para descrevê-la.
Ticiano, Vênus de Urbino, 1538.
IDADE MÉDIA NÃO TÃO SAGRADA Com o crescente poder da Igreja Católica, a abordagem da homossexualidade mudou completamente. Relacionamentos do mesmo sexo foram condenados por "violar a ordem natural decretada por Deus". Isso explica porque Dante incluiu os 'sodomitas' no 7º círculo do Inferno.
Moralised Bible, Osterneische Nationalbibliothek, codex Vindbonesis, 2554, c. 1225-452.
A RENASCENÇA DA SEXUALIDADE Caravaggio é provavelmente o artista suspeito de ser gay mais famoso do Renascimento. E ele inseriu muitas dicas homoeróticas em suas pinturas
Caravaggio, St. John the Baptist with a Ram, 1602.
Michelangelo também era gay. E há muitas evidências para apoiar essa afirmação, como suas cartas de amor e poemas para Tommaso dei Cavalieri.
SÉCULO 17-19 É difícil encontrar qualquer evidência visual explícita da arte homossexual masculina dos séculos 17-19. Como no caso do lesbianismo, a influência da Contra-Reforma, da Inquisição e, mais tarde, do puritanismo e da convenção vitoriana foram avassaladoras demais.
O século 20 testemunhou uma verdadeira revolução. Os artistas não apenas decidiram sair do armário, mas também falaram abertamente sobre a homossexualidade em suas obras.
Robert Mapplethorpe, Larry and Bobby Kissing, 1979.
Isso não significa que foi fácil. Artistas como Will McBride ou Robert Mapplethorpe tiveram que lutar contra a censura institucionalizada de sua arte nas galerias.
Will Mcbride, Michael Rosin in Frankfurt/M“, 1984.
Tom fo Finland, The Leather Brotherhood, 1980.
Eventos históricos como os motins de Stonewall em 1969, nos EUA, e a crise mundial da AIDS nos anos 1980 marcaram uma mudança no sentido de tornar as pessoas queer mais visíveis na sociedade e na cultura popular e menos marginalizadas no discurso público e político.