TOP 5 RETRATOS BIZARROS DA ARTE

,

O Museu de História da Arte em Viena, um dos mais importantes do mundo, possui uma rica coleção de obras de arte de sete milênios - do Egito Antigo até o final do século 18.  A SEGUIR, SELECIONAMOS 5 RETRATOS BIZARROS DA COLEÇÃO QUE VÃO TE SURPREENDER:

O HOMEM PELUDO Petrus Gonsalvus, “o homem da floresta”, tornou-se famoso por conta de sua condição chamada hipertricose, uma quantidade anormal de crescimento de pelos no corpo. Acredita-se que o casamento dele e Lady Catherine inspirou o conto de fadas A Bela e a Fera.

Artista Anônimo, Peter Gonsalvus, 1580, Museu Kunsthistorisches.

TOP 5

O HOMEM COM CHAPÉU DE PENAS  O príncipe Gundakar participou do balé equestre, uma das festividades realizadas na corte vienense para marcar o casamento do imperador Leopoldo I com a infanta espanhola Margarita Teresa (aquela famosa dos retratos de Velasquez) em Viena em 1667.

Jan Thomas, Príncipe Gundakar Dietrichstein, 1667, Museu Kunsthistorisches.

TOP 4

O GIGANTE E O ANÃO Diz a lenda que os homens no retrato são o gigante da corte do arquiduque Ferdinand, Bartlmä Bon, e o anão da corte, Thomele. A corte dos Habsburgos era famosa por sua paixão por curiosidades e interesse por descobertas estranhas.

Artista anônimo, O gigante Bartlmä Bon com o  anão Thomele, final do século 16.

TOP 3

O DUQUE DE NARIZ COMPRIDO O duque João, o Destemido, governava um território que, na época, era considerado o mais poderoso da Europa Ocidental. Ele foi assassinado em 1419 na ponte de Montereau durante uma negociação com o delfim francês (o futuro Carlos VII da França).

 Artista anônimo,  Duque John the Fearless da Borgonha, cerca 1500.

TOP 2

O IMPERADOR SONOLENTO Frederico III foi o Sacro Imperador Romano de 1452 até sua morte, o primeiro imperador da Casa de Habsburgo. Concentrou-se em reunir as “terras hereditárias” dos Habsburgos da Áustria com menos interesse nos assuntos imperiais. Era zombado como o “Arco-Dorminhoco”.

Artista Anônimo, Kaiser Friedrich III, 1500.

TOP 1

STORIES

MAIS

QUEM FOI  CHRISTIAN BOLTANSKI?

6 FATOS CURIOSOS SOBRE DAVID HOCKNEY