QUEM FOI SOPHIE TAEUBER-ARP?

A artista suíça Sophie Taeuber-Arp foi uma figura central em muitos dos movimentos de vanguarda mais importantes do século 20.  Seu trabalho inspirou artistas e designers em todo o mundo. A seguir, exploramos o trabalho da artista e sua posição dentro do movimento dada.

Sophie Taeuber com seu Dada Head, 1920. Foto: Nic Aluf.

CONTACT

FOI UMA ARTISTA MULTIDISCIPLINAR Nascida na Suíça, Sophie saiu de casa aos dezoito anos para continuar seus estudos em design têxtil na Alemanha. Suas obras foram influenciadas por sua formação e marcaram o início de uma extraordinária carreira.

Animated Circle Picture, 1935.

CONTACT

Sophie foi designer, professora, fabricante de fantoches, arquiteta, pintora, designer de interiores, escultora, joalheira, ilustradora e editora de revistas. Por meio de seu trabalho preciso, mas lúdico, realizou o desejo de “tornar mais bonitas as coisas que possuímos”.

Geometric Forms (beaded bag), 1918.

CONTACT

ULTRAPASSOU OS LIMITES Tendo estudado em escolas que enfatizavam a inter-relação entre arte e artesanato, Sophie desafiou os limites tradicionais que separam as Belas Artes do design e argumentou que a arte estava ligada à vida cotidiana. Essa ideia foi particularmente controversa na época.

Flight: Round Relief in Three Heights, 1937.

CONTACT

TINHA UM ESTILO DISTINTO Enquanto outros artistas alcançavam a abstração por meio de um processo gradual de simplificação de formas figurativas, Sophie desenhava diretamente nas estruturas de grade dos têxteis. Essa abordagem se destacou de outros artistas modernistas que trabalharam na época.

Cushion panel, 1916.

CONTACT

FOI UMA DAS FIGURAS-CHAVE DO MOVIMENTO DADA Um dos movimentos mais radicais que surgiram como resultado da 1ª Guerra Mundial foi o dadaísmo. De colagens e aquarelas a cenários e esculturas de cabeças abstratas, as obras de Sophie dessa época são consideradas ícones do período.

Head Dada, 1920.

CONTACT

TRABALHOU COM  ARQUITETURA E  DESIGN DE INTERIORES No final da década de 1920, o foco de Sophie mudou para o design arquitetônico e de interiores. Os ambientes dinâmicos abstratos que ela criou mergulharam o espectador em formas geométricas e cores vibrantes.

Aubette 182 (third, unrealised design for the Foyer Bar), 1927.

“Somente quando conhecermos a nós mesmos e tentarmos ser inteiramente verdadeiros, teremos sucesso em fazer coisas de valor, e dessa forma, ajudar a desenvolver um novo estilo que seja adequado para nós” SOPHIE TAEUBER-ARP

Guards marionette for King Stag, 1918.

CONTACT

Em 1943, Sophie morreu de envenenamento acidental por monóxido de carbono. Ela tinha 53 anos e era uma das artistas mais inovadoras de seu tempo. Após sua morte, seu marido Hans Arp trabalhou para promover seu legado. Sua influência no design e na arte continua até hoje.

Composition of Circles and Overlapping Angles, 1930.

LEIA MATÉRIA COMPLETA  

Texto: Redação Dasartes Fotos: © 2019 Artists Rights Society (ARS), New York