DESCUBRA QUEM FOI A PRIMEIRA ARTISTA MULHER TRANSGÊNERO

Lili Elbe - nascida Einar Wegener - foi uma pintora paisagista dinamarquesa do início do século 20 que mais tarde se tornou uma mulher transgênero.

Ela era casada com Gerda Wegener, uma bem-sucedida ilustradora e pintora art déco conhecida por seu estilo ligeiramente erótico.

Gerda Wegener, A Rainha de Copas, 1928.

Embora Einar provavelmente tenha nascido com a Síndrome de Klinefelter, sua jornada consciente em direção à feminilidade começou enquanto posava como uma mulher para as pinturas de sua esposa.

Gerda e Einar Wegener.

COMO LILI ELBE SURGIU? Einar e Gerda se casaram em 1904. Gerda era fascinada por mulheres e imagens da beleza feminina. Como resultado, ela incentivou o marido a se vestir de mulher e posar para ela durante os muitos anos de casamento.

Gerda Wegener, Lili med fjerkost , 1920.

Usando o nome de Lili, o jovem começou a se apaixonar por sua nova personalidade. Sua talentosa esposa ganhou cada vez mais reconhecimento como artista ao retratar a aparência feminina de seu marido em um estilo que se tornou seu.

Lili Elber por Gerda Wegener.

O próprio Einar desistiu da pintura na última parte de sua vida. Em vez disso, ele se concentrou em seu corpo incompatível e em como corrigi-lo.

Lili Elbe, Jardin de Versailles, 1918.

Em 1912, o casal mudou-se para Paris. Enquanto participava de muitos bailes e reuniões sociais, Gerda apresentou a afeminada Lili como sua irmã. Embora a carreira de Gerda estivesse florescendo, Einar estava confuso e infeliz.

UM TEMPO FELIZ E INFELIZ Cada vez mais frustrado com sua identidade, Einar vendeu muitas de suas pinturas. Com o dinheiro, conseguiu financiar uma série de operações pioneiras de redesignação de gênero na Alemanha para transformar seu corpo.

Lili Elbe,  View from Versailles, 1917.

Em 1930, Lili Elbe havia se tornado oficialmente uma mulher transgênero. Naquele ano, seu casamento com Gerda também foi anulado pelo rei da Dinamarca.

Lily Elbe, 1930.

Um ano depois, após uma operação final malsucedida, a mulher transexual faleceu devido a complicações pós-operatórias em Dresden, Alemanha, aos 48 anos.

STORIES

MAIS

QUEM É  YAYOI KUSAMA?

HOMOSSEXUALISMO MASCULINO NA ARTE OCIDENTAL

ENTREVISTAMOS MARINA ABRAMOVIC