Museu do Louvre adquire painel medieval encontrado sobre fogão de casa francesa

Uma pintura excepcionalmente rara em painel dourado do mestre italiano medieval Cimabue ganhou as manchetes em 2019 depois de ser descoberta pendurada acima de um fogão na cozinha de uma idosa francesa. Oferecido por uma casa de leilões ao norte de Paris em outubro daquele ano, o tesouro desencadeou uma guerra de lances, superando sua estimativa de venda e sendo adquirida por impressionantes US$ 26,8 milhões com taxas.

A obra foi adquirida por um comprador estrangeiro, que se acredita ser a coleção Alana de “primitivos” italianos em Delaware, que é propriedade privada de Álvaro Saieh e Ana Guzmán, segundo o The Art Newspaper. Pouco depois, o ministério da cultura francês declarou The Mocking of Christ (A zombaria de Cristo) (c. 1280) um “tesouro nacional” e implementou uma proibição de exportação que a impediu de deixar o país durante 30 meses. Isto deu tempo suficiente para o Louvre, em Paris, arrecadar os 24 milhões de euros necessários para se igualar à oferta vencedora e adquirir a obra.

Em comunicado, o diretor do Louvre, Laurence des Cars, disse que a obra “constitui um marco crucial na história da arte”. Ele confirmou que em breve ficará pendurada ao lado da Maestà, uma pintura em têmpera maior de Cimabue que também data de cerca de 1280 e está atualmente sendo restaurada. Esta peça está no acervo do museu desde 1813, tendo sido saqueada da Itália durante a era napoleônica.

Notavelmente, o precioso painel de 700 anos que foi descoberto pendurado acima do fogão na cozinha de uma idosa francesa é uma peça que faltava num retábulo que representa oito cenas da Paixão de Cristo. Pôde ser facilmente autenticado, porque tinha dimensões, estilo e cores exatamente corretas, e o painel de madeira provinha da mesma tábua de choupo do resto do retábulo. O painel ainda tinha buracos de insetos correspondentes. A venda tornou a francesa milionária, mas ela morreu apenas dois dias depois e seus bens foram divididos entre três herdeiros.

O Louvre também anunciou que adquiriu recentemente Marine Terrace (1855), um desenho do escritor e político romântico francês do século XIX, Victor Hugo. Em nota, o presidente da Sociedade dos Amigos do Louvre, Louis-Antoine Prat, disse que a obra se juntará a mais oito desenhos já integrantes do acervo do museu. “Esta obra incomparável testemunha o romance mais longo do século, aquele entre Victor Hugo e Juliette Drouet, já que as iniciais dos dois amantes se entrelaçam enquanto brilham no céu”, acrescentou, referindo-se ao longo caso de Hugo com a atriz francesa.

Tanto The Mocking of Christ quanto Marine Terrace foram adquiridos graças ao grupo de mecenas do museu, com apoio especial do incorporador imobiliário e filantropo americano Harry Fath e sua esposa, Linda, bem como com receitas provenientes da licença da marca para o Louvre Abu Dhabi. As pinturas serão apresentadas ao público em uma exposição-evento especial prevista para o início de 2025.

Compartilhar:
Notícias - 11/07/2024

Artista abre uma pista de skate no Centre Pompidou

Em antecipação aos próximos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, o Centre Pompidou trabalhou com o artista Raphael …

Notícias - 11/07/2024

Veja estes Impressionantes afrescos azul-claros recém encontrados em Pompéia

Um antigo santuário romano recentemente escavado em Pompeia revelou idílicos afrescos azuis nas paredes, bem como uma grande quantidade de …

Notícias - 11/07/2024

Monumento dedicado às mulheres foi decapitado em protesto contra o aborto

A escultura monumental da artista Shahzia Sikander, “Witness” (2023), foi decapitada nas primeiras horas da manhã do dia 8 de …

Notícias - 11/07/2024

Artista surpreende ao expor suas obras dentro de banheiros

Nota para os artistas: se você instalar seu trabalho dentro de banheiros, como Hugh Hayden fez na Lisson Gallery, não …

Notícias - 09/07/2024

Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) – unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional …

Notícias - 09/07/2024

Documenta 16 nomeia novo comitê de seleção após renúncia em massa

A Documenta revelou oficialmente o comitê de seleção substituto encarregado de encontrar o próximo diretor artístico do famoso festival quinquenal …

Notícias - 09/07/2024

Companhia de dança acusa o Louvre de plágio

Recentemente, os amantes da arte em Paris tiveram a rara chance de participar de um treino matinal no Louvre, aproveitando …

Notícias - 09/07/2024

Uma pintura de Ticiano quebra recorde milionário de leilão do artista

As vendas noturnas da Christie’s Classic Week em Londres – Old Masters Part I Sale e The Exceptional Sale – …

Notícias - 09/07/2024

Banksy responde crítica de Ministro do Reino Unido ao ser chamado de "vil"

O misterioso muralista Banksy respondeu o secretário do Interior britânico, James Cleverly, que havia criticado uma obra de arte com …

Notícias - 08/07/2024

Morre June Leaf, artista influente da figuração

June Leaf, uma artista querida cujas obras sedutoras e inclassificáveis ​​exploravam os limites do corpo humano, morreu em Nova York, …

Notícias - 08/07/2024

Homem que roubou O Grito de Munch, morre aos 57 anos

Pål Enger, um ex-jogador de futebol norueguês que se tornou um notório ladrão de arte, morreu aos 57 anos. Enger, …

Notícias - 08/07/2024

Museu pagou mais de US$ 13 milhões por pintura em leilão de Velhos Mestres

O Museu J. Paul Getty em Los Angeles arrematou a obra-prima redescoberta do século XVI de Quentin Metsys, Madonna of …