Exposição une obras de Warhol e Kaws

Vista da instalação de “KAWS + Warhol” no Andy Warhol Museum em Pittsburgh, Pensilvânia, 2024.

Uma nova exposição de trabalhos de Brian Donnelly, também conhecido como KAWS, no Andy Warhol Museum em Pittsburgh coloca o artista contemporâneo em conversa com seu célebre antecessor.

A mostra “KAWS + Warhol” abriu em 17 de maio, no verdadeiro espírito Warholiano, com uma lista de convidados repleta de estrelas, incluindo Pusha T, o designer de calçados John Geiger e a lenda do graffiti Futura. Foi idealizada por Patrick Moore, diretor do museu que fez a curadoria da exposição, quando percebeu como a exposição do KAWS em 2021 na Galeria Skarstedt, em Nova York, atraiu um grande público jovem. Moore esperava trazer um espírito semelhante ao Museu Warhol, especialmente em seu 30º aniversário, ao mesmo tempo em que mostrava como o legado do artista pop perdura em ambientes vivos como o KAWS.

Vista da instalação de “KAWS + Warhol” no Andy Warhol Museum em Pittsburgh, Pensilvânia, 2024.

Por exemplo, um dos destaques da mostra foi a colocação do filme Blow Job (1964) de Warhol com duas pinturas KAWSBob de KAWs, a paródia sombria do artista do personagem de desenho animado infantil Bob Esponja.

“Eu disse a Brian: ‘Você viu esse filme Blow Job?’ Ele fica tipo, ‘não’. E eu disse: ‘vamos dar uma olhada’”, disse Moore. “Se você conhece o título, você sabe o que está acontecendo. [O sujeito do filme], em muitos momentos, joga a cabeça para trás e não fica claro: ele está com dor? Ele está tendo prazer? E então temos Brian reinterpretando Bob Esponja como KAWSBob da mesma maneira”.

Para Moore, as semelhanças continuam a partir daí. Ele compara a tendência de Warhol para a repetição e seu quadro de Superstars com a forma como o KAWS trata seus personagens como motivos. Ele vê o fascínio compartilhado por sexo e destruição.

A peça central instagramável da exposição combina Ambulance Disaster de Warhol com Companion 2020 do KAWS. Foi o primeiro casal que Moore mostrou a Donnelly ao convidá-lo para fazer o show. O trabalho de Warhol reproduz uma fotografia de jornal de uma ambulância em um acidente usando tinta serigráfica sobre linho. A escultura de KAWS é um bronze pintado de um personagem de desenho animado deitado de bruços. Moore adorou como “eles estão tratando a morte de uma maneira muito diferente”.

Donnelly concordou com a avaliação de Moore. “Eu só acho que há uma sensação de tragédia e ver o Companion 2020 sozinho pode parecer mais exaustão ou lidar com o estado do mundo em que estamos”, disse ele. “Mas tendo isso no contexto do acidente da ambulância, parece um trabalho muito mais trágico.”

Andy Warhol, Silver Clouds (1966), em exibição no “KAWS + Warhol” no Andy Warhol Museum em Pittsburgh, Pensilvânia, 2024.

Pelo menos um convidado identificou uma oportunidade perdida de combinar as Nuvens Prateadas de Warhol – uma instalação de balões prateados em forma de travesseiro cheios de hélio – com o Espaço KAWS, uma escultura prateada de um de seus personagens como astronauta. E nem todo mundo se tornou fã imediatamente.

Antes da abertura da exposição, Donnelly disse que estava ansioso para compartilhar seu trabalho artístico pessoalmente com as pessoas de Pittsburgh, que talvez só estivessem familiarizadas com seu trabalho por meio de imagens online. Quando o encontramos depois do show, Donnelly disse que a prévia foi confusa, mas lembrou-se de uma mulher admitindo para ele que “nem sempre foi uma fã”, mas simpatizou com ele depois de ver seus trabalhos pessoalmente.

“O problema de Warhol: há tantos trabalhos para nos aprofundarmos e há tantas coisas que não estão no desfile, como se não tivéssemos explorado nada da moda que se sobrepõe a ele”, disse Donnelly. Ele manifestou interesse em fazer um segundo show com Warhol para aprofundar mais comparações.

O artista professou um interesse duradouro pelo trabalho de Warhol, especialmente porque ele “abriu as portas” para outros artistas pop. Ele é especialmente inspirado pelo trabalho de Warhol com moda e suas pinturas de brinquedos – o que não é surpreendente para um artista para quem os brinquedos são há muito tempo um meio.

“Escolhi trabalhar nesses veículos porque foi assim que muito trabalho chegou até mim. E penso constantemente em como meu trabalho poderia ser divulgado”, afirmou. “Adoro a conexão que tenho através da confecção de objetos e roupas. Não creio que seria possível eu apenas fazer pinturas, desenhos, esculturas.”

Donnelly começou nas ruas de Nova York nos anos 90, seu trabalho de graffiti abrindo caminho para suas pinturas e esculturas que se inclinavam para uma estética semelhante à dos desenhos animados. A partir de 1999, seus personagens – como Chum, Companion, BFF e Bendy – também apareceriam à venda como estatuetas de vinil, gerando um mercado ainda próspero para o artista. Ao longo de sua carreira, ele fez parceria com marcas como Nike, Dior, Uniqlo e Disney para criar produtos de edição limitada.

O estilo e as inspirações centrados nos desenhos animados do KAWS ecoam o fascínio de Warhol pela marca e pela publicidade do consumidor. No show, as caixas de Brillo de Warhol são apresentadas diante de uma parede de 2.000 caixas de cereais KAWS feitas em colaboração com a General Mills apresentando personagens queridos como Count Chocula e FrankenBerry.

“É engraçado. Na verdade, nunca pensei em tornar o trabalho direcionado às crianças”, disse Donnelly, que tem dois filhos. “Com a General Mills, isso é algo que sempre adorei: os gráficos das caixas de cereais, e especialmente os monstros, começaram na época em que nasci. Eu queria fazer um trabalho que pudesse estar em bodegas e shopping centers e colocá-lo na prateleira junto com todas as coisas com as quais cresci.”

Vista da instalação de “KAWS + Warhol” no Andy Warhol Museum em Pittsburgh, Pensilvânia, 2024.

Curiosamente, a doçura da comida do breakfast podia até ser sentida na sala com as caixas de cereais, criando o que poderia ser descrito como uma experiência envolvente. Ainda assim, Donnelly insistiu: “Não estou tentando criar um parque temático” – um comentário interessante ao comparar KAWS, um ex-artista de rua, com gente como Banksy, o artista de rua anônimo mais querido do mundo, cujo parque temático Dismaland foi uma crítica direta ao consumismo.

Tal como Warhol, o próprio Donnelly não é contra o consumismo e aprecia “fazer coisas boas e divulgá-las ao mundo”. Ele também elogiou artistas como Keith Haring, que ajudaram a quebrar ainda mais essas barreiras.

“Ainda hoje parece um pouco tabu trabalhar no espaço comercial e com empresas maiores, embora seja muito mais aceito agora do que há 10 anos”, disse ele. “Keith abriu a Pop Shop e colocou a linha na areia, apenas disse: ‘Escute, este é o meu interesse, quer você aceite ou não. Essa é a direção que estou tomando. E eu sempre adorei isso nele.”

Durante séculos, desde Albrecht Dürer, os artistas têm tentado estimular o patrono, os ricos empresários que financiaram o seu trabalho. Agora, artistas como o KAWS estão recorrendo a parcerias corporativas.

“Imagino que ao longo da história todos os artistas tiveram que pensar em como serem inteligentes e conseguirem realizar o trabalho que queriam”, disse Donnelly, quando questionado sobre o fenômeno. “E há inúmeras oportunidades para criar trabalhos e subsidiar outros trabalhos que você precisa realizar.”

Vista da instalação de “KAWS + Warhol” no Andy Warhol Museum em Pittsburgh, Pensilvânia, 2024.

Mas quando se tratou de criar mercadorias para o programa, o KAWS optou por uma abordagem mais reverente.

Onde uma vez ele havia pintado (ilegalmente) seus personagens sobre os pôsteres Chanel No. 5 de Warhol, desta vez ele optou por não se apropriar do trabalho do artista pop, mesmo com a bênção da Fundação Warhol. Afinal, seu trabalho anterior de grafite era de uma época “em que eu estava apenas roubando coisas, pintando e divulgando”, disse ele. Agora, sua arte convive com a de Warhol no merchandising oficial da exposição, sem que uma ultrapasse a outra.

“Uma coisa é trabalhar com alguém que está aqui com quem eu poderia estar numa sala e ter um acordo”, explicou ele. “Eu só quero respeitar muito o trabalho.”

KAWS + Warhol” está em exibição no Andy Warhol Museum, 117 Sandusky Street, Pittsburgh, Pensilvânia, até 20 de janeiro de 2025.

Compartilhar:
Notícias - 28/06/2024

Descubra resultado da ação de restituição de pintura milionária de Picasso

A pintura Woman Ironing, de Pablo Picasso, de 1904, que esteve no centro de um processo de restituição na Suprema …

Notícias - 28/06/2024

Quanto vale um desenho do prestigiado artista David Hockney?

Um desenho a lápis de cera e lápis de cor de David Hockney que está em mãos privadas há cerca …

Notícias - 27/06/2024

Iris Van Herpen transforma desfile em verdadeira exposição de arte

Em sua nova coleção, a estilista holandesa Iris Van Herpen chamou atenção por trazer uma instalação de arte híbrida com …

Notícias - 27/06/2024

Desenho de Modigliani é apreendido antes da venda. Descubra o motivo

Um desenho atribuído ao modernista italiano Amedeo Modigliani estava prestes a ser vendido por 300 mil euros (320 mil dólares) …

Notícias - 26/06/2024

Panmela Castro abre Exposição solo em Lisboa

No autorretrato “Pode o subalterno falar?”, a artista Panmela Castro aparece lendo um exemplar da obra seminal da autora indiana …

Notícias - 26/06/2024

Turista é preso depois de vandalizar antiga casa de Pompéia

Um turista cazaque foi detido no Parque Arqueológico de Pompeia no sábado, 22 de junho, depois de ser flagrado gravando …

Notícias - 26/06/2024

Entenda porque museu pendurou telas de Picasso em seu banheiro

O Museu de Arte Antiga e Nova da Tasmânia instalou três Picassos numa das suas casas de banho, numa resposta …

Notícias - 25/06/2024

Vai a leilão uma obra-prima de Ticiano, roubada por Napoleão e encontrada em um ponto de ônibus

Uma pequena pintura do jovem Tiziano Vecellio, conhecido na história como Ticiano, deverá estabelecer um novo recorde em leilão para …

Notícias - 25/06/2024

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade vai premiar ações que valorizem mulheres e pessoas LGBTQIAPN+

Nesta segunda-feira, (24) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou …

Notícias - 25/06/2024

Ativistas climáticos jogam tinta laranja no Stonehenge, na Inglaterra

Manifestantes ambientais pulverizaram tinta no famoso monumento Stonehenge, na Inglaterra. Imagens mostraram marcas laranja cobrindo algumas das pedras da mundialmente …

Notícias - 25/06/2024

Instalação de arte homenageia 25 indivíduos que foram escravizados no local

Como muitas pessoas que cresceram no Brooklyn, Adama Delphine Fawundu lembra-se de ter passado grande parte de sua infância e …

Notícias - 25/06/2024

VIA CULTURAL MIX oferece OFICINAS PRESENCIAIS E ONLINE

O projeto VIA CULTURAL MIX abre inscrições para oficinas gratuitas presenciais e online.
Com transmissão on-line para todo o Brasil, no …