Dispositivos | Centro Cultural Correios SP

A exposição Dispositivos, do grupo Sem Nome (por enquanto), abre ao público no dia 21 de março (terça-feira), no Centro Cultural Correios São Paulo. Nesta mostra, o curador Marcelo Salles apresenta mais de 60 obras de dez artistas do grupo Sem Nome (por enquanto) baseadas livremente no texto “O que é um dispositivo?”, do filósofo italiano Giorgio Agamben. Este e outros textos correlatos foram discutidos durante um ano, dando origem a esta exposição que tem a definição de dispositivo de Agamben como centro. O que ele resume de forma abrangente como: tudo seria “dispositivo”, exceto os viventes, e estes estariam sob a ação daqueles com o intuito do controle; portanto, o dispositivo resultaria do cruzamento de relações de poder e de saber numa rede que abarcaria todo vivente, humano ou não.

A exposição Dispositivos propõe uma discussão sobre temas chaves e significativos para repensar não só o Brasil, mas também questões globais através da arte. Com obras entre pinturas, instalações, assemblages, objetos, esculturas, desenhos, site-specific, fotos e textos, a mostra coletiva ocupará o espaço do Centro Cultural dos Correios propondo ao espectador uma imersão visual e cognitiva. 

A expografia da mostra se configura através de quatro “dispositivos-ilhas”: Oikonomia, Ecologia, Linguagem e Territórios. Os trabalhos dos dez artistas participantes habitam estas “ilhas”, mas também escapam para outras, numa disposição sem rigidez e fluída.

Os artistas participantes são: Anita Colli, Audrey Landell, Consuelo Vezzaro, Edilaine Brum, Edu Silva, Lucimar Bello, Roberta Bottcher, Rosa Grizzo, Selma Fukai e Vitória Kachar.

O grupo Sem Nome (por enquanto) é composto por artistas com linguagens, vivências e trajetórias tão diversas que sua própria denominação busca traduzir esta heterogeneidade, tornando-o inclassificável e mais amplo do que um grupo de discussão e produção de arte contemporânea. Sem Nome (por enquanto) existe há oito anos e vem pensando, discutindo, criando e produzindo arte em torno de temas diversos e atuais. Para a exposição Dispositivos, o grupo se reuniu quinzenalmente em torno de conversas coordenadas pelo curador Marcelo Salles, na galeria e espaço cultural Casa Contemporânea.

Compartilhar: