Venes Caitano | Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade

A Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade recebe, a partir do dia 12 de julho, às 10h, a exposição individual ÓDIO, MÁRIO, ÓDIO: cíclico, fecundo, fundamento, sem perdão!, do artista Venes Caitano, com curadoria de Gilberto Maringoni e produção de Paradoxa Gestão Cultural.

A mostra inédita promete uma experiência única aos visitantes ao estabelecer um diálogo direto com o poema “Ode ao Burguês”, revisitando-o cem anos após sua criação. Mário de Andrade recitou o poema “Ode ao Burguês” na Semana de Arte Moderna de 1922, revelando  uma crítica incisiva à sociedade da época. E é com base neste legado que  Venes conecta as questões sociais contemporâneas por meio de suas pinturas.

Foi durante os anos de 2018 a 2020, período marcado pela ascensão política do ex-presidente Jair Bolsonaro, que Venes Caitano desenvolveu os quadrinhos que compõem a exposição. Uma curiosidade é que os cartuns, que normalmente são ilustrações, foram transformados em pinturas, trazendo uma nova dimensão visual e interpretativa às obras .

Destaque para a obra “bem-te-li!”, que desafia as percepções convencionais e convida o público a refletir criticamente sobre os acontecimentos atuais. Mais do que apenas um estímulo visual, a exposição instiga os visitantes a questionar as narrativas que moldam sua compreensão da realidade.

Em tempos de excesso de informação, fake news e polarização, o artista propõe um olhar mais apurado sobre consumo e disseminação das histórias cotidianas. Com uma técnica diversificada que inclui óleo, carvão sobre tela, colagem e folha de ouro, Venes Caitano explora uma variedade de perspectivas em suas 24 obras. Cada peça é uma exploração profunda das complexidades da vida moderna, oferecendo uma visão única e provocativa que desafia as convenções artísticas tradicionais.

Venes Caitano, que há tempos se destaca como cartunista, agora se afirma no circuito de artes plásticas como pintor, apresentando na exposição “ÓDIO, MÁRIO, ÓDIO: cíclico, fecundo, fundamento, sem perdão!” uma transição para a pintura, explorando com profundidade questões sociais contemporâneas

A visitação da exposição é gratuita e estará aberta até o dia 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A mostra foi contemplada pelo ProAC Editais 2023 de Artes Visuais de Produção de exposição inédita, sendo uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Compartilhar: