Mural de Carmen Herrera está chegando no Harlem

Em breve, você não precisará ir ao Metropolitan ou ao MoMA para ver obras de arte de Carmen Herrera. No final de maio, uma de suas pinturas abstratas estará visível na Franklin D. Roosevelt Drive, em Upper Manhattan, em Nova York.

A Publicolor , uma organização sem fins lucrativos de artes e educação, anunciou na terça-feira que seus alunos criarão um grande mural ao ar livre projetado por Herrera na Escola de Artes e Academias Manhattan East , uma escola de ensino médio em East Harlem.

“A ideia é levar o poder da beleza visual a bairros onde há muito pouco e onde os pais simplesmente não estão levando seus filhos a museus”, disse Ruth Lande Shuman, fundadora da Publicolor.

O mural, que será intitulado “Uno Dos Tres”, é uma adaptação de “Diagonal”, uma pintura de Herrera de 1987. O design, disse Herrera em comunicado, é uma “variação de tema”. não uma recriação de seu trabalho anterior. A nova peça leva em consideração as características específicas do local do mural e sua localização perto da rodovia. “Precisava de algo forte, ousado e diferente para competir com todo o ruído visual”, disse ela.

Os alunos de Publicolor, com a ajuda de alguns colegas da escola do Harlem, começarão a trabalhar no projeto em 18 de abril. O objetivo é concluí-lo a tempo do aniversário de 105 anos do artista, em 30 de maio. Quando terminar, a pintura em preto e branco medirá 16m de largura e 5m de altura. Os projetos de pintura de serviço público fazem parte do programa contínuo de quatro a seis anos da Publicolor. Seus participantes, estudantes em risco de comunidades carentes, também recebem apoio acadêmico, treinamento em habilidades para a vida e aconselhamento profissional.

Esta é a segunda colaboração com Herrera. Em 2017, no ano seguinte à sua aclamada exposição individual no Museu Whitney de Arte Americana, os participantes do programa e os alunos locais pintaram um mural interno com base na pintura de 1952 de Herrera, “Untitled”, na New School for Leadership and the Arts, no Bronx.

Fonte: The NY Times

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …