Artista cubana Carmen Herrera comemora incríveis 105 anos

Carmen Herrera, Rojo sobre Rojo

Desde pelo menos o final da década de 1940, Carmen Herrera tem virado o mundo da arte de cabeça para baixo com seu estilo característico de abstração geométrica. A artista centenária de origem cubana (que completa 105 anos em 30 de maio) é mais conhecida por suas abstrações com bordas bem definidas. Como a própria Herrera afirmou certa vez: “Acredito que sempre estarei admirada com a linha reta, é sua beleza que me faz pintar”. Através de suas composições exatas, as pinturas de Herrera levam os espectadores a lidar com cores e formas de maneiras novas e deliciosas. Trabalhos em larga escala como Blanco y Verde (1959), Irlanda (1965) e Vermelho sobre vermelho (Rojo sobre Rojo) (1959) são nítidos, mas convidam para suas impressionantes possibilidades ilusórias e posicionam a artista como alguém que permanece diretamente à frente de seu tempo. (Seu trabalho é anterior aos movimentos da Op Art e do Minimalismo, e lança nova luz sobre as maneiras pelas quais os artistas estavam adotando elementos da arte concreta em suas próprias práticas diversas).

Embora tenha sido ofuscada por seus contemporâneos do sexo masculino, como Ellsworth Kelly e Frank Stella, a obra de Herrera ganhou, com razão, maior destaque nas últimas décadas, graças em grande parte às grandes exposições individuais que recebeu de instituições como El Museo del Barrio, Whitney Museum, e a Galeria Ikon do Reino Unido. Do ponto de vista de hoje, parece um pouco surreal notar que Herrera só vendeu sua primeira pintura em 2004. Felizmente, instituições como o MoMA, o Walker Art Center, o Hirshorn e Tate Modern desde então reconheceram a necessidade de brincar, adquirindo suas obras impressionantes para suas próprias coleções.

Vista da instalação de Armen Herrera: The Black and White Paintings, 1951-1989 no El Museo del Barrio, Nova York, em 1998

Uma nova-iorquina de longa data que ainda está criando arte ativamente, Herrera foi o foco de uma conversa organizada pelo El Museo, a mesma instituição que montou sua primeira mostra solo em 1998, muito antes de o mundo da arte começar a celebrar seu trabalho. (Sua mostra solo no Museu Alternativo, agora extinto em Nova York, foi sua primeira exposição em museu).

“A contribuição de Herrera para a arte geométrica é incomparável”, observa Susanna V. Temkin, curadora do El Museo, que moderou a conversa. “Sua lendária perseverança é uma lição para todos nós e o El Museo de Barrio se orgulha de ter recebido um de seus primeiros trabalhos e exposições individuais. Estamos ansiosos para comemorar suas contribuições monumentais na véspera de seu aniversário marcante.”

Para a conversa ¡Felicidades Carmen !: A Celebration of Carmen Herrera Temkin foi acompanhada por Tony Bechara, um artista e amigo de longa data de Herrera; Carolina Ponce de Leon, curadora independente que organizou Carmen Herrera: The Black and White Paintings, 1951-1989 no El Museo, em 1998; e Monica Espinel, curadora independente e autora da cronologia de Carmen Herrera: Lines of Sight no Whitney Museum (2016-2017).

Visite a página de eventos do El Museo para mais detalhes.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …