As feiras de arte voltarão em 2020?

Por Anny Shaw

À medida que os isolamentos por coronavírus são estendidos por grande parte do mundo, deixando as galerias impossibilitadas de negociar, as esperanças estão diminuindo para que os eventos do segundo semestre possam acontecer.

O destino das feiras de arte de 2020 está na balança. Como em muitos países a quarentena continua em um esforço para conter a pandemia de coronavírus, os revendedores estão cada vez mais questionando se, depois de meses sem negócios, eles poderão se permitir participar da abundância de feiras remarcadas que ocorrerão neste outono. Mesmo que as quarentenas sejam suspensas e as galerias possam pagar as taxas do estande antecipadamente, quantas vão querer pular de avião em um centro de convenções lotado em setembro, quando a Art Basel, em Basileia, emergirá como a primeira grande feira desde o surto atual?

“Estando em Londres, eu poderia participar da Frieze London, mas Basileia acontecer em setembro com tantas outras atividades”, diz um revendedor anônimo de Londres que se inscreveu nas duas feiras, que estão agendadas com menos de três semanas de diferença.

Mesmo em áreas domésticas, o custo de fazer feiras é um obstáculo considerável para os revendedores que enfrentam alguns meses de mudança. Em uma tentativa de avaliar a opinião, a Frieze enviou uma carta aos expositores na semana passada, na qual seus diretores dizem que estão “repensando nossos processos e cronogramas, o que inclui revisar nossos termos e datas de quando as galerias se comprometem com a feira”.

Fundamentalmente para revendedores sem dinheiro, a Frieze também está analisando suas condições de pagamento – seus diretores dizem que estão cientes da “responsabilidade da feira de apoiar galerias durante esses tempos difíceis”. A lista de expositores deve ser finalizada no final de junho.

Enquanto isso, a Art Basel deu aos expositores até 1º de maio para reconfirmar sua participação para “avaliar se o novo momento é viável”, diz uma porta-voz da feira. “É provável que os novas datas não funcionem para todos os que foram originalmente selecionados ou que algumas galerias precisem de mais tempo para considerar”. O apetite por feiras pode aumentar no final do ano: a taxa de reaplicação da Art Basel em Miami Beach em dezembro é de 90% – “um resultado tranquilizador, dada a situação atual”, diz a porta-voz.

Elsa Ravazzolo Botner, sócia e diretora da galeria brasileira A Gentil Carioca, diz que “espera que a situação seja melhor para todos em dezembro”, mas teme que Art Basel em Basileia seja inviável para sua galeria. “A Europa pode estar melhor até então, mas isso não significa que o Brasil estará fora da crise. Não sabemos se conseguiremos voar e muito menos enviar obras de arte ”, diz ela.

Frieze. New York, on Randals Island, MAy 5th, 2016

A questão na boca de muitos revendedores é se os colecionadores vão querer viajar no outono. Como diz um proprietário de uma galeria: “Muitos colecionadores estabelecidos estão na faixa etária mais avançada. Está tudo muito bem em fazermos as feiras, mas se os colecionadores não comparecerem, não seria melhor para todos reduzir nossas perdas este ano? ” Outro negociante de Londres, que prefere permanecer anônimo, diz que sua galeria planeja participar da Frieze London, “mas não se achar que as pessoas não comparecerão”. Ele acrescenta: “Espero que haja alguma luta darwiniana com a vitória mais certa e justa”.

Falando na CNN Money, a revendedora suíça Dominique Lévy diz que não prevê ninguém que queira visitar uma feira de arte antes que uma vacina para o Covid-19 seja encontrada. “Chegou a hora do mundo da arte ser realista […] no momento, nossa saúde, nossa responsabilidade e dever social são muito mais importantes. Não vejo nenhuma feira de arte acontecendo antes do próximo ano”, diz ela. No gargalo de cerca de sete grandes eventos entre setembro e dezembro, a revendedora diz que a galeria Lévy Gorvy só consideraria participar de dois ou três – se as feiras fossem adiante. Mas ela acredita que isso é improvável: “Eu não acho que eles terão permissão: isso vale para [Tefaf] Maastricht [em Nova York], Basileia e Miami”.

A colecionadora de Turim Patrizia Sandretto Re Rebaudengo também acha que é “muito duvidoso” se alguma feira ocorrerá neste outono. Se confirmada, ela diz que consideraria viajar para destinos europeus – para Art Basel, Frieze London e Fiac em Paris. No entanto, com as feiras provavelmente afetadas “nos próximos meses”, o colecionador sugere que “podem se tornar menos internacionais, pelo menos por um tempo”. Sandretto Re Rebaudengo, cuja feira local Artissima deve ocorrer em novembro, acrescenta: “É possível, portanto, que o atendimento de revendedores, colecionadores e profissionais não seja global, mas sim em escala regional.”

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 17/05/2024

Belém recebe o histórico e novo Centro Cultural Bienal das Amazônias

Em um momento histórico para as artes visuais, o Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), um espaço permanente de cultura …

Notícias - 16/05/2024

Artista surrealista quebra recorde em leilão

A pintura de Lenora Carrington, Les Distractions de Dagobert, de 1945, foi vendida por US$ 28,5 milhões com taxas, durante …

Notícias - 16/05/2024

Centro Georges Pompidou ganhará filial brasileira

O Centro Georges Pompidou, um dos principais museus de arte contemporânea de Paris, na França, receberá uma filial no Brasil, …

Notícias - 16/05/2024

Primeiro retrato oficial do Rei Charles provoca reações negativas pela paleta 'Vermelho Sangue'

O primeiro retrato oficial do rei Charles pintado desde sua coroação em maio passado foi inaugurado no Palácio de Buckingham.

A …

Notícias - 16/05/2024

maior festival de sexualidade na arte contemporânea do Brasil recebe 100 artistas

Um evento legitimador aos artistas contemporâneos que trabalham com sexualidade, apresentando ao público uma produção pulsante, além de proporcionar diversas …

Notícias - 16/05/2024

Ateliê parisiense de Modigliani e Gauguin ganha status de patrimônio

O estúdio parisiense onde artistas como Amedeo Modigliani e Paul Gauguin viveram e trabalharam recebeu uma designação histórica antes de …

Notícias - 16/05/2024

Exposição vai selecionar 10 artistas negros para repensar o Brasil a partir de ideias criadas por figuras históricas

Idealizada pela diretora e produtora executiva Mariana Luiza (“Redenção”), em colaboração com as professoras Ana Flávia Magalhães Pinto (História-UnB e …

Notícias - 16/05/2024

Conheça os retratos de criminosos feitos de crochê por artista e sua mãe

“Tudo começou com um desafio”, disse o artista e escritor radicado em Nova York, Paul Chan. Há dois anos, sua …

Notícias - 16/05/2024

Suspeita de ataque cibernético mantém o site da Christie's off-line durante a semana de leilões

Não é uma boa semana para uma casa de leilões sofrer uma falha tecnológica, mas é isso que a Christie’s …

Notícias - 16/05/2024

Festa da Luz agita Belo Horizonte com instalações e atividades artísticas públicas

Em apenas duas edições, a Festa da Luz tornou-se um dos eventos mais aguardados e celebrados de Belo Horizonte. Para …

Notícias - 15/05/2024

Geólogo diz descobrir onde MonaLisa estava sentada

Ela foi manchada com bolo e encharcada com ácido. Vigilantes roubaram-na e manifestantes desfiguraram-na. Ela foi atacada e cutucada, exibida …

Notícias - 15/05/2024

Conheça o tema e curadoria da exposição e baile do MET Gala

O curador Andrew Bolton tem muito que explicar sobre a nova exposição do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. …