As feiras de arte voltarão em 2020?

Por Anny Shaw

À medida que os isolamentos por coronavírus são estendidos por grande parte do mundo, deixando as galerias impossibilitadas de negociar, as esperanças estão diminuindo para que os eventos do segundo semestre possam acontecer.

O destino das feiras de arte de 2020 está na balança. Como em muitos países a quarentena continua em um esforço para conter a pandemia de coronavírus, os revendedores estão cada vez mais questionando se, depois de meses sem negócios, eles poderão se permitir participar da abundância de feiras remarcadas que ocorrerão neste outono. Mesmo que as quarentenas sejam suspensas e as galerias possam pagar as taxas do estande antecipadamente, quantas vão querer pular de avião em um centro de convenções lotado em setembro, quando a Art Basel, em Basileia, emergirá como a primeira grande feira desde o surto atual?

“Estando em Londres, eu poderia participar da Frieze London, mas Basileia acontecer em setembro com tantas outras atividades”, diz um revendedor anônimo de Londres que se inscreveu nas duas feiras, que estão agendadas com menos de três semanas de diferença.

Mesmo em áreas domésticas, o custo de fazer feiras é um obstáculo considerável para os revendedores que enfrentam alguns meses de mudança. Em uma tentativa de avaliar a opinião, a Frieze enviou uma carta aos expositores na semana passada, na qual seus diretores dizem que estão “repensando nossos processos e cronogramas, o que inclui revisar nossos termos e datas de quando as galerias se comprometem com a feira”.

Fundamentalmente para revendedores sem dinheiro, a Frieze também está analisando suas condições de pagamento – seus diretores dizem que estão cientes da “responsabilidade da feira de apoiar galerias durante esses tempos difíceis”. A lista de expositores deve ser finalizada no final de junho.

Enquanto isso, a Art Basel deu aos expositores até 1º de maio para reconfirmar sua participação para “avaliar se o novo momento é viável”, diz uma porta-voz da feira. “É provável que os novas datas não funcionem para todos os que foram originalmente selecionados ou que algumas galerias precisem de mais tempo para considerar”. O apetite por feiras pode aumentar no final do ano: a taxa de reaplicação da Art Basel em Miami Beach em dezembro é de 90% – “um resultado tranquilizador, dada a situação atual”, diz a porta-voz.

Elsa Ravazzolo Botner, sócia e diretora da galeria brasileira A Gentil Carioca, diz que “espera que a situação seja melhor para todos em dezembro”, mas teme que Art Basel em Basileia seja inviável para sua galeria. “A Europa pode estar melhor até então, mas isso não significa que o Brasil estará fora da crise. Não sabemos se conseguiremos voar e muito menos enviar obras de arte ”, diz ela.

Frieze. New York, on Randals Island, MAy 5th, 2016

A questão na boca de muitos revendedores é se os colecionadores vão querer viajar no outono. Como diz um proprietário de uma galeria: “Muitos colecionadores estabelecidos estão na faixa etária mais avançada. Está tudo muito bem em fazermos as feiras, mas se os colecionadores não comparecerem, não seria melhor para todos reduzir nossas perdas este ano? ” Outro negociante de Londres, que prefere permanecer anônimo, diz que sua galeria planeja participar da Frieze London, “mas não se achar que as pessoas não comparecerão”. Ele acrescenta: “Espero que haja alguma luta darwiniana com a vitória mais certa e justa”.

Falando na CNN Money, a revendedora suíça Dominique Lévy diz que não prevê ninguém que queira visitar uma feira de arte antes que uma vacina para o Covid-19 seja encontrada. “Chegou a hora do mundo da arte ser realista […] no momento, nossa saúde, nossa responsabilidade e dever social são muito mais importantes. Não vejo nenhuma feira de arte acontecendo antes do próximo ano”, diz ela. No gargalo de cerca de sete grandes eventos entre setembro e dezembro, a revendedora diz que a galeria Lévy Gorvy só consideraria participar de dois ou três – se as feiras fossem adiante. Mas ela acredita que isso é improvável: “Eu não acho que eles terão permissão: isso vale para [Tefaf] Maastricht [em Nova York], Basileia e Miami”.

A colecionadora de Turim Patrizia Sandretto Re Rebaudengo também acha que é “muito duvidoso” se alguma feira ocorrerá neste outono. Se confirmada, ela diz que consideraria viajar para destinos europeus – para Art Basel, Frieze London e Fiac em Paris. No entanto, com as feiras provavelmente afetadas “nos próximos meses”, o colecionador sugere que “podem se tornar menos internacionais, pelo menos por um tempo”. Sandretto Re Rebaudengo, cuja feira local Artissima deve ocorrer em novembro, acrescenta: “É possível, portanto, que o atendimento de revendedores, colecionadores e profissionais não seja global, mas sim em escala regional.”

Fonte e tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …

Notícias - 03/08/2022

Bilionária Lily Safra morre de câncer aos 87 anos

Lily Safra, uma socialite bilionária e filantropa que herdou uma fortuna de seu marido banqueiro, Edmond Safra, morreu aos 87 …

Notícias - 03/08/2022

Fundação de Albuquerque devolve relíquias antigas para o México

Os objetos, que datam de 300 e 600 aC, foram encaminhados ao Instituto Nacional Mexicano de Antropologia e História. Funcionários …

Notícias - 03/08/2022

O novo conjunto de Lego 'Starry Night' é sucesso entre colecionadores

A edição Starry Night, de Vincent van Gogh, da Lego, é um kit que permite aos entusiastas construir uma recriação …

Notícias - 03/08/2022

Ativistas climáticos se colam à escultura Boccioni, em Milão

Na semana passada, ativistas da organização italiana de ação climática Ultima Generazione se colaram à Primavera (ca. 1480) de Botticelli, …

Notícias - 03/08/2022

Mary Obering, pintora abstrata com seguidores apaixonados, morre aos 85 anos

Mary Obering, uma pintora cujas abstrações geométricas lhe trouxeram seguidores pequenos, mas leais, morreu aos 85 anos. A galeria Bortolami …