Em Londres, Feira de Arte Contemporânea Africana está mantida, apesar do cancelamento do Frieze

Benji Reid, Lua em uma nuvem (2019). Cortesia Galeria de outubro.

Uma versão reduzida do evento retornará à Somerset House em outubro

Em uma notícia muito necessária para o mercado de arte de Londres, os organizadores da 1-54 Feira de Arte Africana Contemporânea anunciaram que seguirão em frente neste outono europeu, apesar do cancelamento da Frieze London e da Frieze Masters.

Um número reduzido de galerias participará da edição ao vivo, e a feira fez uma parceria com a Christie’s para produzir uma interação on-line simultânea aberta a mais expositores.

Cerca de 20 galerias internacionais – menos da metade do número que foi exibido no ano passado – participarão da feira presencial na Somerset House entre os dias 8 e 10 de outubro. A lista de galerias participantes será divulgada em setembro.

A decisão foi tomada depois que muitas das galerias participantes da feira expressaram o desejo de avançar mesmo com o cancelamento da Frieze Art Fair.

“Muitas das galerias estão realmente engajadas com o projeto – e realmente precisam vender também -, pelo que vemos estão muito interessadas em ter uma experiência física”, disse a diretora fundadora da feira, Touria El Glaoui.

Eria Sane, Nsubuga Queen Faith Ringgold holding a Hermes Birkig bag and a head of Libertas, 2019

“Um dos únicos comentários negativos que recebemos de nossa colaboração on-line anterior foi que, por mais que as galerias vendessem, elas não conseguiam desenvolver contatos e relacionamentos reais com os colecionadores”, acrescenta ela. (A feira fez sua estreia on-line durante sua versão de Nova York em maio.)

Os visitantes da versão reduzida da feira terão de cumprir as medidas agora padrão para proteger a saúde pública: terão que reservar bilhetes com tempo limitado e acesso VIP on-line; capacidade será controlada; e haverá um caminho de mão única para os visitantes que se deslocarem pela feira. Sistemas sem contato estarão em vigor, bem como as agora onipresentes estações de higienização das mãos.

“As galerias estão cientes de que será uma feira muito mais local, provavelmente haverá menos pessoas viajando de lugares diferentes na Europa, e elas concordam com isso porque desejam conhecer pessoas que moram em Londres ”, diz El Glaoui.

Para aqueles baseados no continente africano ou em outros lugares que desejam uma presença física, mas não acreditam que poderão viajar até outubro, El Glaoui está procurando soluções alternativas.

“Estamos tentando descobrir como podemos fazê-los participar, talvez com o trabalho, mas não com eles mesmos, e mandar alguém gerenciar seus estandes para eles”, diz El Glaoui.

Enquanto isso, todas as galerias originalmente aceitas na feira poderão participar da edição on-line por uma taxa de £ 3.000. A Christie’s não está recebendo nenhuma comissão adicional nas vendas.

El Glaoui diz que a versão online também fornece um backup caso o evento seja cancelado, caso em que uma parte dos honorários dos expositores será reembolsada, enquanto outra será colocada na edição online deste ano.

A feira reduzida será acompanhada por seu popular programa de palestras, exibição de filmes e outros eventos, incluindo painéis de discussão organizados pela jornalista Julia Grosse e a nova curadora geral do Stedelijk, Yvette Mutumba.

Fonte e tradução: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 15/08/2022

Carole Carroompas morre aos 76 anos

A artista Carole Carroompas, cujas pinturas em grande escala e em camadas exploravam literatura, cinema, mito e mídia popular, morreu  …

Notícias - 15/08/2022

Prêmio PIPA divulga ARTISTAS CLASSIFICADOS PARA O SEGUNDO TURNO DO PIPA ONLINE

Assim como nas edições anteriores, o PIPA Online 2022 ocorre em dois turnos. Os 13 artistas que conseguiram mais de 500 votos na …

Notícias - 15/08/2022

Novo filme sobre Salvador Dalí explora sua relação com Gala

Há um novo filme de Salvador Dalí prestes a chegar aos cinemas. Dalíland, estrelado por Sir Ben Kingsley como o surrealista, …

Notícias - 12/08/2022

ArtRio 2022 apresenta artistas e curador do programa SOLO

A ArtRio 2022 terá esse ano 11ª edição do programa SOLO. Trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista, …

Notícias - 12/08/2022

Esquema de extorsão envolvendo a família Boghici choca o mundo da arte

O mundo da arte está atônito com a revelação do esquema de extorsão montado por Sabine Boghici, estrela de uma …

Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …