Em Londres, Feira de Arte Contemporânea Africana está mantida, apesar do cancelamento do Frieze

Benji Reid, Lua em uma nuvem (2019). Cortesia Galeria de outubro.

Uma versão reduzida do evento retornará à Somerset House em outubro

Em uma notícia muito necessária para o mercado de arte de Londres, os organizadores da 1-54 Feira de Arte Africana Contemporânea anunciaram que seguirão em frente neste outono europeu, apesar do cancelamento da Frieze London e da Frieze Masters.

Um número reduzido de galerias participará da edição ao vivo, e a feira fez uma parceria com a Christie’s para produzir uma interação on-line simultânea aberta a mais expositores.

Cerca de 20 galerias internacionais – menos da metade do número que foi exibido no ano passado – participarão da feira presencial na Somerset House entre os dias 8 e 10 de outubro. A lista de galerias participantes será divulgada em setembro.

A decisão foi tomada depois que muitas das galerias participantes da feira expressaram o desejo de avançar mesmo com o cancelamento da Frieze Art Fair.

“Muitas das galerias estão realmente engajadas com o projeto – e realmente precisam vender também -, pelo que vemos estão muito interessadas em ter uma experiência física”, disse a diretora fundadora da feira, Touria El Glaoui.

Eria Sane, Nsubuga Queen Faith Ringgold holding a Hermes Birkig bag and a head of Libertas, 2019

“Um dos únicos comentários negativos que recebemos de nossa colaboração on-line anterior foi que, por mais que as galerias vendessem, elas não conseguiam desenvolver contatos e relacionamentos reais com os colecionadores”, acrescenta ela. (A feira fez sua estreia on-line durante sua versão de Nova York em maio.)

Os visitantes da versão reduzida da feira terão de cumprir as medidas agora padrão para proteger a saúde pública: terão que reservar bilhetes com tempo limitado e acesso VIP on-line; capacidade será controlada; e haverá um caminho de mão única para os visitantes que se deslocarem pela feira. Sistemas sem contato estarão em vigor, bem como as agora onipresentes estações de higienização das mãos.

“As galerias estão cientes de que será uma feira muito mais local, provavelmente haverá menos pessoas viajando de lugares diferentes na Europa, e elas concordam com isso porque desejam conhecer pessoas que moram em Londres ”, diz El Glaoui.

Para aqueles baseados no continente africano ou em outros lugares que desejam uma presença física, mas não acreditam que poderão viajar até outubro, El Glaoui está procurando soluções alternativas.

“Estamos tentando descobrir como podemos fazê-los participar, talvez com o trabalho, mas não com eles mesmos, e mandar alguém gerenciar seus estandes para eles”, diz El Glaoui.

Enquanto isso, todas as galerias originalmente aceitas na feira poderão participar da edição on-line por uma taxa de £ 3.000. A Christie’s não está recebendo nenhuma comissão adicional nas vendas.

El Glaoui diz que a versão online também fornece um backup caso o evento seja cancelado, caso em que uma parte dos honorários dos expositores será reembolsada, enquanto outra será colocada na edição online deste ano.

A feira reduzida será acompanhada por seu popular programa de palestras, exibição de filmes e outros eventos, incluindo painéis de discussão organizados pela jornalista Julia Grosse e a nova curadora geral do Stedelijk, Yvette Mutumba.

Fonte e tradução: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …