Em Londres, Feira de Arte Contemporânea Africana está mantida, apesar do cancelamento do Frieze

Benji Reid, Lua em uma nuvem (2019). Cortesia Galeria de outubro.

Uma versão reduzida do evento retornará à Somerset House em outubro

Em uma notícia muito necessária para o mercado de arte de Londres, os organizadores da 1-54 Feira de Arte Africana Contemporânea anunciaram que seguirão em frente neste outono europeu, apesar do cancelamento da Frieze London e da Frieze Masters.

Um número reduzido de galerias participará da edição ao vivo, e a feira fez uma parceria com a Christie’s para produzir uma interação on-line simultânea aberta a mais expositores.

Cerca de 20 galerias internacionais – menos da metade do número que foi exibido no ano passado – participarão da feira presencial na Somerset House entre os dias 8 e 10 de outubro. A lista de galerias participantes será divulgada em setembro.

A decisão foi tomada depois que muitas das galerias participantes da feira expressaram o desejo de avançar mesmo com o cancelamento da Frieze Art Fair.

“Muitas das galerias estão realmente engajadas com o projeto – e realmente precisam vender também -, pelo que vemos estão muito interessadas em ter uma experiência física”, disse a diretora fundadora da feira, Touria El Glaoui.

Eria Sane, Nsubuga Queen Faith Ringgold holding a Hermes Birkig bag and a head of Libertas, 2019

“Um dos únicos comentários negativos que recebemos de nossa colaboração on-line anterior foi que, por mais que as galerias vendessem, elas não conseguiam desenvolver contatos e relacionamentos reais com os colecionadores”, acrescenta ela. (A feira fez sua estreia on-line durante sua versão de Nova York em maio.)

Os visitantes da versão reduzida da feira terão de cumprir as medidas agora padrão para proteger a saúde pública: terão que reservar bilhetes com tempo limitado e acesso VIP on-line; capacidade será controlada; e haverá um caminho de mão única para os visitantes que se deslocarem pela feira. Sistemas sem contato estarão em vigor, bem como as agora onipresentes estações de higienização das mãos.

“As galerias estão cientes de que será uma feira muito mais local, provavelmente haverá menos pessoas viajando de lugares diferentes na Europa, e elas concordam com isso porque desejam conhecer pessoas que moram em Londres ”, diz El Glaoui.

Para aqueles baseados no continente africano ou em outros lugares que desejam uma presença física, mas não acreditam que poderão viajar até outubro, El Glaoui está procurando soluções alternativas.

“Estamos tentando descobrir como podemos fazê-los participar, talvez com o trabalho, mas não com eles mesmos, e mandar alguém gerenciar seus estandes para eles”, diz El Glaoui.

Enquanto isso, todas as galerias originalmente aceitas na feira poderão participar da edição on-line por uma taxa de £ 3.000. A Christie’s não está recebendo nenhuma comissão adicional nas vendas.

El Glaoui diz que a versão online também fornece um backup caso o evento seja cancelado, caso em que uma parte dos honorários dos expositores será reembolsada, enquanto outra será colocada na edição online deste ano.

A feira reduzida será acompanhada por seu popular programa de palestras, exibição de filmes e outros eventos, incluindo painéis de discussão organizados pela jornalista Julia Grosse e a nova curadora geral do Stedelijk, Yvette Mutumba.

Fonte e tradução: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …