Sábados no MAM Petrobras | MAM Rio

Em 2023, por ocasião de seu aniversário de 75 anos, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro lança o programa Sábados no MAM Petrobras, uma série de eventos regulares com programação diversificada, sempre aos sábados, na área externa do museu. A partir de 19 de agosto, o projeto convida indivíduos e coletivos a realizar apresentações, oficinas e encontros artísticos em diversas linguagens e disciplinas, de forma gratuita, para todos os públicos.

A programação pretende mostrar a pluralidade de práticas artísticas desenvolvidas na cidade, ao mesmo tempo em que explora o espaço público como lugar de encontro e acesso à cultura, investigando as possibilidades do museu como plataforma de experimentação.

Sábados no MAM Petrobras é uma plataforma de ações permanentes que conectam o interior ao exterior do museu, nos permitindo mostrar ao público que a experiência de arte e cultura acontece tanto dentro quanto fora do edifício. O programa aproxima o MAM de agentes culturais de toda a cidade, fortalecendo o diálogo entre a instituição e expressões artísticas diversas como o teatro, a música, a dança e a performance. O que é já uma prática de décadas do MAM Rio, mas o projeto atualiza essa tradição buscando engajamento com novos indivíduos e coletivos que desenvolvem suas poéticas em áreas distintas”, afirma Pablo Lafuente, diretor artístico do museu.

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro promove a criação artística e cultural como processo de formação de indivíduos e coletivos. Desde a sua fundação em 1948, atua como um importante agente, contribuindo com a movimentação social dos territórios da cidade por meio da cultura.

O programa Sábados no MAM Petrobras é patrocinado pela Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

Sábado – 19/08

11h: Orquestra Petrobras Sinfônica
O Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto infantil com repertório de Villa-Lobos. Canções como Pai Francisco, Escravos de Jó, Cai cai, Balão, Capelinha de Melão e A Machadinha fazem parte do imaginário infantil de diferentes gerações. Essas e outras cantigas do folclore brasileiro estão na apresentação.

14h: Vivência integrativa, com Raquel Potí e Thais Bezerra

A artista, educadora, pernalta e produtora Raquel Potí, responsável por criar cenas e coreografias no Bloco da Terreirada, junto da educadora musical, percussionista e maestrina Thaís Bezerra, diretora musical do grupo, trazem ao público as atividades lúdicas e brincantes que fazem parte da construção artística deste bloco carioca. Em seguida, às 14h30, acontece um set do DJ Marcello Bogo Groove.

15h: Bloco da Terreirada
O Bloco da Terreirada é um grupo de cultura popular, sediado no Rio de Janeiro, que mescla signos e referências da cultura regional brasileira. Apresentação musical e cênica. Às 15h, o grupo faz uma apresentação musical e cênica nos pilotis do museu e, às 16h30, realiza uma roda com o público.

Sábado – 26/08

11h: Oficina de samba no pé, com Alex Coutinho
A aula propõe um trabalho entre movimentos corporais e musicalidade, trazendo uma formação dinâmica e leve para quem gosta de samba, com condução do dançarino e coreógrafo Alex Coutinho, diretor de passistas da escola Paraíso do Tuiuti.

Compartilhar: