Projeto que mapeia casos de censura à arte no Brasil é relançado com novo site

Travesti da lambada e deusa das águas, Bia Leite | FOTO: Reprodução | Obra da mostra Queermuseu

Plataforma que mapeia casos recentes de censura a artistas no Brasil lançada em 2019, o Observatório de Censura à Arte ganhou um novo site com mais conteúdo. O projeto tem como marco inicial a mostra Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, caso de censura emblemático que aconteceu em Porto Alegre em 2017. Em 2023, cinco novos casos foram adicionados ao levantamento, o que demonstra que a repressão a artistas e trabalhadores da cultura continuam.

Entre os novos conteúdos, é possível conferir projetos derivados do Observatório, como a newsletter Firmina, que faz uma curadoria de notícias sobre liberdade artística, educacional e religiosa no Brasil com periodicidade semanal; o podcast Cartografias da Censura à Arte, que propõe uma reflexão sobre a história do cerceamento à liberdade de expressão no país, em especial durante o período de ditadura militar; e o Dossiê Arte, Diversidade e Liberdade de Expressão, pesquisa que propõe uma reflexão sobre a história da censura a produções culturais brasileiras e seu entrelaçamento com temáticas afro religiosas, feministas e queer.

Além disso, há uma aba impacto, que contém um acervo de publicações acadêmicas que pesquisaram o cerceamento à liberdade artística recente no país utilizando a plataforma como referência. Um exemplo é o artigo A Política Cultura e o governo Bolsonaro, que buscou evidenciar e discutir um conjunto de mudanças institucionais sofrido pela política cultural no Brasil na contemporaneidade, especificamente durante o Governo Bolsonaro.

Os casos do Observatório são coletados com base em denúncias e pesquisas em meios jornalísticos e de comunicação. Todos têm sua veracidade checada antes de serem registrados na plataforma. Adotamos como metodologia critérios do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP, que define a censura como “um ato que visa alterar, modificar, silenciar, interditar manifestações de produção simbólica – livros, revistas, charges, encenações teatrais, músicas, danças, pintura, desenho, notícias, conteúdos digitais, games.”

Este ano, já registramos cinco ataques diretos a artistas no Brasil, incluindo exposições LGBTQIA+ e esculturas em homenagem a culturas africanas. Artistas LGBTQIA+, mulheres, negros e indígenas seguem sendo perseguidos por parcelas da população e também por governantes.

Acesse o site CLICANDO AQUI.

Compartilhar:
Notícias - 17/05/2024

Belém recebe o histórico e novo Centro Cultural Bienal das Amazônias

Em um momento histórico para as artes visuais, o Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), um espaço permanente de cultura …

Notícias - 16/05/2024

Artista surrealista quebra recorde em leilão

A pintura de Lenora Carrington, Les Distractions de Dagobert, de 1945, foi vendida por US$ 28,5 milhões com taxas, durante …

Notícias - 16/05/2024

Centro Georges Pompidou ganhará filial brasileira

O Centro Georges Pompidou, um dos principais museus de arte contemporânea de Paris, na França, receberá uma filial no Brasil, …

Notícias - 16/05/2024

Primeiro retrato oficial do Rei Charles provoca reações negativas pela paleta 'Vermelho Sangue'

O primeiro retrato oficial do rei Charles pintado desde sua coroação em maio passado foi inaugurado no Palácio de Buckingham.

A …

Notícias - 16/05/2024

maior festival de sexualidade na arte contemporânea do Brasil recebe 100 artistas

Um evento legitimador aos artistas contemporâneos que trabalham com sexualidade, apresentando ao público uma produção pulsante, além de proporcionar diversas …

Notícias - 16/05/2024

Ateliê parisiense de Modigliani e Gauguin ganha status de patrimônio

O estúdio parisiense onde artistas como Amedeo Modigliani e Paul Gauguin viveram e trabalharam recebeu uma designação histórica antes de …

Notícias - 16/05/2024

Exposição vai selecionar 10 artistas negros para repensar o Brasil a partir de ideias criadas por figuras históricas

Idealizada pela diretora e produtora executiva Mariana Luiza (“Redenção”), em colaboração com as professoras Ana Flávia Magalhães Pinto (História-UnB e …

Notícias - 16/05/2024

Conheça os retratos de criminosos feitos de crochê por artista e sua mãe

“Tudo começou com um desafio”, disse o artista e escritor radicado em Nova York, Paul Chan. Há dois anos, sua …

Notícias - 16/05/2024

Suspeita de ataque cibernético mantém o site da Christie's off-line durante a semana de leilões

Não é uma boa semana para uma casa de leilões sofrer uma falha tecnológica, mas é isso que a Christie’s …

Notícias - 16/05/2024

Festa da Luz agita Belo Horizonte com instalações e atividades artísticas públicas

Em apenas duas edições, a Festa da Luz tornou-se um dos eventos mais aguardados e celebrados de Belo Horizonte. Para …

Notícias - 15/05/2024

Geólogo diz descobrir onde MonaLisa estava sentada

Ela foi manchada com bolo e encharcada com ácido. Vigilantes roubaram-na e manifestantes desfiguraram-na. Ela foi atacada e cutucada, exibida …

Notícias - 15/05/2024

Conheça o tema e curadoria da exposição e baile do MET Gala

O curador Andrew Bolton tem muito que explicar sobre a nova exposição do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. …