Plataforma faz mapeamento de artistas negros no país

Paty Wolff, Os pardos também amam, 2021

A plataforma de mapeamento e difusão de artistas visuais negros/as, Projeto Afro, que atua desde 2018, se consolida como a maior do setor. Liderada e idealizada pelo curador e pesquisador Deri Andrade, o projeto atua com pesquisa desde 2017, mapeando a produção de autoria negra no Brasil e exibindo sua multiplicidade, seus inter-relacionamentos e sua abrangência.

Em 2023 a plataforma contou com o apoio do Instituto Ibirapitanga e com o auxílio, pôde ampliar seu alcance e aumentou significativamente o mapeamento de artistas. A plataforma, que contava com 184 artistas no início de 2023, atualmente reúne 327 artistas, ampliando as regiões do Brasil e aumentando o número de artistas mapeados em 143, ou seja, um crescimento de 77,7%.

Entre os novos 143 artistas mapeados encontram-se nomes já consagrados, como Panmela Castro e André Vargas, que não estavam no mapeamento do ano anterior, e novos nomes como: Manauara Clandestina, Guilhermina Augusti, Matheus Ribs, Nay Jinknss, Paty Wolff, Diambe, Joelington Rios, Vitú de Souza, Milena Ferreira, Luna Bastos, Ueliton Santana, Augusto Leal, dentre outros.

Guilhermina Augusti, Xica Manicongo em Escuro Indizível, 2023

Nos perfis de artistas encontrados no site é possível encontrar informações sobre suas trajetórias, exposições, museus que abrigam seus trabalhos nos acervos e galeria de imagens. De forma cruzada, o site permite que a busca pelas páginas possa ser feita a partir de dados geográficos, ano de nascimento e técnicas. Completam o conteúdo uma seleção de artigos acadêmicos, dissertações e teses que tratam da temática no âmbito da academia. Uma Agenda traz ainda indicação de eventos, entre exposições, debates e encontros, com foco na pesquisa tema do Projeto Afro.

Alguns artistas mapeados pela plataforma podem ter seus trabalhos conferidos na exposição “Encruzilhadas da arte afro-Brasileira”, com curadoria de Deri Andrade, idealizador do Projeto Afro. A mostra é um desdobramento do Projeto e reúne um vasto período da produção artística no Brasil, do século 19 até os contemporâneos nascidos nos anos 2000. Na mostra, o público também pode conferir a primeira obra do acervo do Projeto Afro, um trabalho em fotografias de Vitú de Souza/Nagôgrafia, que teve o apoio do Ibirapitanga. A exposição tem produção da Tatu Cult, que apoia o Projeto Afro desde 2020, e patrocínio da BB Asset e Banco do Brasil.

“A exposição traz outra referência e um novo olhar da arte brasileira aos visitantes”, afirma o curador. “A história da arte do Brasil apaga a presença negra e o artista negro do seu referencial”, completa. São cerca de 150 pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos, distribuídos pelos cinco andares do CCBB SP.

“O apoio do Instituto Ibirapitanga foi fundamental para a atualização do mapeamento e a consolidação da plataforma como um referencial da arte produzida por artistas negros no Brasil. No ano de 2023, publicamos artigos, com pesquisadores convidades e uma série de publicações nas redes sociais do Projeto Afro que ampliaram o debate e a pesquisa”, aponta Deri Andrade.

O conteúdo do Projeto Afro já vem sendo publicado nas redes sociais da plataforma desde 2018, Facebook (@projeto.afro) e Instagram (@projeto.afro), garantindo informações sobre os/as artistas e inciativas. Conheça o site do projeto: www.projetoafro.com

Compartilhar:
Notícias - 22/02/2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth integram a programação de Inhotim em 2024

O ano de 2024 traz um novo programa artístico no Inhotim. A instituição reformula suas exposições de arte e projetos …

Notícias - 21/02/2024

feira de arte ArPa apresenta curadores de sua terceira edição

Após dois anos de realização bem-sucedida e reconhecida pelo mercado, a feira de arte ArPa chega a sua terceira edição …

Notícias - 21/02/2024

Museu Britânico é inundado de pedidos por devolução de uma escultura da Ilha de Páscoa

A conta do Instagram do Museu Britânico recebeu, no fim de semana, uma enxurrada de mensagens pedindo o retorno de …

Notícias - 21/02/2024

"Não sou um pintor", veja poema de Michelangelo sobre como foi torturante pintar a Capela Sistina

Michelangelo pode ter se imortalizado pintando o teto (e a parede do altar) da Capela Sistina, mas quebrou a coluna …

Notícias - 20/02/2024

Conheça os vencedores do People's Choice para Fotógrafo de Vida Selvagem

O Prêmio People’s Choice para Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, patrocinado e desenvolvido pelo Museu de História Natural de …

Notícias - 20/02/2024

UNESCO revela 341 centros culturais danificados na Ucrânia com prejuízo de US$ 9 bilhões

Em Abril passado, a UNESCO informou que 248 locais históricos na Ucrânia foram danificados durante a invasão da Rússia em …

Notícias - 20/02/2024

Bolsa IAC de Formação e Pesquisa abre edital de arte e cultura para pesquisadores

O Instituto de Arte Contemporânea lança a segunda edição da Bolsa IAC de Formação em Pesquisa com a intenção de …

Notícias - 20/02/2024

Representação sexy de Jesus gera debate acalorado na Espanha

Uma imagem criada para a Semana Santa vem causando polêmica na Espanha: Jesus é retratado na imagem com traços faciais …

Notícias - 20/02/2024

Impressionante: IA decifra texto de pergaminho de 2 mil anos queimado durante erupção do Monte Vesúvio

A escrita grega em de um pergaminho de 2.000 anos queimado durante a erupção do Monte Vesúvio em 79 dC …

Notícias - 20/02/2024

Veja por onde anda a obra roubada e devolvida de Van Gogh

Uma pintura antiga de Vincent van Gogh que foi roubada e entregue a um detetive de arte holandês em uma …

Notícias - 19/02/2024

Decolou! Foguete SpaceX envia esculturas de Jeff Koons para a lua

Depois de muitos atrasos, 125 esculturas de Jeff Koons foram finalmente enviadas à Lua na manhã de 15 de fevereiro, …

Notícias - 19/02/2024

Conheça a única pintura que Van Gogh vendeu em vida

Vincent van Gogh é o exemplo por excelência do artista torturado que sofreu a penúria durante sua vida, apenas para …