National Portrait Gallery responde rumores de que Kate Middleton a pressionou para remover retrato dos príncipes William e Harry

A última arena para a disputa fraterna entre o príncipe William e o príncipe Harry não é um livro de memórias ou um programa de TV americano, mas a National Portrait Gallery de Londres.

Quando o museu reabrir ao público no final deste mês, após uma reforma multimilionária, ele o fará sem exibir um retrato dos dois príncipes juntos. Nicky Phillips fez o trabalho nos dias tranquilos de 2010, quando os dois eram amigos e o príncipe William ainda tinha cabelos fartos. Ele apresenta uma cena encantadora: dois irmãos descansando em uma porta, luvas brancas na mão.

Essa omissão, inevitavelmente, gerou uma espécie de alvoroço no Reino Unido. Após a entrevista de Oprah com Harry e sua esposa Meghan Markle e a (espécie de) série documental da Netflix , o aprofundamento da rixa real levou alguns cantos da mídia britânica a especular que algo sinistro está em jogo com a remoção da pintura real .

O pensamento é que a esposa de William, Kate Middleton , uma das patronas reais da National Portrait Gallery, usou sua posição de poder para pressionar uma decisão curatorial. Não há evidências para isso. (Seria, no entanto, uma masterclass real em design de interiores passivo-agressivo.)

No entanto, o correspondente real do Times , Valentine Low, sente que o trabalho tem uma ressonância pungente para Kate Middleton. “A pintura pode ser considerada um lembrete doloroso da divisão no coração da família real”, escreveu Low em uma coluna . “Um que tem ressonância particular para o patrono da galeria, a princesa de Gales.”

Por sua vez, a National Portrait Gallery disse que a pintura de Philipps não está em exibição desde agosto de 2018 (fechada para reforma em 2020) e é rotineiramente montada e desmontada como as outras 250.000 obras de sua coleção.

“Só conseguimos exibir uma pequena porcentagem dentro de nosso prédio”, disse a galeria em comunicado. “Emprestamos regularmente e fazemos digressões com as nossas obras, tanto a nível nacional como internacional. Este retrato de Nicky Philipps foi incluído em uma exposição itinerante – Tudors to Windsors – que viajou entre 2018 e 2021.”

É uma explicação convincente e plausível, mas provavelmente fará pouco para acabar com a especulação.

Compartilhar:
Notícias - 17/05/2024

Belém recebe o histórico e novo Centro Cultural Bienal das Amazônias

Em um momento histórico para as artes visuais, o Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), um espaço permanente de cultura …

Notícias - 16/05/2024

Artista surrealista quebra recorde em leilão

A pintura de Lenora Carrington, Les Distractions de Dagobert, de 1945, foi vendida por US$ 28,5 milhões com taxas, durante …

Notícias - 16/05/2024

Centro Georges Pompidou ganhará filial brasileira

O Centro Georges Pompidou, um dos principais museus de arte contemporânea de Paris, na França, receberá uma filial no Brasil, …

Notícias - 16/05/2024

Primeiro retrato oficial do Rei Charles provoca reações negativas pela paleta 'Vermelho Sangue'

O primeiro retrato oficial do rei Charles pintado desde sua coroação em maio passado foi inaugurado no Palácio de Buckingham.

A …

Notícias - 16/05/2024

maior festival de sexualidade na arte contemporânea do Brasil recebe 100 artistas

Um evento legitimador aos artistas contemporâneos que trabalham com sexualidade, apresentando ao público uma produção pulsante, além de proporcionar diversas …

Notícias - 16/05/2024

Ateliê parisiense de Modigliani e Gauguin ganha status de patrimônio

O estúdio parisiense onde artistas como Amedeo Modigliani e Paul Gauguin viveram e trabalharam recebeu uma designação histórica antes de …

Notícias - 16/05/2024

Exposição vai selecionar 10 artistas negros para repensar o Brasil a partir de ideias criadas por figuras históricas

Idealizada pela diretora e produtora executiva Mariana Luiza (“Redenção”), em colaboração com as professoras Ana Flávia Magalhães Pinto (História-UnB e …

Notícias - 16/05/2024

Conheça os retratos de criminosos feitos de crochê por artista e sua mãe

“Tudo começou com um desafio”, disse o artista e escritor radicado em Nova York, Paul Chan. Há dois anos, sua …

Notícias - 16/05/2024

Suspeita de ataque cibernético mantém o site da Christie's off-line durante a semana de leilões

Não é uma boa semana para uma casa de leilões sofrer uma falha tecnológica, mas é isso que a Christie’s …

Notícias - 16/05/2024

Festa da Luz agita Belo Horizonte com instalações e atividades artísticas públicas

Em apenas duas edições, a Festa da Luz tornou-se um dos eventos mais aguardados e celebrados de Belo Horizonte. Para …

Notícias - 15/05/2024

Geólogo diz descobrir onde MonaLisa estava sentada

Ela foi manchada com bolo e encharcada com ácido. Vigilantes roubaram-na e manifestantes desfiguraram-na. Ela foi atacada e cutucada, exibida …

Notícias - 15/05/2024

Conheça o tema e curadoria da exposição e baile do MET Gala

O curador Andrew Bolton tem muito que explicar sobre a nova exposição do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. …