Joana Vasconcelos apresenta sua mais recente instalação para a família Rothschild: um bolo de casamento de 12 metros e três andares no Waddesdon Manor (Buckinghamshire, Reino Unido). A encomenda desta peça para Waddesdon é um testemunho da relação de longa data entre o visionário colecionador Lord Rothschild e a artista portuguesa Joana Vasconcelos.
A escultura é adornada com azulejos em rosa claro, verde e azul, exibindo peças de cerâmica fabricadas pela Viúva Lamego, uma instituição de 170 anos de Sintra, Portugal. Possui cachoeiras pontuais e um sistema de iluminação próprio. Este ambicioso projeto celebra o conceito de uma festa de casamento e é citado como “um templo para o amor”.
“Há quase 30 anos que trabalho o tema do amor ao longo da minha carreira, mas este é o meu maior desafio até hoje. Muitos artistas têm o seu ‘projeto impossível’ e este é o meu. Uma obra desta envergadura só seria possível com a visão e incentivo de um patrono extraordinário e generoso. Lord Rothschild viu o seu potencial onírico, acreditou na minha equipe e nos deu os meios para o fazer acontecer. Cruzamento entre a confeitaria e a arquitetura, a obra de arte só estará completa quando duas pessoas se encontrarem no topo do Bolo de Noiva. Que é, acima de tudo, um templo de amor”.
Nascida em Paris, Vasconcelos é uma das mais conhecidas artistas contemporâneas a viver e a trabalhar em Lisboa. Em sua prática, explora temas de identidade, gênero e cultura de consumo, incorporando objetos e materiais do cotidiano, como têxteis, cerâmicas e eletrodomésticos, que transforma em esculturas monumentais e provocativas.
O Bolo de Noiva tem um significado especial na prática artística de Joana Vasconcelos, conhecida pelo uso de cerâmica, fios, tecidos e panos nas suas instalações de grandes dimensões. Esses materiais servem de base para suas vibrantes esculturas tridimensionais, bem como para suas elaboradas e surreais criações que transformam objetos comuns, móveis, ferramentas, cerâmicas e estatuetas. Joana Vasconcelos eleva estes suportes e suas técnicas tipicamente associadas às artes aplicadas e artesanais ao estatuto de belas-artes. Sua abordagem envolve técnicas de alienação e reaproveitamento, o que aproxima seus trabalhos em estilo e estratégia dos artistas surrealistas.