Galerias brasileiras marcam presença no “Latin America Galleries Now”

Osvaldo Carvalho, Hotel-Haiti (Série Terra Prometida), 2013-15 | Galeria Janaina Torres

O Artsy, maior marketplace virtual de arte contemporânea, anuncia a realização da “Latin America Galleries Now”, feira virtual que acontece entre os dias 19 de julho e 9 de agosto, destacando o trabalho de artistas de algumas das mais importantes galerias de arte da América Latina, com destaque para 16 galerias brasileiras, participantes do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) é uma das parceiras do evento, ao lado de outras quatro associações de galerias do continente: Meridiano (Argentine Art Galleries Association), da Argentina, AGAG (Asociación de Galerías de Arte Contemporáneo), do Chile, AGAG (Colombian Art Galleries Association), da Colômbia e GAMA (Galerías de Arte Asociadas), do México.

Judith Lauand, 1977 | Galeria Berenice Arvani

Do Brasil, participam as galerias Aura, Choque Cultural, Berenice Arvani, Karla Osorio, Kogan Amaro, Luisa Strina, Marilia Razuk, Nara Roesler, Raquel Arnaud, Janaina Torres, Luciana Brito, Mendes Wood DM, Pinakotheke, Portas Vilaseca, Simões de Assis, Zagut e Zipper.

O público também poderá acessar uma programação de talks gratuitos, que vai reunir convidados de diferentes países em torno de questões relevantes para a arte contemporânea da América Latina. Serão 3 talks, um por semana, a partir de 23/07, em que serão debatidos temas como novas estéticas, colecionismo, internacionalização e a complementaridade que existe entre o trabalho das galerias mais tradicionais com o das jovens galerias dentro do ecossistema do continente.

O acesso à Latin America Galleries Now pode ser feito por meio do link https://www.artsy.net/art-fairs.

Ana Calvazara | Galeria Marilia Razuk

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 62 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Élle de Bernardini. SOLO GaKO. 2021- Isabelita dos Patins. série Moles | Galeria Karla Osorio

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …