Galerias brasileiras marcam presença no “Latin America Galleries Now”

Osvaldo Carvalho, Hotel-Haiti (Série Terra Prometida), 2013-15 | Galeria Janaina Torres

O Artsy, maior marketplace virtual de arte contemporânea, anuncia a realização da “Latin America Galleries Now”, feira virtual que acontece entre os dias 19 de julho e 9 de agosto, destacando o trabalho de artistas de algumas das mais importantes galerias de arte da América Latina, com destaque para 16 galerias brasileiras, participantes do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) é uma das parceiras do evento, ao lado de outras quatro associações de galerias do continente: Meridiano (Argentine Art Galleries Association), da Argentina, AGAG (Asociación de Galerías de Arte Contemporáneo), do Chile, AGAG (Colombian Art Galleries Association), da Colômbia e GAMA (Galerías de Arte Asociadas), do México.

Judith Lauand, 1977 | Galeria Berenice Arvani

Do Brasil, participam as galerias Aura, Choque Cultural, Berenice Arvani, Karla Osorio, Kogan Amaro, Luisa Strina, Marilia Razuk, Nara Roesler, Raquel Arnaud, Janaina Torres, Luciana Brito, Mendes Wood DM, Pinakotheke, Portas Vilaseca, Simões de Assis, Zagut e Zipper.

O público também poderá acessar uma programação de talks gratuitos, que vai reunir convidados de diferentes países em torno de questões relevantes para a arte contemporânea da América Latina. Serão 3 talks, um por semana, a partir de 23/07, em que serão debatidos temas como novas estéticas, colecionismo, internacionalização e a complementaridade que existe entre o trabalho das galerias mais tradicionais com o das jovens galerias dentro do ecossistema do continente.

O acesso à Latin America Galleries Now pode ser feito por meio do link https://www.artsy.net/art-fairs.

Ana Calvazara | Galeria Marilia Razuk

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 62 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Élle de Bernardini. SOLO GaKO. 2021- Isabelita dos Patins. série Moles | Galeria Karla Osorio

Compartilhar:
Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …

Notícias - 01/07/2022

MARGS lança Projeto de Digitalização de seu Acervo Documental

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do MARGS, anuncia o pré-lançamento do “Projeto de Digitalização do …

Notícias - 30/06/2022

Capa do disco de Beyoncé tem comparações com a famosa pintura de Lady Godiva

Após semelhança com fotografia de performance da artista Berna Reale, na tarde de quinta-feira 30 de junho, Beyoncé revelou a …

Notícias - 30/06/2022

Abre em São Paulo o Museu das Culturas Indígenas

Abriu no último dia 29/6, em São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas.

Localizado na capital de São Paulo, o Museu …

Notícias - 30/06/2022

A fotógrafa Sibylle Bergemann ganha retrospectiva na Berlinische Galerie

A fotógrafa Sibylle Bergemann (1941–2010) captou as histórias de pessoas e lugares de uma forma especial. Durante seu período criativo, …

Notícias - 29/06/2022

Museu de Nova York apresenta exposição sobre o universo queer de Machine Dazzle

O Museu de Artes e Design (MAD), em Nova York, apresentará Queer Maximalism x Machine Dazzle, a primeira exposição individual …

Notícias - 29/06/2022

São Paulo ganha novos grafites

Com objetivo de deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista, Veloe, marca especializada em meios …

Notícias - 29/06/2022

Roubo à feira de arte à luz do dia choca espectadores

Dois homens foram presos depois que uma gangue de ladrões quebrou vitrines de vidro em uma feira de arte europeia …

Notícias - 27/06/2022

MAR lança edital para projeto de formação para jovens

O Museu de Arte do Rio vai lançar nesta terça-feira (28/06), o projeto Percursos Formativos, programa desenvolvido pela Escola do …

Notícias - 27/06/2022

Artista coloca placas gigantes para refugiados no mar lerem

Acima do calçadão oeste em Newhaven, visível tanto para refugiados no mar quanto para os transeuntes, está uma mensagem enorme …