Fotógrafo alemão recusa prêmio por sua “foto” gerada com IA

Você poderia imaginar perder uma competição de arte para um robô? Já aconteceu antes e aconteceu novamente quando Boris Eldagsen, um fotógrafo de carreira de Berlim, Alemanha, enviou uma imagem gerada por IA para o Sony World Photography Awards (SWPA) de 2023 na categoria Criativo. Eldagsen afirma que revelou à Sony e ao organizador da competição, Creo Arts, que seu trabalho foi feito usando IA, mas nenhum dos dois o reconheceria abertamente até que ele resolvesse o problema por conta própria.

“The Electrician” de Eldagsen (2022), inspirado nas fotos de Roger Ballen, foi gerado em Dall-E 2 em agosto passado usando uma combinação de engenharia de prompts (refinando os prompts de texto corretos a serem inseridos para obter os resultados generativos mais desejáveis), inpainting e outpainting.

Quando Eldagsen submeteu “The Electrician” a três concursos de fotografia, incluindo o SWPA, ele pretendia testar os painéis de julgamento de cada competição para ver se eles estavam distinguindo a fotografia real dos trabalhos de IA.

“Não se tratava de ganhar nada”, disse. “Fui fotógrafo por 30 anos antes de me voltar para a IA e estou muito envolvido na cena alemã, realizando workshops, palestras e ajudando a redigir propostas de legislação relacionada à IA.”.

Acontece que as diretrizes de envio do SWPA não tinham cláusulas sobre arte de IA e não exigiam arquivos RAW dos candidatos ou mesmo dos finalistas. Eldagsen disse que recebeu um e-mail do SWPA em janeiro pedindo mais informações sobre sua inscrição, então ele forneceu suas contas de mídia social, onde compartilha muitas de suas imagens de IA.

“E então, quando em fevereiro eles enviaram um e-mail dizendo ‘Parabéns, você ganhou a categoria Criativa da competição aberta’, eu disse a eles que era IA”, disse Eldagsen, propondo a ideia de um painel aberto para reconhecer a proliferação de trabalhos gerados por IA e a criação de uma nova categoria para inscrições geradas por IA. De acordo com Eldagsen, o contato da Organização Mundial de Fotografia respondeu que estava tudo bem e continuou a oferecer o prêmio a ele mesmo depois que ele disse que deveria ser dado a outra pessoa.

Em resposta, um porta-voz da Creo Arts disse: “Tivemos várias correspondências com Boris antes de anunciá-lo como o vencedor da categoria Criativa na competição Aberta. Boris confirmou a ‘co-criação’ desta imagem usando IA. Ele agora decidiu recusar seu prêmio. Respeitamos sua decisão e, portanto, o removemos da competição”.

O comunicado de imprensa oficial anunciando os vencedores do SWPA de 2023 foi divulgado em 14 de março, após o qual o organizador da competição, Creo Arts, entrou em contato com Eldagsen por e-mail com perguntas sobre sua inscrição vencedora. O artista deu a eles a mesma resposta que deu à Sony, sugerindo que Creo usasse esse envio como ponto de partida para conversas sobre mídia de IA, mas Creo disse que não havia plataforma imediata para tal diálogo.

Eldagsen finalmente subiu ao palco em um London Hilton para recusar publicamente o prêmio. Aparentemente, eles o ouviram alto e claro desta vez, já que menções a seu nome foram rapidamente removidas do site da SWPA e sua “foto” foi discretamente retirada da exposição na Somerset House de Londres sem qualquer comunicação ou explicação.

“Desde o início, não planejei apenas ser um idiota ou indelicado e rude, mas tenho um interesse sincero em como isso afetará a cena da fotografia e precisa ser falado”, disse Eldagsen, frustrado por ele tinha que ir tão longe.

“E esses prêmios são grandes no mundo da fotografia, mas eles não se importam, isso é um negócio para eles com um grande nome como a Sony como patrocinador”, acrescentou. “Poderia ter sido um grande momento de relações públicas para eles também, para introduzir novos regulamentos ou elementos para os prêmios, mas eles simplesmente não estão falando sobre isso.”

Um porta-voz da Organização Mundial de Fotografia forneceu uma declaração em resposta ao incidente. Segue anexo na íntegra abaixo:

Durante nossas várias trocas com Boris Eldagsen antes de anunciá-lo como o vencedor da categoria Criativa na competição Aberta em 14 de março, ele confirmou a ‘cocriação’ desta imagem usando IA. Em nossa correspondência, ele explicou como após ‘duas décadas de fotografia, meu foco artístico mudou mais para explorar as possibilidades criativas de geradores de IA’ e enfatizando ainda mais que a imagem depende fortemente de sua ‘riqueza de conhecimento fotográfico’. De acordo com as regras do concurso, os fotógrafos fornecem as garantias de sua inscrição.

A categoria Criativa da competição Aberta acolhe várias abordagens experimentais para a criação de imagens, desde cianotipias e radiografias até práticas digitais de ponta. Assim, após nossa correspondência com Boris e as garantias que ele forneceu, sentimos que sua inscrição preenchia os critérios para esta categoria e apoiamos sua participação. Além disso, estávamos ansiosos para participar de uma discussão mais aprofundada sobre esse tópico e acolhemos o desejo de diálogo de Boris, preparando perguntas para uma sessão de perguntas e respostas dedicada a ele em nosso site.

Como ele agora decidiu recusar seu prêmio, suspendemos nossas atividades com ele e, de acordo com sua vontade, o removemos da competição. Dadas suas ações e declaração subsequente observando suas tentativas deliberadas de nos enganar e, portanto, invalidar as garantias que ele forneceu, não sentimos mais que somos capazes de nos engajar em um diálogo significativo e construtivo com ele.

Reconhecemos a importância deste assunto e seu impacto na produção de imagens hoje. Estamos ansiosos para explorar ainda mais esse tópico por meio de nossos vários canais e programas e agradecemos a conversa sobre o assunto. Embora os elementos das práticas de IA sejam relevantes em contextos artísticos de criação de imagens, os prêmios sempre foram e continuarão sendo uma plataforma para defender a excelência e a habilidade de fotógrafos e artistas que trabalham nesse meio.

Compartilhar:
Notícias - 17/05/2024

Belém recebe o histórico e novo Centro Cultural Bienal das Amazônias

Em um momento histórico para as artes visuais, o Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), um espaço permanente de cultura …

Notícias - 16/05/2024

Artista surrealista quebra recorde em leilão

A pintura de Lenora Carrington, Les Distractions de Dagobert, de 1945, foi vendida por US$ 28,5 milhões com taxas, durante …

Notícias - 16/05/2024

Centro Georges Pompidou ganhará filial brasileira

O Centro Georges Pompidou, um dos principais museus de arte contemporânea de Paris, na França, receberá uma filial no Brasil, …

Notícias - 16/05/2024

Primeiro retrato oficial do Rei Charles provoca reações negativas pela paleta 'Vermelho Sangue'

O primeiro retrato oficial do rei Charles pintado desde sua coroação em maio passado foi inaugurado no Palácio de Buckingham.

A …

Notícias - 16/05/2024

maior festival de sexualidade na arte contemporânea do Brasil recebe 100 artistas

Um evento legitimador aos artistas contemporâneos que trabalham com sexualidade, apresentando ao público uma produção pulsante, além de proporcionar diversas …

Notícias - 16/05/2024

Ateliê parisiense de Modigliani e Gauguin ganha status de patrimônio

O estúdio parisiense onde artistas como Amedeo Modigliani e Paul Gauguin viveram e trabalharam recebeu uma designação histórica antes de …

Notícias - 16/05/2024

Exposição vai selecionar 10 artistas negros para repensar o Brasil a partir de ideias criadas por figuras históricas

Idealizada pela diretora e produtora executiva Mariana Luiza (“Redenção”), em colaboração com as professoras Ana Flávia Magalhães Pinto (História-UnB e …

Notícias - 16/05/2024

Conheça os retratos de criminosos feitos de crochê por artista e sua mãe

“Tudo começou com um desafio”, disse o artista e escritor radicado em Nova York, Paul Chan. Há dois anos, sua …

Notícias - 16/05/2024

Suspeita de ataque cibernético mantém o site da Christie's off-line durante a semana de leilões

Não é uma boa semana para uma casa de leilões sofrer uma falha tecnológica, mas é isso que a Christie’s …

Notícias - 16/05/2024

Festa da Luz agita Belo Horizonte com instalações e atividades artísticas públicas

Em apenas duas edições, a Festa da Luz tornou-se um dos eventos mais aguardados e celebrados de Belo Horizonte. Para …

Notícias - 15/05/2024

Geólogo diz descobrir onde MonaLisa estava sentada

Ela foi manchada com bolo e encharcada com ácido. Vigilantes roubaram-na e manifestantes desfiguraram-na. Ela foi atacada e cutucada, exibida …

Notícias - 15/05/2024

Conheça o tema e curadoria da exposição e baile do MET Gala

O curador Andrew Bolton tem muito que explicar sobre a nova exposição do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. …