Categories: Notícias

família de Basquiat organiza mostra de obras raramente vistas do artista

Desde sua trágica morte de overdose aos 27 anos de idade em 1988, o artista de rua Jean-Michel Basquiat se tornou uma figura querida e quase lendária do mercado de arte, objeto de aparentemente incontáveis ​​exposições, organizadas por instituições importantes como o Museu do Brooklyn e o Barbican Centre de Londres e o megacolecionador e ex-magnata da publicação de artes Peter Brant.

Agora, pela primeira vez, a família de Basquiat está organizando uma mostra própria, tirada inteiramente de sua coleção de extensão de seu trabalho, a maioria dos quais nunca foi exibida publicamente.

A exposição, que é considerada uma experiência imersiva, está programada para pousar no edifício Starrett-Lehigh de Nova York no início da primavera de 2022.

Embora em grande parte dedicado a escritórios, o prédio abriga a Chelsea Gallery da School of Visual Arts e sediou um show do Mr. Brainwash para beneficiar uma instituição de caridade contra o câncer de garganta e pescoço em 2018.

As irmãs de Basquiat, Lisane Basquiat e Jeanine Heriveaux, que administram a propriedade Jean-Michel Basquiat com sua madrasta, Nora Fitzpatrick, tiveram a ideia durante o bloqueio.

“Muito do que foi compartilhado sobre Jean-Michel, até agora, originou-se da perspectiva daqueles que conheceram ou conheceram Jean-Michel em um momento específico”, disseram as irmãs à Artnet News por e-mail.

“Somos constantemente procurados por pessoas que querem saber e ouvir mais sobre quem foi Jean-Michel. Muitos são artistas iniciantes que buscam inspiração conectando-se à história de Jean-Michel ”, acrescentaram. “Só nós podemos fornecer o contexto mais amplo de suas raízes culturais e familiares, e como elas atuam na narrativa de sua arte.”

A mostra, intitulada “Jean-Michel Basquiat: King Pleasure”, apresentará 200 “pinturas nunca antes e raramente vistas, desenhos, apresentações multimídia, coisas efêmeras e artefatos”, de acordo com um comunicado. A família e a propriedade trouxeram a ISG Productions e a Superblue para produzir o show, com Spotify e Phillips como patrocinadores.

Detalhes sobre os aspectos experienciais da exposição, bem como trabalhos específicos em exibição e informações sobre ingressos, permanecem disponíveis, mas as irmãs estão confiantes de que o show irá ressoar com o público.

“Esperamos que eles tirem inspiração [e] uma apreciação mais profunda da humanidade, da jornada de Jean-Michel e de tudo o que ele trouxe para a cultura e arte pop”, disseram Lisane Basquiat e Heriveaux.

Jean-Michel Basquiat em 1982 | FOTO Van Der Zee

FONTE: Artnet News

Redação

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

6 horas ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

7 horas ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

7 horas ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

1 dia ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

1 dia ago

exposição traz fotografias de José Hamilton Ribeiro na Guerra do Vietnã

No dia 10 de julho, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria…

1 dia ago