família de Basquiat organiza mostra de obras raramente vistas do artista

Jean-Michel Basquiat, Jailbirds, 1983 | FOTO: Reprodução

Desde sua trágica morte de overdose aos 27 anos de idade em 1988, o artista de rua Jean-Michel Basquiat se tornou uma figura querida e quase lendária do mercado de arte, objeto de aparentemente incontáveis ​​exposições, organizadas por instituições importantes como o Museu do Brooklyn e o Barbican Centre de Londres e o megacolecionador e ex-magnata da publicação de artes Peter Brant.

Agora, pela primeira vez, a família de Basquiat está organizando uma mostra própria, tirada inteiramente de sua coleção de extensão de seu trabalho, a maioria dos quais nunca foi exibida publicamente.

A exposição, que é considerada uma experiência imersiva, está programada para pousar no edifício Starrett-Lehigh de Nova York no início da primavera de 2022.

Embora em grande parte dedicado a escritórios, o prédio abriga a Chelsea Gallery da School of Visual Arts e sediou um show do Mr. Brainwash para beneficiar uma instituição de caridade contra o câncer de garganta e pescoço em 2018.

As irmãs de Basquiat, Lisane Basquiat e Jeanine Heriveaux, que administram a propriedade Jean-Michel Basquiat com sua madrasta, Nora Fitzpatrick, tiveram a ideia durante o bloqueio.

“Muito do que foi compartilhado sobre Jean-Michel, até agora, originou-se da perspectiva daqueles que conheceram ou conheceram Jean-Michel em um momento específico”, disseram as irmãs à Artnet News por e-mail.

“Somos constantemente procurados por pessoas que querem saber e ouvir mais sobre quem foi Jean-Michel. Muitos são artistas iniciantes que buscam inspiração conectando-se à história de Jean-Michel ”, acrescentaram. “Só nós podemos fornecer o contexto mais amplo de suas raízes culturais e familiares, e como elas atuam na narrativa de sua arte.”

A mostra, intitulada “Jean-Michel Basquiat: King Pleasure”, apresentará 200 “pinturas nunca antes e raramente vistas, desenhos, apresentações multimídia, coisas efêmeras e artefatos”, de acordo com um comunicado. A família e a propriedade trouxeram a ISG Productions e a Superblue para produzir o show, com Spotify e Phillips como patrocinadores.

Detalhes sobre os aspectos experienciais da exposição, bem como trabalhos específicos em exibição e informações sobre ingressos, permanecem disponíveis, mas as irmãs estão confiantes de que o show irá ressoar com o público.

“Esperamos que eles tirem inspiração [e] uma apreciação mais profunda da humanidade, da jornada de Jean-Michel e de tudo o que ele trouxe para a cultura e arte pop”, disseram Lisane Basquiat e Heriveaux.

Jean-Michel Basquiat em 1982 | FOTO Van Der Zee

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …