Considerada obra de Satanás, escultura rupestre da Geórgia é bombardeada e demolida

As Pedras Guia da Geórgia, uma misteriosa obra de arte pública às vezes chamada de “Stonehenge americano”, não existem mais. No dia 7 de julho, indivíduos desconhecidos detonaram uma bomba que danificou gravemente a escultura, que ficou em Elberton, na Geórgia, por mais de 40 anos.

Na esteira do ataque, e citando preocupações de segurança, o governo demoliu o que restava da obra, que inspirou muitas teorias da conspiração. Kandiss Taylor, uma candidata republicana a governadora na Geórgia, havia prometido recentemente destruí-los devido a temores de que fossem obra de uma Nova Ordem Mundial satânica.

“As informações preliminares indicam que indivíduos desconhecidos detonaram um dispositivo explosivo por volta das 4h da manhã de quarta-feira, 6 de julho”, disse o Departamento de Investigação da Geórgia em comunicado. “O pessoal do Gabinete do Xerife do Condado de Elbert descobriu que a explosão destruiu uma grande parte da estrutura.”

O vídeo de vigilância capturou a explosão, seguida por um carro fugindo do local. Uma das lajes de pedra foi reduzida a escombros pela explosão, mas ninguém ficou ferido no incidente.

“Estou triste não apenas por Elberton e Elbert County, estou triste pelos Estados Unidos e pelo mundo. Estes eram uma atração turística, e não era incomum que pessoas de todo o mundo viessem aqui a qualquer momento”, disse Chris Kubas, vice-presidente executivo da Elberton Granite Association, à afiliada local da FOX .

O Conselho de Turismo da Geórgia, que anteriormente promovia o “conjunto mais incomum de monólitos de granito”, já removeu todas as menções às Pedras Guia da Geórgia de seu site.

“É lamentável que vivamos em uma sociedade que pensa que derrubar coisas com as quais você discorda é aceitável. Estou sem palavras”, disse Matt Clamp, que ajudou seu pai, Charlie Clamp, a gravar as pedras, ao New York Times .

O monumento foi erguido em 1980, a mando de um homem que se autodenomina RC Christian. Diz-se que ele representava um “pequeno grupo de americanos leais que acreditam em Deus” e queria “deixar uma mensagem para as gerações futuras”.

Apenas Wyatt C. Martin , um banqueiro local aposentado que ajudou a organizar a instalação da obra, teria descoberto a verdadeira identidade de Christian, e jurou nunca revelá-la.

O documentário de 2015 Dark Clouds over Elberton , identificou Christian como Herbert Hinzie Kersten, um médico de Iowa que publicou cartas em jornais locais em apoio ao líder da Ku Klux Klan, David Duke.

Construído pela Elbert Granite Finishing Company, usando Pyramid Blue Granite extraído localmente – Elberton se autodenomina “a Capital Mundial do Granito” – a obra de arte apresentava quatro suportes ao redor de uma laje central, encimada por uma pedra angular.

Localizada a duas horas de carro a nordeste de Atlanta pela Highway 77, a peça funcionava como um calendário astronômico. Todos os dias ao meio-dia, o sol passa através de um pequeno buraco para iluminar a data gravada abaixo.

Mas a parte mais misteriosa do trabalho foi a inscrição de 4.000 caracteres, escrita nas línguas antigas do sânscrito, cuneiforme babilônico, hieróglifos egípcios, grego, bem como inglês, russo, hebraico, árabe, hindi, chinês, espanhol e suaíli.

A mensagem foi escrita em 10 linhas, como os 10 Mandamentos modernos, oferecendo instruções para a conservação da humanidade e das gerações futuras, e para a reconstrução após um evento apocalíptico – instruções que alguns acreditam vir de um culto perigoso.

Alguns teóricos da conspiração afirmam que a ordem de “manter a humanidade abaixo de 500.000.000 em equilíbrio perpétuo com a natureza” é prova de um plano idealizado pelas elites globais para abater a população mundial.

Em 2008, Alex Jones, fundador da Info Wars e conhecido por abraçar teorias da conspiração absurdas, chamou as Pedras Guia da Geórgia de “um testamento frio da missão sagrada das elites”.

Nos anos seguintes, a escultura foi vandalizada pelo menos três vezes, marcada com slogans como “Morte à nova ordem mundial”.

No início deste ano, o monumento tornou-se um símbolo da tentativa malsucedida de Taylor para governadora.

“Eu sou a única candidata ousada o suficiente para enfrentar a Cabala Luciferiana”, escreveu Taylor no Twitter . “Eleja-me governadora da Geórgia, e eu colocarei o Regime Satânico de joelhos – e vamos demolir as Pedras Guia da Geórgia.”

Ainda não está claro se os vândalos que plantaram a bomba faziam parte da campanha #TearThemDown de Taylor , ridicularizada em um episódio recente de um programa de TV.

Nas primárias de maio, Taylor obteve apenas 3,4% dos votos, ficando em terceiro lugar atrás de David Perdue. O titular Brian Kemp garantiu a indicação do partido e enfrentará uma revanche com a democrata Stacey Abrams nas eleições gerais.

“Deus é Deus por si mesmo”, escreveu Taylor no Twitter após a demolição do monumento. “Ele pode fazer QUALQUER COISA que Ele quer fazer. Isso inclui derrubar as Pedras Guias satânicas.”

Leia a mensagem completa das pedras abaixo:

Mantenha a humanidade abaixo de 500.000.000 em perpétuo equilíbrio com a natureza.

Guie a reprodução com sabedoria – melhorando a aptidão e a diversidade.

Una a humanidade com uma nova linguagem viva.

Domine a paixão — a fé — a tradição — e todas as coisas com razão temperada.

Proteja pessoas e nações com leis justas e tribunais justos.

Que todas as nações governem internamente, resolvendo disputas externas em um tribunal mundial.

Evite leis mesquinhas e funcionários inúteis.

Equilibre os direitos pessoais com os deveres sociais.

Valorize a verdade – a beleza – o amor – buscando harmonia com o infinito.

Não seja um câncer na Terra – Deixe espaço para a natureza – Deixe espaço para a natureza.

Compartilhar:
Notícias - 27/06/2024

Iris Van Herpen transforma desfile em verdadeira exposição de arte

Em sua nova coleção, a estilista holandesa Iris Van Herpen chamou atenção por trazer uma instalação de arte híbrida com …

Notícias - 27/06/2024

Desenho de Modigliani é apreendido antes da venda. Descubra o motivo

Um desenho atribuído ao modernista italiano Amedeo Modigliani estava prestes a ser vendido por 300 mil euros (320 mil dólares) …

Notícias - 26/06/2024

Panmela Castro abre Exposição solo em Lisboa

No autorretrato “Pode o subalterno falar?”, a artista Panmela Castro aparece lendo um exemplar da obra seminal da autora indiana …

Notícias - 26/06/2024

Turista é preso depois de vandalizar antiga casa de Pompéia

Um turista cazaque foi detido no Parque Arqueológico de Pompeia no sábado, 22 de junho, depois de ser flagrado gravando …

Notícias - 26/06/2024

Entenda porque museu pendurou telas de Picasso em seu banheiro

O Museu de Arte Antiga e Nova da Tasmânia instalou três Picassos numa das suas casas de banho, numa resposta …

Notícias - 25/06/2024

Vai a leilão uma obra-prima de Ticiano, roubada por Napoleão e encontrada em um ponto de ônibus

Uma pequena pintura do jovem Tiziano Vecellio, conhecido na história como Ticiano, deverá estabelecer um novo recorde em leilão para …

Notícias - 25/06/2024

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade vai premiar ações que valorizem mulheres e pessoas LGBTQIAPN+

Nesta segunda-feira, (24) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou …

Notícias - 25/06/2024

Ativistas climáticos jogam tinta laranja no Stonehenge, na Inglaterra

Manifestantes ambientais pulverizaram tinta no famoso monumento Stonehenge, na Inglaterra. Imagens mostraram marcas laranja cobrindo algumas das pedras da mundialmente …

Notícias - 25/06/2024

Instalação de arte homenageia 25 indivíduos que foram escravizados no local

Como muitas pessoas que cresceram no Brooklyn, Adama Delphine Fawundu lembra-se de ter passado grande parte de sua infância e …

Notícias - 25/06/2024

VIA CULTURAL MIX oferece OFICINAS PRESENCIAIS E ONLINE

O projeto VIA CULTURAL MIX abre inscrições para oficinas gratuitas presenciais e online.
Com transmissão on-line para todo o Brasil, no …

Notícias - 25/06/2024

Artista desenterra a história da escravidão em Nova York

Os autorretratos de Nona Faustine são politicamente incisivos, historicamente fundamentados e espiritualmente transcendentes. Colocando o seu próprio corpo abundante e …

Notícias - 21/06/2024

Primeiro ministro canadense pede ao Papa que devolva itens indígenas da coleção do Vaticano

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, instou o Papa Francisco a intensificar os esforços de reconciliação com os povos indígenas …