Conheça detalhe que você pode não ter notado no afresco da Capela Sistina de Michelangelo

O dia 1º de  novembro, ou Dia de Todos os Santos, é uma festa destinada a exaltar todos os santos na tradição cristã. É um feriado nacional na Cidade do Vaticano, onde o afresco do teto da Capela Sistina de Michelangelo fez sua estreia pública – no Dia de Todos os Santos em 1512.

O primeiro historiador de arte e biógrafo da Renascença Giorgio Vasari escreveu sobre a ocasião: “O mundo inteiro veio correndo quando o tesouro foi revelado, e a visão dele foi o suficiente para reduzi-los a um silêncio atordoante”. Mal sabiam eles, o mais espantoso ainda estava por vir, na forma de um detalhe facilmente esquecido: segundo Michelangelo, o fruto proibido não era uma maçã, mas um figo.

Adão e Eva comendo da figueira no Jardim do Éden.

Adão e Eva comendo da figueira no Jardim do Éden. DOMÍNIO PÚBLICO

O fenômeno de nove painéis de Michelangelo, retratando cenas do Livro do Gênesis junto com incontáveis ​​outras figuras e alusões bíblicas, trouxe a elevação do céu para a terra. Depois de quatro anos de trabalho retrógrado, o artista se cansou de pintar, escrevendo um extenso soneto: “Já cresci um bócio com essa tortura / encurvado aqui como um gato na Lombardia”, e fechando com os resignados percepção de que “não estou no lugar certo – não sou um pintor”. Mas o desejo de Michelangelo por trabalhos escultóricos pode não ter sido a única coisa frustrante em seu processo criativo.

Tendo sido treinado quando jovem na academia humanista da família Medici em Florença, que promovia uma mistura de ideais platônicos e cristianismo, Michelangelo provavelmente teria se sentido confortável desafiando a ênfase da Igreja Católica em ser um intermediário entre as pessoas e Deus. O simbolismo oculto nos afrescos de seu teto alinha Michelangelo mais intimamente com a filosofia do Humanismo da Renascença, a crença mais moderna e liberal de que as pessoas poderiam manter um relacionamento direto com Deus. Sua escolha de incluir homens nus não bíblicos como o Ignudi (figuras de apoio nos afrescos, totalmente sem relação com as cenas que enquadram) e uma representação anatômica do cérebro humano foi um movimento sutil para reconciliar as visões da Igreja com as suas, já que ambos os exemplos mostram um interesse pelo secular. As poses relaxadas e naturais e os corpos idealizados do Ignudi enfatizaram o lado humano do catolicismo. Uma das liberdades artísticas mais notáveis ​​de Michelangelo, entretanto, está na forma de figos.

O afresco "Juízo Final", repleto de figuras nuas pré-folhas de figueira e pré-restauração.

O afresco “Juízo Final”, repleto de figuras nuas pré-folhas de figueira e pré-restauração. DOMÍNIO PÚBLICO

Na seção central do teto da Capela Sistina, o artista ilustra cenas relativas a Adão e Eva. O painel que descreve a “Tentação” e a subsequente expulsão dos dois personagens do Jardim do Éden é um afastamento notável dos pensamentos que presidiam na Itália na época sobre que tipo de fruta era a proibida. Na Vulgata, a tradução oficial da Bíblia em latim pela Igreja Católica durante o século 16, a Árvore do Conhecimento é amplamente lida como tendo maçãs. No afresco de Michelangelo, a árvore carrega figos – uma interpretação mais judaica do texto. (Deve-se notar que Gênesis descreve Adão e Eva cobrindo-se com folhas de figueira por causa de sua nova percepção da nudez, então os figos definitivamente faziam parte da ação de alguma forma.)

Curiosamente, os figos apareceriam novamente no trabalho de Michelangelo na Capela Sistina, apenas em uma altitude menor. O infame afresco de parede do artista que descreve o “Juízo Final” está cheio de figuras nuas em vez de figuras vestidas tradicionalmente, e foi esse ato descarado de revisão bíblica que impulsionou a “Campanha da Folha da Figueira“. No Concílio de Trento em 1563, membros da Igreja Católica decretaram que toda lascívia retratada na arte religiosa deveria ser coberta com folhas de figueira cuidadosamente colocadas.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …