O Museu Britânico de Londres adquiriu 103 desenhos do renomado pintor e gravador japonês Hokusai (1760-1849), que permaneceram escondidos em uma coleção privada francesa por mais de 70 anos.
Os desenhos em pequena escala, criados em 1829 para um livro inédito intitulado Great Picture Book of Everything, eram propriedade do joalheiro de Art Nouveau Henri Vever, que morreu em 1943. As obras foram então vendidas em um leilão em Paris em 1948 e “reaparecidas” lá no ano passado, de acordo com o museu, que diz que os desenhos “foram pensados para ter estado em uma coleção particular na França nos anos que se seguiram e desconhecidos para o resto do mundo”.
De acordo com o site do museu, o conjunto de tintas foi vendido na casa de leilões Piasa, em Paris, em junho do ano passado (o conjunto rendeu € 136.500, estimativa de € 15.000 – € 20.000). A instituição de caridade Art Fund ajudou a financiar a aquisição; a compra também foi viabilizada por meio da doação Theresia Gerda Buch. O museu também possui uma impressão da obra-prima de Hokusai, The Great Wave (1831), que foi comprada em 2008 por £ 130.000.
Todos os desenhos descobertos podem ser vistos no site do Museu Britânico , permitindo que os espectadores se aprofundem nos detalhes – desde representações de figuras religiosas, mitológicas, históricas e literárias a animais, pássaros e flores – com tecnologia de zoom. Também está prevista uma exposição das obras (data a confirmar).
As imagens lançam luz sobre os métodos de trabalho de Hokusai, permitindo que os curadores façam conexões com esboços semelhantes armazenados no Museu de Belas Artes de Boston e na Bibliothèque Nationale em Paris. “Será fascinante, conforme o estudo dos desenhos progride, propor agrupamentos de assuntos relacionados e demonstrar como eles se relacionam com a obra mais ampla de Hokusai”, diz um curador na seção de comentários do site dedicado.
A razão pela qual os desenhos nunca foram publicados permanece obscura, mas “demonstra que Hokusai estava de fato entrando em uma nova explosão de criatividade que logo daria origem à sua famosa série impressa Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji (por volta de 1831-33)” , de acordo com um comunicado do museu. Ao todo, ele produziu 3.000 impressões coloridas e quase 1.000 pinturas.