Artistas de rua de todo o mundo estão pintando murais para homenagear George Floyd

MINNEAPOLIS , MINNESOTA - May 31, 2020 in Minneapolis , Minnesota. (Jason Armond / Los Angeles Times via Getty Images)

Os protestos abalaram cidades ao redor do mundo após a morte de George Floyd, um homem afro-americano que repetidamente balbuciou “Não consigo respirar” quando um dos quatro policiais de Minneapolis, Derek Chauvin, ajoelhou-se sobre seu pescoço. No dia seguinte à morte de Floyd, todos os quatro policiais foram demitidos e, na sexta-feira, Chauvin foi acusado de assassinato em terceiro grau.

Nos dias seguintes, murais em homenagem ao Floyd surgiram em todo o mundo, de Berlim a Los Angeles. Em Minneapolis, na esquina da 38th Street e na Chicago Avenue, um mural de 6 por 3 metros aparece em uma parede de tijolos do lado de fora da loja Cup Foods, onde Floyd morreu. O trabalho foi pintado por Xena Goldman, Cadex Herrera, Greta McLain, Niko Alexander e Pablo Hernandez.

“Nossa idéia era descrever Floyd não como um mártir, mas como um herói da justiça social”, disse Herrera ao site.

O rosto de Floyd parece cercado por um girassol, cujo centro é preenchido com os nomes de outros americanos negros que morreram nas mãos de policiais. Nas letras maiúsculas de seu nome, silhuetas de manifestantes levantam os punhos em solidariedade. Na parte inferior do mural, as palavras “agora posso respirar” estão escritas em pequenas letras brancas.

Enquanto os protestos em torno da brutalidade policial foram centrados nos EUA, a arte de rua em homenagem a Floyd apareceu em Barcelona, ​​Berlim e até na cidade devastada pela guerra de Binnish, Síria, onde os artistas Aziz Asmar e Anis Hamdoun pintaram o rosto de Floyd com as palavras “ NÃO AO RACISMO ”em um poste de cimento solitário.

O artista Celos pinta um mural de George Floyd ao longo da Broadway em Los Angeles. Foto por Keith Birmingham / MediaNews Group / Pasadena Star-News via Getty Images.

 

Os artistas sírios Aziz Asmar e Anis Hamdoun terminam um mural representando George Floydin, cidade de Binnish, na província de Idlib, no noroeste da Síria, em 1º de junho de 2020. Foto por Omar Haj Kadour / AFP via Getty Images.

 

Um grupo de artistas pintou um mural de George Floyd na parede do lado de fora da Cup Foods, onde Floyd foi morto sob custódia da polícia, em 28 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota. Foto de Stephen Maturen / Getty Images.

 

Arte de rua em memória de George Floyd pelo artista de rua italiano TVBoy em 31 de maio de 2020 em Barcelona, ​​Espanha. Foto de Miquel Benitez / Getty Images.

 

Um retrato de George Floyd está pendurado em um poste de luz da rua enquanto os policiais vigiam a Terceira Delegacia de Polícia durante um confronto com um grupo de manifestantes em 27 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota. Foto de Stephen Maturen / Getty Images.

 

Um mural de George Floyd em West Dublin. (Foto de Niall Carson / PA Images via Getty Images)

 

Um mural em Berlim desenhado pelo grafiteiro dominicano Jesus Cruz Artiles, também conhecido com o apelido de EME Freethinker. Foto de Abdulhamid Hosbas / Agência Anadolu via Getty Images.

 

As pessoas se reuniram na Chicago Avenue e na East 38th Street durante um comício em Minneapolis. Foto por Richard Tsong-Taatarii / Star Tribune via Getty Images.

 

Destiny Randle trabalha em uma pintura comunitária no memorial de George Floyd em Minneapolis. Foto por Steel Brooks / Agência Anadolu via Getty Images.

Fonte e tradução: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …