Artistas de rua de todo o mundo estão pintando murais para homenagear George Floyd

MINNEAPOLIS , MINNESOTA - May 31, 2020 in Minneapolis , Minnesota. (Jason Armond / Los Angeles Times via Getty Images)

Os protestos abalaram cidades ao redor do mundo após a morte de George Floyd, um homem afro-americano que repetidamente balbuciou “Não consigo respirar” quando um dos quatro policiais de Minneapolis, Derek Chauvin, ajoelhou-se sobre seu pescoço. No dia seguinte à morte de Floyd, todos os quatro policiais foram demitidos e, na sexta-feira, Chauvin foi acusado de assassinato em terceiro grau.

Nos dias seguintes, murais em homenagem ao Floyd surgiram em todo o mundo, de Berlim a Los Angeles. Em Minneapolis, na esquina da 38th Street e na Chicago Avenue, um mural de 6 por 3 metros aparece em uma parede de tijolos do lado de fora da loja Cup Foods, onde Floyd morreu. O trabalho foi pintado por Xena Goldman, Cadex Herrera, Greta McLain, Niko Alexander e Pablo Hernandez.

“Nossa idéia era descrever Floyd não como um mártir, mas como um herói da justiça social”, disse Herrera ao site.

O rosto de Floyd parece cercado por um girassol, cujo centro é preenchido com os nomes de outros americanos negros que morreram nas mãos de policiais. Nas letras maiúsculas de seu nome, silhuetas de manifestantes levantam os punhos em solidariedade. Na parte inferior do mural, as palavras “agora posso respirar” estão escritas em pequenas letras brancas.

Enquanto os protestos em torno da brutalidade policial foram centrados nos EUA, a arte de rua em homenagem a Floyd apareceu em Barcelona, ​​Berlim e até na cidade devastada pela guerra de Binnish, Síria, onde os artistas Aziz Asmar e Anis Hamdoun pintaram o rosto de Floyd com as palavras “ NÃO AO RACISMO ”em um poste de cimento solitário.

O artista Celos pinta um mural de George Floyd ao longo da Broadway em Los Angeles. Foto por Keith Birmingham / MediaNews Group / Pasadena Star-News via Getty Images.

 

Os artistas sírios Aziz Asmar e Anis Hamdoun terminam um mural representando George Floydin, cidade de Binnish, na província de Idlib, no noroeste da Síria, em 1º de junho de 2020. Foto por Omar Haj Kadour / AFP via Getty Images.

 

Um grupo de artistas pintou um mural de George Floyd na parede do lado de fora da Cup Foods, onde Floyd foi morto sob custódia da polícia, em 28 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota. Foto de Stephen Maturen / Getty Images.

 

Arte de rua em memória de George Floyd pelo artista de rua italiano TVBoy em 31 de maio de 2020 em Barcelona, ​​Espanha. Foto de Miquel Benitez / Getty Images.

 

Um retrato de George Floyd está pendurado em um poste de luz da rua enquanto os policiais vigiam a Terceira Delegacia de Polícia durante um confronto com um grupo de manifestantes em 27 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota. Foto de Stephen Maturen / Getty Images.

 

Um mural de George Floyd em West Dublin. (Foto de Niall Carson / PA Images via Getty Images)

 

Um mural em Berlim desenhado pelo grafiteiro dominicano Jesus Cruz Artiles, também conhecido com o apelido de EME Freethinker. Foto de Abdulhamid Hosbas / Agência Anadolu via Getty Images.

 

As pessoas se reuniram na Chicago Avenue e na East 38th Street durante um comício em Minneapolis. Foto por Richard Tsong-Taatarii / Star Tribune via Getty Images.

 

Destiny Randle trabalha em uma pintura comunitária no memorial de George Floyd em Minneapolis. Foto por Steel Brooks / Agência Anadolu via Getty Images.

Fonte e tradução: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …