Artistas de rua de todo o mundo estão pintando murais para homenagear George Floyd

MINNEAPOLIS , MINNESOTA - May 31, 2020 in Minneapolis , Minnesota. (Jason Armond / Los Angeles Times via Getty Images)

Os protestos abalaram cidades ao redor do mundo após a morte de George Floyd, um homem afro-americano que repetidamente balbuciou “Não consigo respirar” quando um dos quatro policiais de Minneapolis, Derek Chauvin, ajoelhou-se sobre seu pescoço. No dia seguinte à morte de Floyd, todos os quatro policiais foram demitidos e, na sexta-feira, Chauvin foi acusado de assassinato em terceiro grau.

Nos dias seguintes, murais em homenagem ao Floyd surgiram em todo o mundo, de Berlim a Los Angeles. Em Minneapolis, na esquina da 38th Street e na Chicago Avenue, um mural de 6 por 3 metros aparece em uma parede de tijolos do lado de fora da loja Cup Foods, onde Floyd morreu. O trabalho foi pintado por Xena Goldman, Cadex Herrera, Greta McLain, Niko Alexander e Pablo Hernandez.

“Nossa idéia era descrever Floyd não como um mártir, mas como um herói da justiça social”, disse Herrera ao site.

O rosto de Floyd parece cercado por um girassol, cujo centro é preenchido com os nomes de outros americanos negros que morreram nas mãos de policiais. Nas letras maiúsculas de seu nome, silhuetas de manifestantes levantam os punhos em solidariedade. Na parte inferior do mural, as palavras “agora posso respirar” estão escritas em pequenas letras brancas.

Enquanto os protestos em torno da brutalidade policial foram centrados nos EUA, a arte de rua em homenagem a Floyd apareceu em Barcelona, ​​Berlim e até na cidade devastada pela guerra de Binnish, Síria, onde os artistas Aziz Asmar e Anis Hamdoun pintaram o rosto de Floyd com as palavras “ NÃO AO RACISMO ”em um poste de cimento solitário.

O artista Celos pinta um mural de George Floyd ao longo da Broadway em Los Angeles. Foto por Keith Birmingham / MediaNews Group / Pasadena Star-News via Getty Images.

 

Os artistas sírios Aziz Asmar e Anis Hamdoun terminam um mural representando George Floydin, cidade de Binnish, na província de Idlib, no noroeste da Síria, em 1º de junho de 2020. Foto por Omar Haj Kadour / AFP via Getty Images.

 

Um grupo de artistas pintou um mural de George Floyd na parede do lado de fora da Cup Foods, onde Floyd foi morto sob custódia da polícia, em 28 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota. Foto de Stephen Maturen / Getty Images.

 

Arte de rua em memória de George Floyd pelo artista de rua italiano TVBoy em 31 de maio de 2020 em Barcelona, ​​Espanha. Foto de Miquel Benitez / Getty Images.

 

Um retrato de George Floyd está pendurado em um poste de luz da rua enquanto os policiais vigiam a Terceira Delegacia de Polícia durante um confronto com um grupo de manifestantes em 27 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota. Foto de Stephen Maturen / Getty Images.

 

Um mural de George Floyd em West Dublin. (Foto de Niall Carson / PA Images via Getty Images)

 

Um mural em Berlim desenhado pelo grafiteiro dominicano Jesus Cruz Artiles, também conhecido com o apelido de EME Freethinker. Foto de Abdulhamid Hosbas / Agência Anadolu via Getty Images.

 

As pessoas se reuniram na Chicago Avenue e na East 38th Street durante um comício em Minneapolis. Foto por Richard Tsong-Taatarii / Star Tribune via Getty Images.

 

Destiny Randle trabalha em uma pintura comunitária no memorial de George Floyd em Minneapolis. Foto por Steel Brooks / Agência Anadolu via Getty Images.

Fonte e tradução: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2021

Primeira exposição de arte contemporânea do Egito nas pirâmides de Gizé em 4.500 anos

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …