Sebastião Salgado | Galeria Silvia Cintra + Box 4

A Galeria Silvia Cintra + Box 4 inaugura, a partir de 15 de julho, a exposição Amazônia. Após passar por Paris, Roma e Londres e outras importantes cidades no mundo, Amazônia desembarca para sua temporada no Rio de Janeiro, acontecendo simultaneamente no Museu do Amanhã e na galeria. O fotógrafo, um dos maiores nomes da fotografia mundial, viajou pela floresta brasileira durante 7 anos, de 2013 a 2019, registrando e homenageando a beleza desta extraordinária região.

A mostra é um mergulho no coração da Amazônia: Doze comunidades indígenas, o Rio Amazonas, seus afluentes, a densa floresta tropical e suas fronteiras montanhosas. Segundo Salgado, a “Amazônia é a última fronteira, um universo misterioso próprio, onde o imenso poder da natureza pode ser sentido como em nenhum outro lugar da Terra. Aqui está uma floresta que se estende até o infinito que contém um décimo de todas as espécies vivas de plantas e animais, o maior laboratório natural do mundo”.

A mensagem subjacente às imagens, de chamar a atenção para a preservação ambiental é um tema importante para Sebastião Salgado, que junto com a esposa, Lélia Wanick Salgado, criou o Instituto Terra, projeto que tem o objetivo de recuperar a Mata Atlântica e devolver a natureza após tantos impactos frutos da degradação ambiental.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Instituto Terra, em 2012, Sebastião e Lélia receberam o Prêmio e. Instituto e, UNESCO Brasil e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e também o Prêmio « Personalidade Ambiental », WWF-Brasil.

Sebastião Salgado recebeu inúmeros prêmios pelos seus trabalhos fotográficos. É Embaixador de Boa-Vontade da UNICEF, membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos. Recebeu a comenda da “Ordem do Rio Branco no Brasil” e é “Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres”, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França.

Compartilhar: