Há 40 anos, no dia 14 de julho de 1984, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage inaugurava a histórica exposição Como vai você Geração 80?, sob curadoria de Marcus Lontra, Paulo Roberto Leal (1946-1991) e Sandra Magger (1956-2018).
Com o objetivo e discutir e registrar a produção de artistas brasileiros surgidos naquele período, logo após os anos de chumbo de censura e repressão militar, a mostra reuniu 123 jovens artistas do Rio e de São Paulo, e levou dezenas de milhares de pessoas ao parque, na Zona Sul carioca.
O retorno à pintura em trabalhos de grandes dimensões, quase sempre livres de chassis, marcados por intenso experimentalismo e gestualidade, era recorrente. Bem como o uso de materiais alternativos. As ativações performáticas também marcaram a abertura da coletiva que reuniu nomes de destaque na cena artística atual, como Barrão, Beatriz Milhazes, Cristina Canale, Daniel Senise, Leda Catunda, Leonilson (1957-1993), Luiz Zerbini e Ricardo Basbaum.
Para celebrar a data, a direção da EAV Parque Lage anuncia o Ciclo de Conversas Geração 80, que reunirá, ao longo do mês de julho, alguns artistas do movimento e o curador Marcus Lontra. Os encontros serão públicos, no pátio da piscina do palacete, sempre às 17h30, e serão disponibilizados posteriormente via canal de Youtube da instituição.
“Com esta série de conversas a escola comemora os 40 anos de uma geração que modificou os rumos da arte brasileira. Deste modo reafirmamos o compromisso do Parque Lage com a formação de novas gerações de artistas”, diz Alberto Saraiva, diretor da EAV.