Kazuo Okubo | Galeria Rubem Valentim e Espaço Cultural Renato Russo

No próximo dia 19 de julho, às 19h, a Galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo recebe a mostra “Vê Nus”, do fotógrafo Kazuo Okubo, com curadoria de Rosely Nakagawa. As imagens que compõem a exposição foram realizadas a partir de 2004 até 2020 com voluntárias que autorizaram o fotógrafo a retratar e revelar suas intimidades anonimamente. No dia da abertura, acontece o lançamento do fotolivro “Vê Nus”, com todas as imagens das voluntárias que posaram para o projeto e texto da curadora, que estará à venda no local. A mostra é realizada com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de agosto, com visitação de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa recomendada é 18 anos.

Dezoito anos depois de realizar a primeira imagem da série e oito anos desde que foi apresentada parcialmente na SP-Arte/Foto 2014, a mostra será apresentada com 58 fotografias de mulheres que participaram dos ensaios fotográficos voluntariamente. “Sei que é uma grande ousadia revelar a intimidade das pessoas dentro de uma cultura conservadora, e que encontraríamos muitas dificuldades no caminho”, afirma Kazuo Okubo, que fotografou 60 mulheres voluntárias para o projeto. Mas para a mostra, serão apresentadas as imagens de 28 mulheres fotografadas de frente e de costas e impressas em gabardina em grande formato, 100cm X 75cm.

Acompanhando a produção fotográfica de Okubo desde 2008, a curadora Rosely Nakagawa ressalta que a série “Vê Nus” mostra a diferença radical entre imagem e imagem técnica. “A imagem “imagina” o mundo, enquanto a imagem técnica “imagina” significados.  “O que nos mostra este conjunto de imagens é a liberdade conseguida pela arte ao longo da história, que permitiu à fotografia contemporânea essa apropriação da beleza onde quer que esteja o desejo do autor”. “Vê Nus”, diz a curadora, “reúne a delicadeza e ousadia de nus femininos, de voluntárias que aceitaram compartilhar detalhes de suas intimidades”.

Para o projeto “Vê Nus”, Kazuo Okubo utilizou uma técnica de superexposição da imagem. High-key é uma técnica que usa iluminação excepcionalmente brilhante para reduzir ou eliminar completamente as sombras na imagem. “Com isso, perco os médios tons e fico com o branco e as variações do cinza para o preto. Ficam apenas os traços essenciais da imagem. Trago para a fotografia o traço minimalista dos meus antepassados presentes por exemplo nos traços de sua escrita”, comenta o fotógrafo.

Para Nakagawa, a obra de Kazuo Okubo ocupa um lugar na fotografia de arte contemporânea brasileira devido à sua forte individualidade e à sua tradição oriental, onde além da presença do nu, o rigor técnico e formal são ferramentas para exercer sua criatividade. Em “Vê Nus”, o fotógrafo obtém um resultado poético e particular, despido de julgamento e contextualização da cultura Ocidental. Okubo mostra a força, a coragem, a liberdade, a individualidade e a beleza dessas mulheres. O resultado causa polêmicas, mas estamos diante de uma cultura para o futuro. Um futuro com liberdade, ética, respeito e educação em busca do equilíbrio que traga a paz”, completa.

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