VOCÊ  CONHECE RAMONN VIEITEZ?

Aqui está tudo o que você precisa saber

,

Ramonn Vieitez é um  jovem artista de Recife que constrói, em suas exuberantes pinturas, narrativas solitárias cheias de teatralidade e simbolismo, conciliando a vida urbana melancólica e violenta com um idílio misterioso, surreal e mitológico.

Vermelho, 2015.

Não são de super-heróis as máscaras usadas pelos personagens do artista. Inspiradas principalmente nos capirotes, capuzes pontiagudos utilizados pelos condenados como forma de humilhação pública, as máscaras utilizadas também os revestem de uma espécie de culpa.

Don´t look at me, 2015.

O Enforcado, 2014..

Mas à luz da contemporaneidade, esta culpa gera (re)ação contra o sistema opressor. É neste contexto de embate e rebeldia juvenil que parecem se lançar algumas dessas figuras, que portam facas ensanguentadas, habitam uma urbe carregada de informações, notícias e simbolismos.

RAMONN VIEITEZ

A máscara nos dá a  possibilidade de se criar uma nova identidade. Elas revelam, mais do que escondem.

Mas também há o silêncio. A poética pictórica de Vieiteiz também expõe o vazio, a melancolia perante o deslocamento no mundo.

Inside the night (You put your arms around me), 2018.

Suas figuras passeiam sem rumo por ambientes sombrios e, ainda assim, estranhamente acolhedores.

As personas que Ramonn traz à tona em suas telas poderiam ser reais, e talvez até sejam, uma vez que em seu processo o artista colhe referências de imagens, elementos e pessoas do dia a dia.

Assassino nº 15 (Série Negras), 2015.

Aqui, o artista em ação em seu ateliê.

Ramonn Vieiteiz é um desses artistas que concentra muito claramente em sua produção o espírito (e a política) de seu tempo.

Jacek Malczewski, Círculo vicioso,  1895-1897.

Legenda

A verdade está sobre a mesa e o sangue aos meus pés, 2019.

Talvez algumas dessas máscaras possam revelar identidades que não cabem nos rostos iguais que se misturam na multidão. Identidade é diferença.

Assassino nº 22, (Série Negra), 2015. Todas as imagens: Cortesia do artista e Galeria Portas Vilaseca.

6 FATOS CURIOSOS  SOBRE KARA WALKER

QUEM FOI CARLITO CARVALHOSA?

VOCÊ CONHECE O SIMBOLISMO?

TEXTO: LEANDRO FAZOLLA IMAGENS: CORTESIA DO ARTISTA E  GALERIA PORTAS VILASECA