VOCÊ  CONHECE O SURREALISMO?

Aqui está tudo o que você precisa saber

,

O Surrealismo foi um movimento literário e artístico que propôs a criação livre a partir do inconsciente, acessado por meio da imaginação, sem compromisso com a realidade. 

René Magritte, La Lampe philosophique (A Lâmpada do Filósofo), 1936. 

Estabeleceu-se formalmente em 1924, com a publicação do "Manifesto Surrealista" por André Breton em Paris, e cresceu rapidamente nos EUA, México e em outras partes da Europa.

Joan Miró, The Tilled Field, por volta de 1923-24.

Seus proponentes se inspiraram nas teorias e estudos dos sonhos do psicanalista Sigmund Freud e ideias políticas de Karl Marx. 

Salvador Dalí, A Persistência da Memória, 1931.

Muitos dos pioneiros do surrealismo eram artistas antes ligados ao Dadaísmo. Estes dois movimentos estão entre as vanguardas que moldaram o modernismo.

René Magritte, Golconda, 1953.

Os escritores que fundaram o movimento hesitaram inicialmente em acolher artistas visuais, pois tinham no automatismo - a escrita automática -  o principal recurso para a expressão livre e desinibida do subconsciente.

Frida Khalo, A coluna partida, 1944.

Vídeo em detalhes da pintura A Condição Humana, de 1933,  de René Magritte. Fonte: ArtListr.

Um dos grandes surrealistas foi René Magritte. Entre seus temas favoritos estão a “pintura de janela” e a “pintura dentro de uma pintura”.

O movimento deu origem a várias técnicas de pintura:

Uma delas é o frottage , que consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície granulada ou texturizada e esfregá-la com lápis ou giz de cera, prática do pintor alemão Max Ernst.

Max Ernst, L’Ange du foyer ou Le Triomphe du surréalisme, 1937.t

MAX ERNST

A pintura pra mim é invenção, descoberta,  revelação.

O movimento foi acusado  de ser sexista. Embora existam mulheres surrealistas importantes, como Leonora Carrington e Lee Miller, muitas fotos do grupo retratam apenas homens. 

Lee Miller and Agnita Fischer.

O sexismo também era visto na arte de alguns dos membros, como Salvador Dali, Man Ray e Rene Magritte. Nessas obras, as mulheres eram retratadas como musas monstruosas e inferiores.

Salvador Dalí, o grande masturbador, 1929.

Como tal, as mulheres responderam descrevendo-se como criaturas ou animais míticos.

O Surrealismo como movimento organizado morreu no início da Segunda Guerra Mundial,  que forçou muitos de seus seguidores a fugir para os EUA para evitar a perseguição. Hoje, a estética surrealista vive em muitas obras de arte e até na cultura pop.