VOCÊ  CONHECE O CUBISMO?

Aqui está tudo o que você precisa saber

,

Pablo Picasso,  Autorretrato, 1896.

A história da arte mudou muito no início do século 20. A 1ª Guerra Mundial afetou essa transição e muitos artistas tentaram expressar seus sentimentos de uma maneira diferente durante os tempos de guerra.

O CUBISMO PRIMITIVO pode ser encontrado nas obras de Paul Cézanne e em sua visão simplificada da natureza em sua arte. Cézanne influenciou Picasso e Braque com sua arte e abriu caminho para a evolução do cubismo.

Paul Cézanne, Mont Sainte-Victoire, 1885-1895. 

Picasso foi definitivamente influenciado por Paul Cézanne e sua Banhistas Mulheres na frente de uma tenda, 1883-85, com a composição do tema e da perspectiva utilizada na obra de arte.

Ele então usou essa abordagem em Les Demoiselles d'Avignon, 1907, ao criar uma perspectiva diferente usando nus femininos tridimensionais e o espaço bidimensional, incluindo ornamentos no quarto.

Quando Guillaume Apollinaire (1880-1918) apresentou Picasso a Georges Braque que já estava dominado pelas Les Demoiselles d'Avignon, o cubismo consumou seus primeiros passos.

A amizade influenciou Braque a produzir o quadro Large Nude em 1908.

Esta primeira era do cubismo (1906 / 1907-1909) é marcada por estes dois pintores que mudaram o tema principal nas obras de arte por já não imitar a natureza, mas criar a sua própria realidade.

Pablo Picasso, Girl with a Mandolin, 1910.

Em seguida o CUBISMO ANALÍTICO surgiu com temas não só apenas retratados de várias perspectivas simultaneamente, mas também fragmentados em formas menores, que os permitiam se tornar partes fixas de uma peça inteira.

Pablo Picasso, Guernica, 1937.

Tarsila do Amaral, A Caipirinha, 1923..

No Brasil, o movimento cubista ganha força após a Semana de Arte Moderna de 1922. Tarsila do Amaral foi umas artistas que utilizou características cubistas em suas telas. Nelas, notamos a influência dessa vanguarda europeia pelo uso das formas geométricas.

Tarsila do Amaral, A Negra, 1923. 

Com o início da 1ª Guerra Mundial, a situação mudou. Muitos artistas daquela época ainda eram jovens e, em sua maioria, convocados para o serviço militar. A comunicação entre eles foi interrompida e o cubismo como estilo artístico independente se perdeu na confusão da Guerra.