TOP 10 OBRAS DE ARTE TEMPORÁRIAS  SURPREENDENTES

Algumas obras de arte não foram criadas para serem exibidas em museus e, muitas vezes, as obras de natureza mais fugaz podem ser ainda mais assustadoras, bonitas e significativas.  A SEGUIR, 10 OBRAS DE ARTE TEMPORÁRIAS MAIS INSPIRADORAS CRIADAS NOS ÚLTIMOS ANOS:

ArteNatura em Arte Sella, Itália.

DAMIEN HIRST, MIL ANOS, 1990 A polêmica instalação mostra um ciclo de vida completo: larvas se desenvolvem, viram moscas na caixa branca e vão depois se alimentar da cabeça decepada da vaca. Um retrato um tanto macabro do ciclo de vida e morte.

TOP 10

DIETER ROTH, POTH.AAVFB (RETRATO DO ARTISTA), 1968 Dieter Roth se preocupava com a impermanência da arte e da vida, e se voltava para alimentos perecíveis para transmitir sua mensagem. Seu busto de 1968, uma mistura de chocolate e alpiste, foi exibido em um jardim e gradualmente consumido  pelos pássaros.

TOP 9

JOHN GRADE, MIDDLE FORK Escultura de 14m baseada no molde de uma árvore de cicuta de 150 anos e esculpida à mão. Após um ano de tour de exposições nos EUA retornou à base da árvore original e foi deixada para deteriorar gradualmente com registro fotográfico em time-lapse.

TOP 8

YOKO ONO, APPLE, 1966   Uma maçã verde colocada em um pedestal de acrílico – um dos trabalhos conceituais iniciais da artista japonesa. Yoko disse: “Há a emoção da decomposição da maçã e, em seguida, a decisão de substituí-la ou não, de apenas pensar na beleza da maçã”

TOP 7

NÉLE AZEVEDO,  MONUMENTO MÍNIMO  A escultora brasileira Néle Azevedo viaja para cidades em todo o mundo com sua obra - uma série de centenas, às vezes milhares, de pequenas esculturas de gelo em forma humana colocadas em marcos culturais e historicamente significativos e deixados lá para derreter.

TOP 6

A obra explora o potencial de reconciliação entre o eu subjetivo e a cidade via intervencionismo urbano, mas também passa a ser vista como um aviso simbólico sobre a ameaça do aquecimento global.

Monumento Mínimo de Néle Azevedo em Santiago do Chile  Agosto de 2012. Cortesia Néle Azevedo.

STORIES

MAIS

TOP 10 OBRAS DE ARTE TEMPORÁRIAS SURPREENDENTES PARTE 2

QUEM FOI SOPHIE TAEUBER-ARP?

TOP 5 RETRATOS BIZARROS DA ARTE