TOP 10 OBRAS DE ARTE COM MÉDICOS PARTE 2

CIÊNCIA OU FÉ? No século 19, as figuras religiosas estavam envolvidas não apenas como cuidadoras de almas, mas também de corpos. Nesta pintura, um bispo pode ser visto abençoando uma operação pioneira. O bispo é uma figura fundamental e mesmo participando da cena, ele mesmo não opera.

TOP 5

Théobald Chartran, Ambroise Paré, Século 19.

DIFERENTES  OPERAÇÕES Hoje existem diferentes especializações em cirurgia, mas nem todo mundo confiava nos médicos por volta de 1600. Basta olhar para o paciente e seus parentes nesta pintura.  Eles observam o especialista com ceticismo, enquanto ele parece tentar tranquilizá-los.

TOP 4

David Teniers the Younger,  A Surgical Operation , 1631-1640.

TOP 3

INSTRUMENTOS Assim como hoje, algumas operações realizadas há muito tempo exigiam ferramentas específicas para obter uma visão mais detalhada da área em questão. Hoje um microscópio, antes uma lupa.

Benjamin Gerritsz Cuyp, Operação da Lupa , final de 1630.

ANTES DA CIRURGIA As figuras aqui podem representar os profissionais de saúde envolvidos na preparação dos instrumentos cirúrgicos. O homem que segura a mão da paciente está fazendo uma verificação final. A mulher já está anestesiada e pronta para receber a incisão.

TOP 2

Henri Gervex, Antes da Operação, 1887.

A VISITA No passado o médico ia à casa do paciente, elegantemente vestido e sem o jaleco branco. Nesta e na tela seguinte, os médicos tocam, observam e ouvem as pessoas...

TOP 1

Jan Steen, Visita do Médico, 1660.

...essas são as mesmas técnicas usadas ainda hoje para entender a situação e fazer pré-diagnósticos.

Adriaen Gaesbeeck,  Visita do Médico, 1640.

STORIES

MAIS

TOP 10 OBRAS DE ARTE TEMPORÁRIAS SURPREENDENTES PARTE 1

QUEM FOI SOPHIE CHRISTIAN BOLTANSKI?

6 FATOS CURIOSOS SOBRE DAVID HOCKNEY