TOP 10 OBRAS DE ARTE COM BALLET

Em parceria com o Blog Tutu da Ju, mergulhamos no encantador universo das bailarinas em  adoráveis obras de arte A SEGUIR, UMA SELEÇÃO DE 10 ARTISTAS QUE RETRATARAM O BALLET EM SUAS OBRAS

Edgar Degas, Orchestra Musicians, 1872-1876.

EDGAR DEGAS Impossível não citar Degas. O pintor impressionista fez cerca de 1.500 obras de bailarinas! Ele era apaixonado por pintar o corpo em movimento e seu atelier era próximo à Ópera de Paris.

TOP 10

Edgar Degas, A Aula de Dança, 1873-1875.

Degas não se ateve só a pinturas. Esta escultura de cera foi inovadora por seu realismo. Há cerca de 30 cópias dela em bronze nos museus pelo mundo, uma delas no acervo do MASP.

Edgar Degas, Bailarina de  catorze anos, 1878-1881.

PABLO PICASSO Também fez algumas obras de artes de bailarinas. O pintor foi casado com Olga Koklova, bailarina russa integrante do Ballets Russes de Diaghilev.

TOP 9

Pablo Picasso, Retrato de Olga Koklova na poltrona, 1917.

RENOIR Ao contrário de Degas, cujo interesse maior estava em retratar bailarinas em repouso e no estúdio, Renoir escolheu pintar um retrato mais tradicional para a época.

TOP 8

Pierre Auguste Renoir, A dançarina, 1874.

WILLARD METCALF Foi um pintor impressionista americano. Destacou-se por pintar paisagens, mas criou esta obra com as bailarinas se preparando dentro do camarim.

TOP 7

Willard Metcalf, The ballet dancers, the dressing room, 1885.

ZINAIDA SEREBRIAKOVA A pintura ajudou a apresentar o ballet russo para o mundo. Uma das pintoras russas de ballet foi Zinaida Serebriakova. A artista acompanhou durante 3 anos os ensaios no Teatro Mariinsky  em São Petersburgo.

Zinaida Serebriakova, No vestiário, Flocos de neve  (do quebra-nozes de Tchaikovsky), 1923.

TOP 6

LAURA KNIGHT Foi uma artista inglesa que trabalhou na tradição figurativa e realista e abraçou o impressionismo inglês. Em 1919, Laura buscou inspiração na experiência mais íntima das dançarinas nos bastidores do Balé Russo, em Londres.

Laura Knight, The Ballet Girl and the dressmaker, c. 1930. Fonte: Mutual Art.

TOP 5

GEORGE CONDO O rapper Kanye West chamou o artista contemporâneo George Condo para pintar a capa de um de seus álbuns. A pintura foi inspirada na dançarina francesa Sylvie Guillem no melhor estilo cisne negro debochado.

TOP 4

George Condo, My Beautiful Dark Twisted Fantasy, 2010.

LI XIAOGANG Pintor asiático contemporâneo, usa a técnica da têmpera e suas obras  são altamente valorizadas por terem excelente força descritiva e técnica.

TOP 3

Li Xiaogang, Tidalwater, 2015.  Tempera sobre tela.

YINKA  SHONIBARE MBE Artista nigeriano-britânico transformou figuras icônicas masculinas, como os deuses gregos Apolo e Poisedon, em bailarinas perigosas que lutam contra os humanos por sua destruição voluntária e contínua da Terra.

Yinka Shonibare MBE,  Ballet God (Apolo), 2015. Fonte: Phillips.

TOP 2

STORIES

MAIS

TOP 10 OBRAS DE ARTE COM MÉDICOS PARTE 2

UMA VIAGEM NO TEMPO: LEBIANISMO NA ARTE

DESCUBRA O POR QUE SÃO SEBASTIÃO É UM ÍCONE GAY