Mostra Quase Circo proporciona uma leitura abrangente das obras da artista paulistana Carmela Gross, evidenciando a diversidade de sua produção e sua contribuição para a arquitetura, história urbana e o panorama artístico contemporâneo.

Todas Fotos: Everton Ballardin e Sergio Fernandes.

A exposição também destaca a convergência entre as criações da artista e a arquitetura visionária de Lina Bo Bardi, oferecendo aos visitantes uma imersão nas obras da artista.

"Esta exposição é uma convergência. De um lado, a obra peculiar de Carmela Gross que produz arte como uma forma singular de observar, deslocar e recombinar elementos do mundo.  E de outro lado, a arquitetura de Lina Bo Bardi, que encontrou no Brasil l ições sobre trabalho, arquitetura e  design populares."   (PAULO MIYADA) CURADOR

Os desenhos, objetos e instalações de Carmela Gross dialogam com questões ligadas ao espaço urbano. A artista já participou de oito edições da Bienal de São Paulo, e de exposições individuais e coletivas, no Brasil e em diversos países.

A ARTISTA

UMA CASA, 2007 Compõe-se de 22 tripés que sustentam 22 lâmpadas tubulares rosas. Os tripés são ajustados de modo que cada lâmpada tenha uma certa inclinação e uma altura determinada, formando um desenho no ar: o esquema básico de uma “casa”. 

AS OBRAS

RODA GIGANTE, 2019 / 2024 É uma instalação composta por um conjunto de cerca de 320 objetos dispostos no chão. Cada um dos objetos é amarrado com cordas nas traves do telhado do galpão. Assim, o todo do ambiente aparece permeado pelas cordas entrecruzadas em várias direções, criando, visualmente, uma espécie de trama irregular de muitas cores e espessuras variadas.

A NEGRA VERMELHA, 1997 / 2024 Um objeto‑montagem em ferro e tule de náilon preto, armado sobre rodas que possibilitavam seu deslocamento no asfalto, ao longo da avenida; um objeto‑imagem que se misturava ao movimento da rua e contracenava com a cidade mutante dos transeuntes.

ESCADAS VERMELHAS, 2012 / 2024 Autoportantes, fáceis de carregar e armar, escadas são máquinas simples. Decompõem o esforço do corpo para atingir alturas desejadas pelo olhar. Hoje, as escadas viraram, para nós, utensílios correntes e banais.

GATO, 2024 A ideia de criar esse trabalho veio de um desenho da Lina, em que as passarelas que ligam as torres dos blocos esportivos do Sesc Pompeia aparecem representadas à mão livre pintadas com caneta colorida  em amarelo, outra em vermelho, outra em azul e a outra em verde.

Quase Circo – Carmela Gross Quando: De 27  de Março  a  25 de Agosto de 2024 Horários de funcionamento:  De terça a sábado das 10h às 21h;  Domingos e feriados das 10h às 18h Local: Sesc Pompeia Classificação etária: Livre Entrada gratuita

A exposição oferece recursos de acessibilidade como fones de ouvido, três obras táteis e conteúdo disponível no aplicativo musea (plataforma para exposições com áudios, textos e vídeos).