A mostra Racunhos – Arnaldo Antunes faz parte do projeto Diálogos Contemporâneos – Acervo IAC, no Instituto de Arte Contemporânea, em São Paulo, e tem como proposta o encontro de processos artísticos que desafiam a percepção espaço-temporal.
Arnaldo Antunes. Foto: Rafael Cañas.
Os escritos originais de Arnaldo Antunes se tornam o ponto de partida para diálogos visuais, processuais, materiais e temáticos com o acervo documental do IAC que reúne cerca de 500 itens, entre as obras do rtista e do acervo.
Arnaldo Antunes. Foto: Julia Hallal,
Arnaldo Antunes é um renomado poeta e artista visual, com forte influência da poesia concreta e da vanguarda artística brasileira. Suas obras poéticas e literárias, como Tudos (1991) e Agora Aqui Ninguém Precisa de Si (2015), o consagraram como um dos poetas mais relevantes do século 21.
Os trabalhos inéditos são, na sua maioria, realizados em técnica pintura escrita, tendo como o suporte principal o papel, seja ele em sulfite, canson, sulfite off white e folha de moleskine, sendo que alguns tem no seu processo de finalização o computador.
Caderno de Antonio Dias. Foto: Julia Hallal.
A seleção dos “rascunhos” do IAC foi pautada pela similaridade, seja visual, seja rítmica, seja pelo “modus operandi”, seja pela abordagem desses achados. Experimentos, acasos, junções, metodologias, projetos, excessos e vazios compartilhados.
Regina Silveira. Foto: Julia Hallal.
Nomes das artes visuais, da poesia e do design refletem parte da riqueza do acervo do IAC e ainda a capilaridade da produção de Arnaldo. São cadernos, anotações, desenhos, colagens, esboços e maquetes de Antonio Dias, Hermelindo Fiaminghi, Iole de Freitas, Luiz Sacilotto, Regina Silveira, Sérgio Camargo e Willys de Castro.
Willys de Castro. Foto: Julia Hallall.
O IAC realizará o lançamento do catálogo da exposição e seminário no dia 29/11/2024 das 17h às 20h, com a participação do multiartista Arnaldo Antunes e o curador Daniel Rangel. No 30/11/2024, 11h às 13h, haverá visitas guiadas e conversas voltadas ao público em geral e estudantes com o curador Daniel Rangel.
No dia 29/11/2024, acontecerá o lançamento da echarpe LONGE, com renda destinada para a manutenção das atividades do IAC. Com tiragem de 100 unidades pelo valor de R$ 700,00, a pré-venda exclusiva para Amigos IAC será até 29/11 pelo e-mail apoie@iacbrasil.org.br.
Rascunhos – Arnaldo Antunes s Quando: De 14 de Setembro a 7 de Dezembro de 2024 Horários de funcionamento: De terça a sexta das 11h às 16h; Sábado das 11h às 16h Local: Instituto de Arte Contemporânea-IAC Classificação etária: Livre Entrada gratuita