QUEM SÃO GILBERT & GEORGE?

ARTE E AMOR À PRIMEIRA VISTA Um dia, dois jovens estudantes, Gilbert Prousch e George Passmore, se conheceram no Central Saint Martins College of Art em Londres em 1967. Foi amor à primeira vista e eles nunca mais se separaram, seja na arte ou na vida.

Life, 1990.

CONTACT

Depois de mais de 50 anos, eles ainda moram juntos, usam ternos de idênticos e fazem arte juntos. Sempre e apenas um com o outro porque Gilbert e George são dois em um e se consideram uma identidade artística.

City Drop, 1991.

CONTACT

A VIDA É UMA PERFORMANCE Desde o início de sua atividade na universidade, G&G acreditava que tudo o que faziam, diziam e pensavam era arte e, portanto, valia a pena documentar e preservar em fotografias a vida que levavam.

Leafage, 1988.

CONTACT

Sua obra de arte inovadora foi a performance The Singing Sculpture,durante a qual eles cantavam e dançavam em uma mesa ao som de uma música sobre dois vagabundos que falam sobre os prazeres de dormir na rua.

CONTACT

ARTE É PARA PROVOCAR Com o tempo, eles mudaram para o vídeo e a fotografia, meios que não exigiam sua presença física e podiam atingir mais pessoas em menos tempo. O fio condutor de sua arte é a provocação.

Head Dada, 1920.

City Fairies, 1991.

CONTACT

Eles questionam convenções sociais e dogmas, muitas vezes de forma muito agressiva usando palavrões, imagens iconoclastas ou mesmo fluidos corporais.

Serie Naked Shit Pictures, 1994.

“Queremos que arte traga o fanático de dentro do liberal e, inversamente, tire o liberal de dentro  do fanático." GILBERT & GEORGE

CONTACT

PARA INCLUSÃO Como um casal assumidamente gay, Gilbert & George querem transmitir uma mensagem de inclusão e tolerância, e mostrar como aqueles que não se enquadram no 'tipo' convencional são marginalizados e ainda tratados como 'outros'.

Naked Flats, 1994.

Suas fotografias em grande escala, geralmente divididas em seções retangulares, trazem a mente os vitrais encontrados nas igrejas, que se encaixam na ideia da dupla de desfamiliarizar o imaginário tradicional e de lutar por um mundo livre de tabus.

Christs, 1992.

LEIA MATÉRIA COMPLETA  

Texto: Redação Dasartes Fotos: © 2021 Courtesy of Gilbert & George