QUEM SÃO CHRISTO E JEANNE-CLAUDE?

Se duas pessoas nascem exatamente no mesmo dia, elas devem estar destinadas a se encontrar. Ele era búlgaro, ela francesa. Eles se conheceram quando ele foi chamado para pintar um retrato de sua mãe.

Eles se apaixonaram e começaram a trabalhar juntos para criar obras de arte ambientais magníficas, porém efêmeras. Esta é a história de amor de Christo e Jeanne-Claude:

Os dois nasceram em 13 de junho de 1935. Ele nasceu em uma família de industriais na Bulgária, ela era filha de um militar aposentado no Marrocos. Se conheceram em outubro de 1958.

Como era sua arte? Os jovens artistas embrulhavam objetos do cotidiano como livros, sapatos e carrinhos em papel ou tecido e, em seguida, os colocavam em ambientes familiares para criar um efeito de estranhamento, confusão  e estranheza.

Muitos tinham sentimentos mistos sobre isso, os críticos ficaram perplexos. Mas o casal continuou trabalhando, ampliando sua escala a cada projeto. Eles envolveram, por exemplo, a ponte parisiense Pont Neuf (acima) e o  Reichstag em Berlim (a seguir).

Seus trabalhos ambientais sempre geraram muitas polêmicas, mas o casal continuou fazendo obras de arte em grande escala, não apenas embalagens.

 Jeanne-Claude morreu em 2009 e Christo permaneceu ativo até 2020. Seu último trabalho foi feito na Itália, em 2016. Passarelas flutuantes que permitiam que as pessoas andassem sobre as águas.

Em setembro de 2021, um projeto póstumo foi realizado em Paris. Christo tinha um sonho antigo de envolver o Arco do Triunfo. Espetacular!!!

QUEM É ANISH KAPOOR?

DESCUBRA QUEM FOI A MULHER MAIS BELA DO RENASCIMENTO

HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA NA ARTE OCIDENTAL