QUEM FOI CARLITO CARVA LHOSA?

Carlito Carvalhosa (1961-2021) foi um artista contemporâneo brasileiro, conhecido por suas pinturas de cores sólidas e grandes instalações.

Carlito Carvalhosa. Foto: Marcos Ramos/Agência O Globo.

CONTACT

Graduou-se em arquitetura pela USP, base para muitas de suas obras que se integram e reagem aos ambientes e edifícios.

Sala de espera, 2013 (Site specific, MAC-USP).

CONTACT

Também foi aluno do pintor Sergio Fingermann, conhecido estudioso da cor e uma grande influência para Carvalhosa durante toda sua produção.

Sem título (P27/20), 2020.

CONTACT

Nos anos 1980, formou o grupo Casa 7 com Nuno Ramos, Fabio Miguez, Paulo Monteiro e Rodrigo Andrade. Pinturas com tinta industrial sobre papel kraft eram a marca registrada do grupo.

Grupo Casa 7.

CONTACT

É um dos poucos artistas brasileiros a expor no MoMA de Nova York, um dos mais respeitados museus do mundo. Nesta mostra em 2011, as pessoas podiam passear por sua megainstalação, onde Philip Glass e outros músicos deram concertos.

Fonte: Canal MoMA no Youtube.

CONTACT

Outras de suas mostras de maior impacto foram no MAC USP em 2011 e Fundação Eva Klabin em 2015, ambas com foco na ocupação de espaços.

Regra de dois, na Fundação Eva Klabin, 2011.

A cor é a cor, o material é o material, cada uma das coisas tem a sua verdade. Eu coloco as coisas juntas mas não as misturo, pra não roubar sua natureza. Tudo é apresentado como é”

CARLITO CARVALHOSA

Roteiro para Visitação, 2010.

CONTACT

Da cera utilizada nas suas telas translúcidas dos anos 1980 aos cilindros que moldaram as suas esculturas da década seguinte, Carvalhosa se firmou como um nome fundamental das artes visuais brasileiras.

LEIA OUTRAS MATÉRIAS 

Texto: Redação Dasartes Fotos: Cortesia Galeria Nara Roesler

AQUI